Jogos na Steam agora terão aviso sobre a compatibilidade com o Dualsense

GamesNotícias

Em um comunicado recente disponibilizado na Steam (PC), a Valve informou que alguns jogos receberão um aviso de compatibilidade com os controles DualShock 4 e DualSense.

A falta de compatibilidade de alguns títulos disponíveis na Steam podem afetar a experiência final do usuário, tornando a gameplay “rasa” ou pouco imersiva. Para contornar esta situação, os desenvolvedores podem informar a compatibilidade na seção “Editar página da loja”, através do Steamworks. Confira todas as novidades reveladas abaixo:

O Steamworks tem um novo questionário sobre compatibilidade de controles para os desenvolvedores descreverem melhor os dispositivos compatíveis com o jogo. Caso o seu jogo funcione bem com um controle DUALSHOCK 4 (do PlayStation 4) ou DualSense (do PlayStation 5), agora você pode especificar essas informações no Steamworks.

Este é o primeiro passo para ajudar os usuários a encontrar jogos compatíveis com os controles mais usados em jogos de computador. A partir de outubro, essas informações serão exibidas aos usuários na Loja Steam e no cliente Steam para área de trabalho.

Abaixo há mais detalhes sobre este novo nível de compatibilidade.

Na seção “Editar página da loja” de cada jogo no Steamworks, você encontrará um novo questionário para descrever a compatibilidade dele com controles.

Nesse questionário você poderá identificar o nível de compatibilidade: haverá um conjunto de critérios e opções para descrever se o seu jogo os atende.

Os resultados desse questionário contribuirão para duas coisas:

  1. Será exibido o resultado conforme as opções existentes da Loja Steam. Isso geralmente se resume a “Compatibilidade total com controle” ou “Compatibilidade parcial com controle”, com casos especiais para jogos que exigem controles ou que só funcionam com mouse e teclado. Caso a página do seu jogo já indique a compatibilidade com controle, talvez não veja as alterações nela imediatamente.
  2. Será exibida uma prévia, dentro do próprio Steamworks, de como a compatibilidade do jogo aparecerá na loja futuramente. Isso inclui distinção de compatibilidade total ou parcial com controles de Xbox, DUALSHOCK 4 e DualSense.

Aviso importante: não presuma que o jogo funcione bem com controles DUALSHOCK 4 e DualSense porque ele é compatível com controles de Xbox. Esses dois controles de PlayStation são bem diferentes, então, a menos que tenha trabalhado especificamente na compatibilidade deles, é quase certo que o seu jogo não seja compatível.

Novidades em Outubro

Quando os desenvolvedores de jogos tiverem a oportunidade de revisar o novo questionário e atualizar as informações de compatibilidade com controles, elas começarão a ser exibidas para os usuários. Portanto, a partir do início de outubro, atualizaremos a Loja Steam e o cliente Steam para área de trabalho para exibir essas novas informações. Essa atualização incluirá:

  • Atualização da área da página da loja que indica a compatibilidade com controles para especificar também o nível de compatibilidade com controles de PlayStation.
  • Atualizações de algumas páginas de navegação para que os usuários tenham maior facilidade em encontrar jogos compatíveis com os seus controles.
  • Atualizações do cliente Steam para indicar que um jogo da sua biblioteca é compatível com controles de PlayStation.
  • Atualizações do cliente Steam para indicar melhor quando um jogo exige o uso de controle.

A importância da compatibilidade

Nos últimos anos, ficou cada vez mais comum os usuários jogarem no Steam usando um controle em vez de apenas mouse e teclado. Em números, isso significa que desde 2017 

mais de 87 milhões de usuários do Steam já jogaram com um controle pelo menos uma vez. Entre esses usuários, a maioria (cerca de 69%) usou algum controle de Xbox, enquanto os outros usaram controles de PlayStation, o controle Pro do Nintendo Switch e centenas de outros dispositivos.

Porém, notamos um aumento recente de usuários de controles de PlayStation variados. Em 2018, por exemplo, 11% das sessões de jogo com controles foi com um controle de PlayStation. Atualmente, esse número chega a 27%.

Fonte – Steam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *