Nostalgia nas férias: os maiores clássicos da Sessão da Tarde e onde assisti-los

Dez filmes que marcaram gerações nas tardes da Globo!

Muito antes da “era dos streamings”, as sessões das férias de fim e início de ano eram limitadas aos passeios aos cinemas e locadoras ou ditadas pelas programações disponíveis na TV, principalmente em quadros voltados para filmes, como a famigerada “Sessão da Tarde“.

Responsável por moldar o gosto cinematográfico de muitas gerações, o programa entrou na grade da TV Globo durante as tardes de 1974 e segue presente na programação até os dias atuais.

Assim, diversos títulos ficaram conhecidos por passar muitas vezes e tornaram-se verdadeiros “clássicos da Sessão da Tarde”. O Conecta Geek relembra dez desses filmes e te indica onde assisti-los atualmente nos principais streamings.

Meninas Malvadas

Ano de lançamento: 2004
Onde assistir: Netflix, Paramount+ e Prime Video

Diversos adolescentes dos anos 2000 possuem uma memória afetiva muito forte com “Meninas Malvadas”, título que, para nós brasileiros, tem cheiro de café da tarde.

O “caráter escolar” desses jovens foi moldado por Lindsay Lohan em seu papel como Cady Heron, uma adolescente criada na África pelos seus pais cientistas. Ao se mudar para um subúrbio nos Estados Unidos, ela começa a frequentar uma escola pública e rapidamente se depara com as complexas regras de popularidade que governam o ambiente escolar. Sem perceber, Cady acaba se aproximando de um grupo seleto de estudantes conhecido como “As Poderosas”.

Curtindo A Vida Adoidado

Ano de lançamento: 1986
Onde assistir: Globoplay e Prime Video

Outro filme que realizou o imaginário dos adolescentes ligados na “Sessão da Tarde” por muitos anos foi o icônico “Curtindo A Vida Adoidado”, estrelado pelo ainda jovem Matthew Broderick, em 1986. Dentre os destaques no elenco também estavam Mia Sara e Alan Ruck.

Na trama, Ferris realizou o sonho de muitos adolescentes por um dia ao enganar seus pais e matar aula fingindo estar doente. Assim, ele convence sua namorada, Sloane, e seu melhor amigo, Cameron, a acompanhá-lo em um dia de aventura em Chicago, usando a Ferrari do pai de Cameron. Porém, o diretor da escola, desconfiado de sua mentira, decide persegui-lo para desmascará-lo.

Meu Primeiro Amor

Ano de lançamento: 1991
Onde assistir: Netflix, Max e Prime Video

Estrelado pelos ainda pequenos Macaulay Culkin e Anna Chlumsky, “Meu Primeiro Amor” parece inofensivo à primeira vista, no maior estilo “Sessão da Tarde” para todos os públicos, mas não esconde em nenhum momento a carga dramática proposta pelo diretor Howard Zieff.

O longa-metragem representa assim o primeiro trauma cinematográfico para muitos brasileiros por um motivo que só quem assistiu o filme até o final sabe. Na trama, Vada, uma garota de 11 anos obcecada pela morte, perdeu a mãe no nascimento e vive com seu pai distante, Harry, um agente funerário. Apaixonada por seu professor de inglês e amiga de Thomas, um garoto alérgico a tudo, Vada se sente rejeitada quando Harry se envolve com Shelly, uma maquiadora, e decide afastá-los

Esqueceram De Mim

Ano de lançamento: 1990
Onde assistir: Disney+ e Prime Video

Macaulay Culkin, inclusive, era um dos queridinhos de Hollywood nos anos 90, o que fez com que diversos filmes do pequeno astro figurassem na “Sessão da Tarde”. Outro extremamente popular dentre o público brasileiro é “Esqueceram de Mim”.

O clássico é obrigatório na programação da Globo nos dias próximos ao Natal e conta a história de Kevin, um garoto de oito anos que é acidentalmente deixado sozinho em casa enquanto sua família viaja nas férias de fim de ano. Agora, ele precisa usar toda a sua criatividade para proteger a casa de dois ladrões desastrados.

Um Príncipe em Nova York

Ano de lançamento: 1988
Onde assistir: Prime Video

Adam Sandler e Eddie Murphy, ambos nascidos e moldados no humor do Brooklyn, podem ser apontados como os “reis da comédia” nas tardes da Globo. No entanto, em matéria de clássicos – e também realeza – Eddie destaca-se por títulos que marcaram época, como o divertidíssimo “Um Príncipe em Nova York”.

Na comédia ambientada nos fim dos anos 80, Akeem, príncipe de um rico país africano, foge para os EUA com seu fiel amigo Semmi para evitar um casamento arranjado. Disfarçado como estudante e trabalhando em uma lanchonete, ele se apaixona por Lisa enquanto esconde sua verdadeira identidade.

O Auto da Compadecida

Ano de lançamento: 2000
Onde assistir: Globoplay e Prime Video

Falando em comédia, diversos títulos nacionais também ditaram o humor dos brasileiros durante às tardes da TV Globo ao longo das últimas décadas. Dentre esses, um dos mais exibidos foi o famigerado “O Auto da Compadecida“, adaptação da obra de Ariano Suassuna, que recebeu recentemente uma sequência após 24 anos.

No primeiro filme, somos guiados pelos gênios Selton Mello e Matheus Nachtergaele na divertida aventura de seus personagens Chicó e João Grilo, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Ambos lutam pela sobrevivência, passando por diversos episódios em que enganam os habitantes do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla surge com a aparição de Nossa Senhora, interpretada por nada menos que Fernanda Montenegro.

De Repente 30

Ano de lançamento: 2004
Onde assistir: Max e Prime Video

Ainda no âmbito da comédia, mas já flertando com o romance, “De Repente 30” é mais um caso nesta lista que moldou gostos adolescentes durante os anos 2000. Afinal de contas, quem nunca quis pular os problemas da adolescência e acordar adulto?

A trama estrelada por Jennifer Garner, porém, mostra que este sonho pode ser menos agradável que o esperado. Sua personagem, Jenna Rink, insatisfeita com sua idade, faz um pedido em seu 13º aniversário: virar adulta. Milagrosamente, seu desejo se realiza, e, no dia seguinte, Jenna acorda com 30 anos. O longa-metragem também conta com o astro Mark Ruffalo em seu elenco.

Dirty Dancing – Ritmo Quente

Ano de lançamento: 1987
Onde assistir: Globoplay, Prime Video e Oldflix

Embarcando de verdade nos romances mais reprisados na “Sessão da Tarde”, podemos começar citando o encantador “Dirty Dancing – Ritmo Quente“, estrelado por Patrick Swayze e Jennifer Grey, em uma verdadeira aula de química nas telas.

Em um filme que vai fazer você sentir vontade de levantar e dançar com sua emblemática trilha sonora, acompanhamos a história de Frances, uma jovem decepcionada ao descobrir que vai passar o verão de 1963 com os pais em um resort na sonolenta região de Catskills. Para sua sorte, porém, ela conhece o instrutor de dança do resort, Johnny. Quando ele a coloca como sua nova parceira de dança, os dois acabam se apaixonando.

Ghost – Do Outro Lado da Vida

Ano de lançamento: 1990
Onde assistir: Prime Video

Assim como o já citado Macaulay Culkin, o saudoso Patrick Swayze é figurinha carimbada nas tardes da Rede Globo. Além de “Dirty Dancing”, outro romance muito reprisado estrelado pelo ator foi o emocionante “Ghost – Do Outro Lado da Vida”, que conta também com as estrelas Demi Moore e Whoopi Goldberg em seu elenco.

No classico dirigido por Jerry Zucker, Sam Wheat, um jovem executivo, é assassinado durante um assalto, mas seu espírito permanece na Terra ao descobrir que sua namorada, Molly, também está em perigo. Desesperado para protegê-la, Sam busca a ajuda de uma médium que consegue ouvi-lo.

A Lagoa Azul

Ano de lançamento: 1980
Onde assistir: Netflix e Prime Video

Reprisado dezenas de vezes, “A Lagoa Azul” é apontado por muitos telespectadores como o maior “clássico da Sessão da Tarde”, assim como sua sequência “De Volta à Lagoa Azul” (1991). No Brasil, inclusive, a popularidade do primeiro título, dirigido por Randal Kleiser e estrelado pelos ainda jovens Christopher Atkins e Brooke Shields, se deve ao quadro diário de filmes da TV Globo.

Por diversas vezes os brasileiros acompanharam a história de Emmeline e Richard, duas crianças que, junto a um cozinheiro de um navio, vão parar em uma ilha deserta do Pacífico após um naufrágio. O adulto morre, deixando-os sozinhos e isolados em uma paisagem paradisíaca, onde eles crescem e descobrem o amor.

Qual o seu clássico da Sessão da Tarde favorito?

Então, quais desses clássicos valem serem revisitados em 2025? Nos conte os seus preferidos nos comentários e cite também outros títulos que marcaram sua experiência como telespectador nas tardes da TV Globo.

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.