“O Iluminado“, grande clássico do cinema de horror, será exibido novamente nos cinemas 45 anos depois de sua estreia. O longa, o 11° dos 13 dirigidos por Stanley Kubrick, poderá ser visto nas salas, em exibições especiais, entre os dias 11 e 17 de dezembro.
Locais e horários serão divulgados em breve. Os ingressos poderão ser comprados com antecedência através da Ingresso.com.
Clássico baseado em obra de Stephen King

Lançado em 1980, junto com “O Império Contra-Ataca“, “O Iluminado“se tornou um grande sucesso de público e dividiu os críticos à época. Baseado no sucesso de Stephen King, o filme conta a história de um escritor que, sofrendo de bloqueio criativo, se isola em um hotel durante um rigoroso inverno.
No decorrer do tempo, Jack Torrance (Jack Nicholson) vai se tornando cada vez mais paranoico e, finalmente, violento. Enquanto isso, Danny Torrance (Danny Lloyd), o filho do casal, descobre ter poderes paranormais, passando a ter visões assustadoras do passado e futuro do hotel.
Se hoje em dia, “O Iluminado” é visto, merecidamente, como um clássico, na época a recepção ao fime foi menos entusiasmada. Muitos criticos não gostaram do que viram na tela – com ressalvas sendo feitas às performances de Nicholson e Shelley Duvall. A atriz, que vive Wendy Torrance, foi indicada ao Framboesa de Ouro por sua atuação. Uma menção que foi retirada décadas mais tarde.
Em 2022, a organização do prêmio satírico, famoso por celebrar os “piores do ano”, entendeu que a performance da atriz foi diretamente impactada pelo modo como foi tratada por Kubrick durante as gravações. Duvall morreu em 2024.
Stephen King, também nunca foi um grande fã da obra. O escritor não gostou das liberdades tomadas pelo diretor de “2001” e “A Laranja Mecânica”, na hora de adaptá-lo para as telas.
Leia mais:













Deixe uma resposta