Os esportes estão dentre os gêneros mais populares dos videogames, com os jogos de futebol recebendo grande destaque anualmente. Atualmente, o EA Sports FC (antigo FIFA) segue sendo o maior nome deste mercado, seguido pelo eFootball (antigo PES) e o ainda novato UFL, que promete trazer “novos ares” a essa competição.
No entanto, com os lançamentos anuais, os jogos de futebol também são alvo de críticas por parecerem regredir ao invés de evoluir tecnicamente. Além disso, ao longo dos anos, diversas desenvolvedoras tentaram fazer frente aos dois líderes do mercado, lançando assim alguns jogos interessantes, mas também outros de qualidade bem duvidosa.
Os piores games de futebol da história
Reunimos assim cinco dos piores jogos de futebol já lançados para que todo amante do esporte bretão mantenha distância ou relembre de momentos estressantes em frente aos consoles.
Vale destacar que também foi levado em consideração o fator “expectativa x realidade” em alguns títulos selecionados, visto que as maiores franquias esportivas dos games também possuem jogos muito criticados por sua comunidade.
Mia Hamm Soccer 64
Ano de lançamento: 1999
Desenvolvedora: Silicon Dreams
Plataformas: Nintendo 64
Um jogo focado no futebol feminino no final dos anos 90 teria tudo para ser revolucionário e ajudar muito na popularidade da modalidade numa época em que o preconceito com mulheres em campo era ainda maior do que nos dias atuais.
Porém, o medonho Mia Ham Soccer 64 não ajuda em nada o futebol feminino. Mirando claramente em ser uma “cópia” dos FIFA’s lançados na época, o título exclusivo do Nintendo 64 esteve bem longe de fazer sucesso e apresentou diversos problemas.
Entre as maiores bizarrices do game estão sua jogabilidade confusa, câmeras e efeitos visuais horrorosos, além de gráficos que já eram ruins pra época de lançamento. Além disso, o jogo também conta com uma narração bem distante do profissiona durante as partidas, com linhas de diálogo pífias e pouquíssima emoção.
Pure Futbol
Ano de lançamento: 2010
Desenvolvedora: Ubisoft
Plataformas: PlayStation 3 e Xbox 360
Apesar de chamar atenção mais recentemente por isso, não é de hoje que a Ubisoft tenta criar suas próprias versões de grandes sucessos de outras desenvolvedoras.
Tentando surfar no hype do então popular FIFA Street, a empresa francesa lançou em 2010 o “Pure Futbol“, que basicamente buscava levar a dinâmica de dribles e futebol bonito da rival EA para os campos de futebol society.
No entanto, a tentativa foi um fracasso que a Ubisoft hoje tenta ignorar e esconder à sete chaves. O game apresentava câmeras estranhas e uma gameplay desbalanceada, além de dificultar o que deveria ser o maior destaque: os dribles.
EA Sports FC 24
Ano de lançamento: 2023
Desenvolvedora: EA Sports
Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC e Nintendo Switch
Com a falta de concorrência nos últimos anos e o foco total nos rentáveis modos onlines, a EA Sports não parece mais se preocupar em entregar qualidade em sua franquia. Com o fim da parceria com a FIFA e a implementação do novo nome, veio a promessa de alçar novos voos gerar inovação, mas não vimos isto no EA Sports FC 24.
Além dos bizarros bus de sempre, a jogabilidade quebrada e a péssima otimização do game no PC, outros novos problemas surgiram na edição de 2024, deixando cada vez mais claro o foco da empresa canadense em apenas lançar uma espécie de DLC com preço de jogo AAA para farmar dinheiro anualmente, tática que infelizmente tem funcionado.
O FC 25, título mais recente da franquia, só não é pior por ao menos tentar trazer novidades realmente relevantes e mudar um pouco o cenário, mas segue com a maior parte dos problemas das edições anteriores e esteve bem longe de empolgar os fãs.
FIFA Street 3
Ano de lançamento: 2008
Desenvolvedora: Eletronic Arts
Plataformas: PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo DS e Java
Estragar grandes franquias de esportes parece ser um “dom” da EA nas últimas décadas. Após o sucesso dos dois primeiros e divertidíssimos games, a empresa canadense errou feio no FIFA Street 3.
Visando inovar novamente, o jogo possui gráficos estilizados, com jogadores cartoonizados e esguios. No entanto, a jogabilidade busca ser mais realista e acaba sendo menos divertida, deixando confusa a proposta do título. Além disso, uma das missões mais difíceis em FIFA Street 3 é justamente fazer gols, onde acaba sendo mais efetivo realizar dribles no ar até carregar chutes especiais e aumentar assim a probabilidade de marcar.
Assim como a Ubisoft com Pure Futbol, a EA decidiu ignorar o jogo, que hoje é muito difícil de se encontrar para adquirir na internet, mas isto não evitou o declínio de uma das franquias mais divertidas dos jogos de futebol, que hoje está praticamente extinta.
Pro Evolution Soccer 2014
Ano de lançamento: 2013
Desenvolvedora: Konami
Plataformas: PSP, PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox 360, PC e Nintendo 3DS
Encerramos com o que pode ser considerado como o caso “mais triste” desta lista. Isso porque o Pro Evolution Soccer 2014 veio ao mundo em meio à expectativa de superar um dos melhores jogos de futebol já lançados, seu antecessor PES 2013.
Mesmo com as diversas – e desnecessárias – mudanças técnicas anunciadas pela Konami, os amantes da então renomada franquia, que liderava o mercado na época, acreditavam no lançamento de um excelente jogo. No entanto, na prática, tivemos o primeiro de diversos jogos ruins que permitiram à EA Sports tomar à frente no cenário.
Com gráficos tão horripilantes que chegam a ser engraçados, além de uma nova jogabilidade presa e distante da versão satisfatória dos anos anteriores, a Konami teve um duro trabalho para recolocar a franquia PES nos trilhos enquanto sua maior rival vivia sua melhor época.
No fim, a Konami optou por “encerrar” a franquia após o PES 2021, lançando posteriormente o gratuito eFootball, visando assim competir – até então sem sucesso – com o Ultimate Team, modo que trouxe rios de dinheiro aos cofres da EA.
Curte Modo Carreira e EA Sports FC?
Se sim, confira então 20 promessas boas e baratas, 20 brasileiros para ficar de olho e 15 veteranos brasileiros para reforçar o seu time no Modo Carreira. Se procura por uma nova aventura no game da EA Sports, veja 7 times para reconstruir e 7 times para um verdadeiro desafio no Modo Carreira.
Leia também:
- As sete melhores séries sobre futebol e onde assisti-las
- Os sete melhores filmes sobre futebol e onde assisti-los
- Review | EA FC 25 ajeita a franquia em campo, mas não empolga a torcida
- EA Sports FC | Os melhores jogadores de cada edição desde o FIFA 07
- FIFA & FC | As músicas brasileiras que embalaram a franquia da EA Sports
Deixe uma resposta