M. Night Shyamalan está sendo acusado de plágio em uma ação judicial contra a série “Servant” (Apple TV+). O processo foi movido pela diretora italiana Francesca Gregorini, que acusa o diretor conhecido por filmes como “O Sexto Sentido” (1999) de ter copiado elementos de seu filme “The Truth About Emanuel”, lançado em 2013.
- Leia também: Crítica | Armadilha te diverte até quando te frustra
A italiana acusa Shyamalan de ter copiado elementos-chave de seu filme para a série e pede indenização de US$ 81 milhões. O processo foi impetrado na Justiça dos Estados Unidos em 2020, mas só veio a público agora após o cineasta ter comparecido ao tribunal.
O advogado de Gregorini, Patrick Arenz, mostrou aos jurados cenas de ambos os projetos e argumentou que ambos retratam uma mãe delirante que cuida de uma boneca como se fosse um bebê de verdade, e uma babá que é cúmplice da ilusão. “Não haveria ‘Servant’ sem ‘Emanuel’.”, afirma a defesa da diretora.
Também compareceram no tribunal a produtora da série Taylor Latham, o chefe de programação da Apple, Matt Cherniss, e o criador de Servant, Tony Basgallop. A defesa de Basgallop alegou que a série já estava em produção anos antes de a italiana lançar seu filme. “Ela está buscando US$ 81 milhões por um trabalho que não fez. A verdade é que os criadores de ‘Servant’ não devem nada à Sra. Gregorini.”, disse a advogada do autor.
Shyamalan não se manifestou durante esta etapa do julgamento por plágio, mas ainda deve testemunhar, junto com outros criadores da série.
Leia também
Deixe uma resposta