david lynch

Morre David Lynch, diretor de ‘Twin Peaks’ e ‘Cidade dos sonhos’, aos 78 anos

Mestre em em criar histórias surreais, artista revolucionou o cinema e a TV

David Lynch, icônico e renomado diretor de Hollywood, faleceu aos 78 anos. Conhecido então por obras como “Cidade dos Sonhos”, de 2001, e a marcante série “Twin Peaks”, ele consagrou-se como especialista em criar narrativas surreais e atmosféricas.

Lynch marcou o cinema mundial como um todo, graças ao seu estilo único, misturando o estranho e o sublime. Ao longo de sua brilhante trajetória, foi indicado então nada menos que quatro vezes ao Oscar, consolidando-se como uma das mentes mais criativas e enigmáticas da história da sétima arte.

Sua morte foi confirmada por diversos veículos, como o G1 no Brasil, mas a causa não foi divulgada. Em 2024, porém, o diretor revelou ter sido diagnosticado com enfisema pulmonar, uma consequência de anos como fumante. A doença havia limitado sua capacidade de trabalhar presencialmente, afastando-o assim das produções cinematográficas e televisivas que marcaram sua lendária carreira.

Sobre David Lynch

David Lynch foi um cineasta norte-americano cuja obra singular deixou uma marca única no cinema e na televisão. Conhecido por seu estilo surrealista e narrativas enigmáticas, Lynch dirigiu assim filmes icônicos como “Eraserhead”, “O Homem Elefante”, “Veludo Azul” e “Cidade dos Sonhos”. Na televisão, sua série “Twin Peaks” tornou-se um fenômeno cultural, redefinindo os limites do gênero.

Ao longo de sua carreira, o artista recebeu diversos prêmios, incluindo a Palma de Ouro no Festival de Cannes por “Coração Selvagem”, de 1990, e um Oscar Honorário em 2019, reconhecendo então sua contribuição única para a arte do cinema.

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Editor-chefe nos portais R7 Lorena e iG In Magazine e fui Colaborador do portal esportivo Torcedores.