Father Mother Sister Brother, (“Pai Mãe Irmã Irmão”, em tradução livre) filme do cultuado Jim Jarmusch, ganhou o Leão de Ouro em Veneza. O novo longa do diretor de “Amantes Eternos” superou The Voice of Hind Rajab (“A Voz de Hind Hajaba”, em tradução livre), de Kaouther Ben Hania, que estava sendo apontado como o provável vencedor da 82ª edição do festival. O longa da diretora tunisiana ficou com o Grande Prêmio do Júri, que foi presidido por Alexander Payne, diretor de “Os Rejeitados” e teve Fernanda Torres entre os seus membros. Os prêmio foram entregues no sábado (6).
Father Mother Sister Brother conta separadamente a história de três irmãos que voltam a se encontrar após anos de distância e precisam reavaliar as relações com seus pais. No elenco estão o cantor e compositor Tom Waits (na foto em destaque) Adam Driver e Cate Blanchet.
Em um festival bastante politizado, com muitas manifestações de apoio à causa Palestina, The Voice of Hind Rajab parecia o vencedor natural com seu tema urgente e angustiante. O longa mostra a tentativa de resgate por voluntários da Cruz Vermelha da menina Hind, de apenas seis anos, que liga em busca de socorro após o carro onde estava com familiares ter sido alvejado por forças israelenses.
Outros vencedores

A chinesa Xin Zhilei, foi a melhor atriz por sua atuação em “The Sun Rises on Us All“. Já o veterano Toni Servillo ganhou como ator por “La Grazia” de Paolo Sorrentino – os dois já trabalharam juntos em diversas ocasiões.
O Prêmio Especial do Júri foi entregue para o documentário “Sotto Le Nuvole“, de Gianfranco Rosi. “The Smashing Machine“, de Bennie Safdie, recebeu o Leão de Prata e “À Pied D’œuvre“, de Valérie Donzelli, o de melhor roteiro.
Finalmente, o troféu Marcello Mastroiani, entregue para um ator ou atriz em ascenção, foi para a alemã Luna Wedler. A jovem participa de “Stille Freundin“, de Ildikó Enyedi.
Os “Esnobados”
Com 21 filmes em disputa e apenas oito prêmios a serem entregues, é natural que muitos longas acabem o festival sem ganhar um troféu independentemente de sua qualidade. Entre os “esnobados” de 2025 estão “Bugonia“, de Yorgos Lanthimos (de “Pobres Criaturas“), o “Frankenstein” dirigido por Guillermo del Toro (“A Forma da Água“), e “A House Of Dynamite“, de Kathryn Bigelow (“Guerra Ao Terror“).
Veja a lista dos vencedores do 82º Festival de Veneza:

- Leão de Ouro: “Father Mother Sister Brother“, de Jim Jarmusch
- Grande Prêmio do Júri: “The Voice of Hind Rajab“, de Kaouther Ben Hania
- Prêmio Especial do Júri: “Sotto Le Nuvole“, de Gianfranco Rosi
- Leão de Prata: Benny Safdie por “The Smashing Machine“
- Copa Volpi de Melhor Atriz: Xin Zhilei por “The Sun Rises on Us All“
- Copa Volpi de Melhor Ator: Toni Servillo por “La Grazia“
- Melhor Roteiro: Valérie Donzelli e Gilles Marchand por “À Pied D’œuvre“
- Prêmio Marcello Mastroianni: Luna Wedler por “Stille Freundin“
Leia também:
Deixe uma resposta