Game Mode pode fazer jogos AAA rodarem em dispositivos Apple?

Entenda a nova estratégia da empresa da Maça para o público gamer e quais jogos já foram anunciados para chegar em seus dispositivos.

Durante a abertura do WWDC24 nesta semana muitas novidades anunciadas pela Apple, algumas estão algumas focadas em game. A empresa da Maçã anunciou coisas como uma nova versão do Game Porting Toolkit (GPT), uma série de novos jogos para o macOS e a chegada do Game Mode (Modo de Jogo, em tradução livre) ao iOS 18 e ao iPadOS 18.

Conforme anunciado durante a transmissão, a Apple prometeu que finalmente a experiência de jogos em seus sistemas se tornará ainda mais imersiva. Falando especificamente sobre o macOS Sequoia 15, o sistema ganhará melhorias no Modo de Jogo, as quais incluem novidades como taxas de quadro mais suaves e “recursos avançados de gerenciamento de energia”.

A parte mais empolgante, no entanto, é a lista de novos games que deverão chegar ao sistema, como Assassin’s Creed Shadows, futura versão da popular franquia da Ubisoft que deverá chegar ao sistema e ao iPadOS em 15 de novembro, bem como outros títulos da empresa como Prince of Persia: The Lost Crown, o qual deverá ser lançado em breve. Além disso, os jogos da novos jogos da franquia Resident Evil, Control Ultimate Edition e Dead Island 2.

Também chegarão ao sistema ainda neste ano games como World of Warcraft: The War WithinFrostpunk 2PalworldSniper Elite 4RoboCop: Rogue CityControl (Ultimate Edition) e Wuthering Waves.

Game Mode pode fazer jogos AAA rodarem em dispositivos Apple?
Control Ultimate Edition será um dos jogos que chegam ao macOS em breve (Foto: Reprodução)

Game Porting Toolkit vai acabar com problema da Apple com jogos?

Vale ressaltar que após o anúncio do GPT, o jornalista Peter Cohen, do portal iMore, fez uma enquete com desenvolvedores de jogos para Mac, e o consenso foi de que será preciso ver quanto tempo a solução vai durar. Isso porque, segundo os profissionais, a Apple já fez diversas tentativas para dar suporte à indústria dos games no sistema operacional, mas que essa área está longe de ser a prioridade.

O toolkit em questão, apresentado no WWDC, é um conjunto de ferramentas que poderá ser utilizado para levar jogos do sistema da Microsoft ou de consoles para os dispositivos que rodam o software da Apple.

O recurso é voltado para desenvolvedores, mas tem sido avaliado como muito restrito, começando pelo acesso ao Xcode e outras habilidades técnicas restritas a alguns. A solução parece, afinal, mais como um ponto de partida do que um de chegada, já que fazer a portabilidade de um game para o sistema do Mac já não é tão difícil como anos atrás.

Mais facilidade para desenvolvedores

Os desenvolvedores reclamam não poder ver o sistema da Apple como lucrativo, enquanto há argumentos de que os usuários do sistema não compram jogos na mesma frequência que os de Windows, o que também acaba fazendo com que os games saiam com certo atraso. Para os profissionais, seria preciso ver a Apple com um suporte continuado e constante para que seu sistema seja visto da mesma forma que os outros.

De acordo com a Apple, a nova geração da ferramenta leva tudo a um novo nível, disponibilizando as capacidades “mais requisitadas” por desenvolvedores de jogos. o GPT ganhará uma melhor compatibilidade com jogos desenvolvidos para Windows, por exemplo. Uma nova atualização no Xcode, por sua vez, permitirá aos desenvolvedores unificar os códigos dos seus jogos entre o iPhone, o iPad e o Mac.

AVX2

Longa do campo especulativo, o destaque da atualização proposta pela empresa é o suporte ao conjunto de instruções AVX2, essencial para o desempenho de jogos que dependem de processamento de ponto flutuante avançado. Esta inclusão é um passo estratégico da Apple, visto que jogos populares como Alan Wake 2, por exemplo, necessitam dessa tecnologia para executar de forma mais fluida. Inclusive, esses games já compatíveis com os novos chips M4, possibilitando um catálogo maior de títulos disponíveis em plataformas Apple.

De acordo com informações no site da própria Apple e direcionadas aos desenvolvedores, o novo GPT permite a realização de testes de desempenho em jogos utilizando diversas tecnologias, sem mencionar detalhes adicionais, promovendo mais vantagens para usuários Mac.

Resultados preliminares de benchmarks já indicam que o M4 supera os chips M2 e M3 em termos de desempenho. Contudo, é importante destacar que nem todos os jogos se beneficiarão do conjunto de instruções AVX2. Isso vale especialmente aqueles desenvolvidos no Unreal Engine 5, que não requerem essa tecnologia.

Ainda assim, a adição do AVX2 é vista como um desenvolvimento significativo nos esforços da Apple para atrair jogadores que normalmente prefeririam outras plataformas.

AVX2 e chips antigos

Ainda não é oficial, mas é possível que o conjunto de instruções AVX2 do GPT 2 não seja compatível com máquinas com chips / processadores mais antigos, como o M1M2 e o M3. A informação é de Vadim Yuryev, usuário da rede X. Segundo ele, os chips M4 são os únicos com arquitetura ARMv9. Portanto, também são os únicos a permitirem a portabilidade de jogos mais modernos aos dispositivos mais atuais da Apple.

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