Preview | 2XKO e impressões do Alpha Lab, é esse o caminho certo?

O teste do novo jogo de luta da Riot Games foi proveitoso, mas o que devem levar em conta para o futuro?

Riot Games, gigante dos jogos graças a League of Legends, está expandindo seus horizontes — dessa vez para o cenário dos jogos de luta com 2XKO. O jogo ainda está em desenvolvimento, mas, com acesso ao Alpha Lab, um teste doméstico, jogadores com chaves puderam experimentar algumas das principais funções.

Antes de começar, vamos passar brevemente pelo percurso que nos trouxe a 2XKO.

Os Jogos de Luta

Jogos de luta são um dos gêneros mais importantes para a história dos jogos, além de servirem de inspiração para inúmeros outros gêneros são fonte de algumas das melhores memórias relacionadas a jogos que muitos têm. Mas isso não quer dizer que o gênero não passa por suas dificuldades.

Ironicamente, a dificuldade de se jogar estes jogos é uma das suas maiores dificuldades em conseguir seguidores que deixam o jogo vivo. Desde os primórdios, os jogos de luta sempre foram um desafio para iniciantes — a exigência mecânica desses jogos pode ser assustadora.

Pôster de 2XKO com Ekko e Ahri.
Pôster de Ekko e Ahri de 2XKO

2XKO sabe disso, a equipe reunida pela Riot para tomar conta do jogo não é nada menos que impressionante. Os veteranos da cena dos jogos de luta sabiam desde o início que esse jogo deveria ser, antes de tudo, acessível — e só pela versão disponível no Alpha Lab, podemos dizer que estão no caminho certo.

Assim como os outros jogos da Riot, que são gratuitos e com baixos requisitos de hardware para reunirem o maior número possível de jogadores, 2XKO segue esta filosofia e ainda tem respostas e soluções que dificilmente vão desagradar fãs de longa data do gênero.

Jogabilidade

O esquema de controle de 2XKO é único mas não por isso deve causar estranhamento, aqui temos botões para ataques leve, médio, pesado, ações de equipe, arremesso (que pode ser feito pressionando médio e pesado ao mesmo tempo), corrida/desvio (que podem ser feitos pressionando leve e médio ao mesmo tempo) e dois botões de especial.

Diferentemente de jogos de luta mais tradicionais, aqui não temos comandos como baixo frente e leve para bola de fogo — em 2XKO, basta apertar uma direção e um dos botões de especiais. Ao contrário do que possa parecer, essa escolha apenas remove uma barreira mecânica aos iniciantes e não tira a profundidade daqueles que a desejam.

Além dos comandos, temos muitas mecânicas que entram em ação durante uma partida em si, tanto ofensivas quanto defensivas — são essas que podem separar um iniciante de alguém mais curado.

Screenshot de um especial de Illaoi, em 2XKO.
Illaoi e Darius em 2XKO (Screenshot)

O jogo funciona em um sistema de 2v2, ou seja, é um jogo tag (termo que vêm da luta-livre) onde há dois personagens em cada time que entram na partida para dar assistência ao parceiro. 2XKO ainda dá a liberdade de se jogar em dupla, ou seja, cada jogador controlando um personagem, abrindo espaço para momentos serão certamente memoráveis no futuro.

Assim como em todos jogos tag, vários personagens na tela adicionam muitas camadas de complexidade e possibilidade e vão exigir um pouco mais paciência de quem não está acostumado. No entanto, com a mesma filosofia de foco na acessibilidade, a dificuldade aqui não é mecânica.

Ainda no tópico de acessibilidade, o tutorial de 2XKO é uma surpresa infeliz. Além dos comandos gerais, um resumo de mecânicas defensivas e como usar um dos , muitos recursos são deixados de fora e as caixas de texto são vítimas de bugs visuais que desaparecem com os comando que devem ser pressionados.

Já o online funciona muito bem, o sistema de rollback é a escolha certa para jogos estáveis, as partidas poucas vezes sofriam interrupções. Um detalhe, no entanto, é que o jogo frequentemente colocava os jogadores em salas de regiões diferentes, levando a pings maiores.

Personagens

Durante o Alpha Lab, apenas seis personagens estão disponíveis: Darius, Ahri, Yasuo, Ekko, Illaoi e Braum. Para jogadores de League e/ou conhecedores do universo de Runeterra, essas escolhas são, a priori, pertinentes e adequadas: temos representantes de quase todas as funções do MOBA e, para os que não têm experiência com a franquia da Riot, personagens que preenchem bens alguns arquétipos importantes de jogos de luta.

Os diferentes personagens são retratados de forma muito fiel, certos elementos dão sensações quase análogas à experiência paralela League of Legends — seja ao levar uma machadada impiedosa de um Darius ou ao se frustar por não conseguir alcançar uma Ahri.

Todos retêm suas personalidades aqui, talvez até mais que em League graças a perspectiva mais íntima que jogos de luta 2D fornecem — são visualmente vivos e chamativos. No entanto, ainda há espaço para polimento em animações, efeitos e dublagens. Uma sugestão válida, mesmo que supérflua, é dar espaço para interações entre personagens, durante suas introduções, na luta ou onde seja — lembretes que esses personagens se conhecem, têm história e convivem no universo.

Screenshot da tela de seleção de personagens em 2XKO.
Alpha Lab de 2XKO (Screenshot)

Podemos apenas torcer e esperar que os próximos personagens mantenham o padrão.

Não se sabe o número de total de personagens no elenco final (de lançamento) mas, para um jogo de 2v2, não seria injusto esperar um número bem maior que o atual.

Interfaces

Os menus de 2XKO são simples e intuitivos, dito isso, o Alpha Lab têm poucos recursos a oferecer além de menus de configurações que precisam de mais um tempo no forno da equipe de localização. Palavras frequentemente escapam das caixas de texto e as escolhas terminológicas podem não ser as melhores (mais uma peculiaridade dos jogos de luta).

Temos uma prévia do menu de loja, onde o jogo provavelmente terá a maior parte de seu retorno financeiro; um passe de batalha simples, com cosméticos exclusivos (2 skins e algumas cores para ambas); tela para customizar seu avatar, que será controlável nas salas dos jogos e um menu que mostra os personagens, seus golpes, histórias e permite a compra de algumas cores.

Conclusão

Se você têm medo das águas profundas que são os jogos de luta mas sempre quis tentar, 2XKO é pra você. Bem, essa é a impressão que o Alpha Lab passa, pelo menos.

Acessibilidade é a palavra chave do projeto e, com algum polimento e mais personagens, será essa mentalidade que vai levar o jogo de luta da Riot a encontrar seu espaço ou, quem sabe, fazer uma grande marca na indústria.

2XKO será gratuito e deve lançar em algum momento de 2025 para PS5, XBOX Series X/S e PC.

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Tradutor, intérprete e redator do Conecta Geek. Especialidade (ou mero gosto) em jogos e HQs.