Confira minha Preview de Concord. O Hero Shooter da Playstation possui um bom potencial, mas dificilmente terá “vida” longa, se é que terá uma.
Antes do lançamento em 23 de agosto, finalmente testei Concord, o “Hero Shooter” da Firewalk Studios. A grande aposta da Sony não deixou as melhores primeiras impressões quando foi revelada no State of Play. No entanto, a gigante japonesa disponibilizou o Beta Fechado para todos os assinantes da Plus. Agora que tive mais tempo com o jogo, ele parece promissor. Contudo, o mercado saturado e o preço do título podem prejudicar seu sucesso. Após 3 horas de jogatina, sinto-me apto para escrever este Preview.
Modos de Jogo e Freegunners Disponíveis.
O beta oferece acesso a três modos, quatro mapas, todos os 16 personagens, chamados aqui de Freegunners, e uma variedade de cosméticos desbloqueáveis — nenhum deles será transferido para o lançamento completo. Basicamente, temos Ponto de Conflito, Caça ao Troféu e um modo Extração de Carga baseado em rodadas. Embora não seja nada inovador, Concord tenta se destacar através de seus personagens e mecânicas de jogo.
A precisão do tiro em primeira pessoa é impressionante e, em alguns momentos, lembra a jogabilidade fluida de Destiny 2. Entre os personagens disponíveis, você encontrará estilos clássicos de tanques, curandeiros, agressores e suporte. No entanto, Concord se destaca pelas variações de jogabilidade únicas que cada personagem oferece.
Assim como em qualquer bom Hero Shooter, a diversão está em cumprir seu papel e apoiar a equipe. Isso ficou surpreendentemente evidente em minhas sessões aleatórias no fim de semana. Naturalmente, haverá personagens preferidos, como Haymar, com seu alto dano, ou Lennox, com sua autocura. No entanto, foi interessante ver uma variedade tão grande de escolhas em todas as partidas, sem favoritos claros. A Firewalk parece ter criado uma lista equilibrada de heróis, cada um com algo único a oferecer.
O que mais impressiona em Concord é seu equilíbrio entre um Hero Shooter, com longos tempos para eliminar inimigos e objetivos que mudam constantemente, e um jogo de tiro de arena como XDefiant, onde é possível alcançar boas sequências de kills.
Habilidades e Cura
As habilidades recarregam rapidamente e podem ser usadas novamente após as mortes, criando uma dinâmica muito mais intensa no campo de batalha. Frequentemente, em jogos assim, hesitamos em usar nossas habilidades esperando o “momento perfeito”, mas em Concord, qualquer momento é o ideal. E mesmo que você erre, a penalidade não será severa.
A saúde desempenha um papel crucial nesse contexto. Como ela não se regenera naturalmente, você precisará visitar um dos poucos pontos de coleta de saúde ou contar com a ajuda de um companheiro de equipe que possa curar. Inicialmente, não estava muito entusiasmados com essa mecânica, mas ela acaba influenciando seu estilo de jogo e adiciona uma camada extra de tensão à experiência em Concord.
Progressão confusa e recompensas escassas.
Se você participou do beta, provavelmente subiu muitos níveis, mas o propósito disso não é muito claro. Desafios diários, semanais e sazonais concedem XP, elevando o nível do seu perfil. Além disso, completar partidas também aumenta o nível específico do seu personagem. Embora os cosméticos pareçam ser o foco, o que temos até agora é bastante limitado. Felizmente, também haverá desafios Freegunner, que podem desbloquear variantes de personagens com habilidades passivas diferentes, oferecendo um bom motivo para jogar novamente.
Os Pontos Negativos em Concord nesta Preview da Beta
Matchmaking: dificuldade em encontrar partidas equilibradas. Muitos jogadores relataram que o sistema frequentemente colocava novatos contra jogadores mais experientes, resultando em partidas desiguais e frustrantes.
Tempo para matar (Time to Kill – TTK): O tempo necessário para eliminar um inimigo variava muito, dependendo do personagem e das habilidades usadas. Isso resultou em uma experiência de jogo frustrante, onde algumas batalhas pareciam injustamente longas ou curtas. Além disso, essa inconsistência dificultou a criação de estratégias eficazes, já que os jogadores não podiam prever com precisão quanto tempo levaria para derrotar um oponente.
O Preço: Um dos principais problemas com a precificação de Concord é que muitos jogadores consideram o preço elevado para o conteúdo oferecido. Para um jogo que tentará se estabelecer em um mercado saturado de Hero Shooters, esses preços podem ser um obstáculo significativo para atrair novos jogadores. A edição padrão do jogo está sendo vendida por R$ 199,50, enquanto a edição digital deluxe custa R$ 299,90.
Conclusão da Preview do Concord
Durante o fim de semana beta, não enfrentei travamentos de servidor, partidas lentas ou falhas. A experiência foi fluida e bem polida, parecendo pronta para se juntar aos exclusivos de console da Sony. É a abordagem mais original do gênero? Não, mas é um produto polido e possui um bom potencial de crescimento.
Acredito que o jogo deveria ser gratuito ou, pelo menos, estar disponível diretamente no serviço PlayStation Plus da Sony. Dessa forma, ele teria uma chance melhor de competir com títulos como Overwatch 2, Valorant e o futuro Marvel’s Rivals. No entanto, um grande obstáculo para mudar a precificação de Concord é a situação dos jogadores que já fizeram a pré-compra. Além disso, a ausência do serviço de assinatura da PlayStation no PC também complica essa mudança.
Concluo esta Preview de Concord, com uma leve empolgação para a chegada do jogo no PlayStation 5. Espero que o lançamento simultâneo para PC ajude a aumentar a base de jogadores. Tenho muitas perguntas sobre progressão, conteúdo sazonal, equilíbrio de crossplay entre jogadores de controle e teclado e mouse, e se a ênfase na construção de mundos será recompensadora. No entanto, a Firewalk parece ter acertado no ponto mais crucial: a jogabilidade.
Como sempre enfatizo, essa foi a minha experiência após 3 horas de jogatina. Baixe a beta, teste Concord e tire suas próprias conclusões. Compartilhe nos comentários como foi sua experiência.
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