Lulu Santos
Reprodução/Instagram.

Lulu Santos revela luta contra doença autoimune: ‘Foi um susto’

Lulu Santos revelou ter recebido o diagnóstico de uma doença autoimune que o obrigou a reduzir o ritmo de trabalho. Em entrevista ao programa Conversa Com Bial que foi ao ar na última semana, o cantor contou como tomou a decisão de desacelerar após descobrir a condição e como isso impactou sua percepção sobre o trabalho e a vida pessoal.

Ele relatou que os sintomas surgiram inesperadamente no ano passado, inicialmente a suspeita era de que fosse dengue. No entanto, Lulu já apresentava sintomas de algo diferente, como lesões vermelhas pelo corpo:

“Foi um susto de saúde que eu tive no meio do ano passado. Do nada eu apareci com uma vasculite”, explicou.

Com o agravamento dos sintomas, dificuldades físicas mais intensas foram surgindo. “E teve também uma coisa reumática que eu perdi o uso das mãos, não conseguia colocar as meias”, contou ele, explicando que por conta do quadro, teve que interromper uma importante turnê, que ele considerava a maior dos últimos anos: “Eu tive que cancelar inúmeros compromissos, muitos shows (…) fiquei dez dias fora do ar e voltei por dez dias de novo.”

Na segunda vez em que foi internado, o diagnóstico definitivo foi feito: vasculite púrpura, uma inflamação nos vasos sanguíneos. Ele lembrou ainda que o seu show no Rock in Rio ocorreu em circunstâncias desafiadoras.

“Quando voltei, por exemplo, fiz o Rock in Rio, eu estava entupido de corticoide, inchado. Durante a crise de púrpura, eu mal conseguia ficar de pé. Pela quantidade de medicação que estava tomando, tinha um mal-estar permanente. Eu era uma daquelas pessoas que andavam pelo hospital com uma batinha, a bunda aparecendo e seu intravenoso. Passei cinco dias sem conseguir comer. Nunca tinha passado por uma situação de saúde assim. Foi a pior que eu passei na minha vida.”

Toda essa experiência fez com que Lulu Santos passasse a considerar passar mais tempo longe dos palcos. “Estou concebendo que não estou o tempo todo em cena. Às vezes estou apenas lendo o jornal, como qualquer outra pessoa”, disse.

Leia também: