Liam Payne durante a carreira solo.
Liam Payne foi encontrado morto em hotel de Buneos Aires nesta quarta-feira (16). Foto: Getty Images.

Liam Payne | Tudo sobre a carreira do cantor que morreu aos 31 anos

O cantor Liam Payne foi encontrado morto, aos 31 anos, nesta quarta-feira (16) após cair de uma sacada do terceiro andar de um hotel em Buenos Aires, na Argentina. Ainda não se sabe ao certo o que teria motivado a queda.

Em um comunicado, a policia local disse que foi acionada após relatos sobre um “homem agressivo que poderia estar sob os efeitos de drogas e álcool”. Ao chegarem no hotel, os oficiais ouviram um som alto em um pátio interno do hotel, o que indica que o artista teria caído da sacada após a chegada dos policiais.

Imagens divulgadas pelo jornal argentino Clarín mostram que o quarto em que Payne estava hospedado foi encontrado destruído. Nas imagens é possível notar uma televisão quebrada, taças, pedaços de papel alumínio, bebidas, embalagens, um isqueiro e, substâncias que parecem ser drogas. O piso do local estava com manchas de queimado.

Logo após a notícia da morte do ex-integrante do One Direction, fãs se juntaram em frente ao hotel para prestar homenagens a Payne, ascendendo velas, cantando músicas da banda e fazendo um minuto de silêncio.

Quem é Liam Payne?

Os integrantes do One Direction juntos nos primeiros anos da banda.
O One Diretion foi um sucesso internacional no pop entre 2012 e 2016. Foto: divulgação.

Payne nasceu em Wolverhampton, no Reino Unido e começou a carreira participando do programa The X Factor, em 2008. Nesta primeira participação ele foi eliminado ainda nas audições, com Simon Cowell pedindo que ele voltasse “em dois anos”.

E assim aconteceu. O britânico retornou ao programa em 2010 e foi nessa ocasião que os jurados o colocaram ao lado de Zayn Malik, Louis Tomlinson, Niall Horan e Harry Styles, para formar o One Direction.

Em 2012 a boyband estourou globalmente com seu primeiro álbum Up All Night, encabeçado pelo hit What Makes You Beautiful. Durante o período em que esteve no grupo, Liam Payne foi se destacando na composição e foi destaque como autor de metade dos dois últimos álbuns da banda, Four (2014) e Made In The A.M (2015).

Carreira Solo

Após o fim do One Direction em 2016, Liam Payne partiu para a carreira solo e em 2017 lançou seu primeiro single, Strip That Down, alcançando o terceiro lugar nas paradas do Reino Unido. Em seguida veio sua parceria com Rita Ora, For You, que fez parte da trilha sonora do filme Cinquenta Tons de Liberdade (2018).

A carreira solo de Payne foi marcada por composições que fugiam dos temas românticos e abordavam temas mais densos como depressão, saúde mental, sexo e desilusões. O artista ainda pôde colaborar com grandes nomes do pop como Ed Sheeran, Charlie Puth e Ryan Tedder, do OneRepublic.

“Escrever para o One Direction foi um processo diferente, porque sabia o que os jovens queriam. Eu amo essas músicas, não me entenda mal, mas eu sabia por que as estava escrevendo e para que as estava escrevendo”, disse ele em entrevista à BBC.

“Eu sou um especialista absoluto em desilusão amorosa, ao que parece. Acho que, para mim, foi mais fácil escrever de um lugar triste, porque os sentimentos eram um pouco mais crus.”, completou.

Payne veio ao Brasil pela primeira vez em 2014, ainda como membro do One Direction. Em 2019 ele retornou para um show no festival Villa Mix. Em 2021, fez uma apresentação especial para um aniversário de 15 anos da filha de um casal milionário em Goiânia e participou do programa Caldeirão Do Huck, da TV Globo.

Problemas na vida pessoal

Em 2016, Liam Payne se casou com Cheryl Tweedy, do grupo Girls Aloud. Os dois tiveram um filho juntos, Bear, nascido em 2017 e em 2018 o casal se separou.

Em entrevista para a BBC em 2019, o artista falou sobre problemas relacionados ao álcool que iniciaram em 2016, após o fim do One Direction: “Foi um comportamento muito errático da minha parte, eu estava festejando demais.”, confessou ele, acrescentando que a família estava “muito preocupada”.

Ainda na mesma entrevista Payne refletiu sobre sua relação conturbada com a fama: “Eu não mudaria isso [a fama]”, ele disse. “Eu sei que é onde eu deveria estar no mundo agora. Mas eu fiquei muito confuso com a fama quando tudo aconteceu; e aprender a ser uma pessoa fora do trabalho foi difícil. Mas agora eu sinto que entendi. Eu sou um garoto de sorte.”

Nos últimos anos, Liam Payne chegou a ser hospitalizado duas vezes com problemas renais, chegando, inclusive, a cancelar o show que faria na primeira edição do The Town, naquele ano, em São Paulo.

Nas últimas semanas, vieram a público alegações sobre seu comportamento em relação a ex-parceiras. Uma delas relatou nesta terça-feira (15) que tomou medidas legais para impedir que o cantor entrasse em contato com amigos e familiares.

Ainda este ano, Payne chegou a lançar um single inédito, Teardrops, porém não houve mais notícias sobre um novo álbum.

Leia também