Há pelo menos 12 anos eu acompanho a franquia de jogos NFL com frequência, mas estava em um hiato nos jogos há alguns anos, mais especificamente desde Madden NFL 25 (2013). Porém, com a oportunidade de jogar o mais novo EA Sports Madden NFL 26, não pensei duas vezes e decidi revisitar essa série de jogos.
Assim como no futebol, com o próprio FIFA (atualmente FC), já fui um jogador mais frequente de Madden NFL, lá na época do PS2. Com o passar dos anos, decidi apenas me dedicar a assistir, pois eu passava tempo depois em jogos do gênero e deixava outros títulos para trás.
Revisitando a franquia com Madden NFL 26, me fez entender os motivos que me afastei dela, o vício. E, um dos principais motivos é você se apegar tanto ao jogo, querendo estudar jogadas, mecânicas, viver o esporte ali no videogame, que esquece a realidade lá fora.

Modos de jogo
Primeiro de tudo, vamos começar explicando um pouco dos modos de jogo presentes aqui. Os principais são: Ultimate Team, Franchise e Superstar, que apesar dos nomes, são bem similares aos outros jogos da própria EA.
Começando pelo já tão conhecido Ultimate Team, aqui no Madden NFL 26 segue a mesma premissa do EA Sports FC, por exemplo. Os jogadores têm a liberdade de criar seu time, escudos, uniformes e tudo mais. Já quanto ao time, é montado a partir das tradicionais cartas, que variam com grau de raridade.
Passando para o modo Superstar, esse o meu preferido, podemos criar um jogador do zero. Temos a liberdade de escolher a posição, personalizar a aparência – fique avisado que não há nada tão complexo como em um RPG -, distribuir pontos de habilidade de acordo com o perfil do seu jogador e etc.
Além disso, no modo Superstar você participa da peneira do draft (famoso mercado de transferências dos esportes americanos), realizando testes físicos e de habilidades. Sua posição na seleção do draft vai depender do seu desempenho, assim como o time ao qual você assinará contrato. Tudo bem completinho e extremamente divertido.
Partindo para o último dos modos, temos o Franchise funcionando basicamente como o Carreira Técnico do FC. Aqui faremos o papel geral de administrar o time, desde as contratações (draft), escalas de treinamento, relacionamento com jogadores e membros da equipe, caso contrário pode ser demitido. O modo Franchise é definitivamente uma experiência bem completa para quem deseja se aventurar em praticamente administrar uma das grandes franquias da NFL. Portanto, esteja ciente que poderá render milhares de horas.

Indo além dos modos citados, temos o Jogo Rápido, onde você pode escolher o seu time favorito e testar suas habilidades contra outros times controlados pela IA, ou contra amigos também, localmente. Além do Treinamento, onde pode testar suas habilidades, conhecimentos ou concluir minigames.
Por último temos o modo online, Head to Head, que seria equivalente ao Pro Clubs, onde disputamos partidas contra outros jogadores. À medida que você ganhar ou perder partidas, vai subir ou descer no ranking mundial.
Mecânicas complexas
Bom, se você é um novato no mundo da NFL, infelizmente tentar adentrar por meio desse jogo não será a melhor escolha. Isso porque, Madden NFL 26 não possui legendas em português, o que afasta jogadores que não tem um bom inglês. Segundo, devido às mecânicas complexas do próprio futebol americano.
Acontece que quando a maioria de nós estamos apenas assistindo, acompanhamos cada jogada e tudo bem. Porém, quando você tem que tentar reproduzir, pode se tornar bem complicado, mas claro, com o tempo é possível entender como tudo funciona.
Felizmente Madden NFL 26 oferece muitas opções de acessibilidade. Desde coisas relacionadas a voz narrando os menus, a diferentes configurações da jogabilidade, te dando a liberdade de deixar da maneira que mais lhe agrada.
A parte de destaque é que o jogo oferece diversos tutoriais, que te ajudam a entender o básico das mecânicas presentes. Mesmo assim, pode ser um tanto quanto confuso se você não tem conhecimento prévio.

Jogabilidade é divertida e fiel
Quando olhamos para a jogabilidade de Madden NFL 26, a EA mais uma vez segue evoluindo e buscando fidelidade jogo após jogo. A reprodução de cada movimento dos jogadores, capturados diretamente, assim como a reprodução dos impactos nos lances.
A movimentação e o peso varia de jogador para jogador, dando uma sensação a mais de que realmente cada um deles receberam uma devida atenção. Bem como as animações, em comemoração ou durante tentativas de passes.
Joguei no PlayStation 5 e o jogo estava muito fluido, sem problemas na parte de desempenho no geral. Por outro lado, presenciei alguns bugs, como jogadores atravessando um ao outro, IA desligando simplesmente do nada ou apertando algum comando e não funcionando.
Importante destacar que, dependendo do momento que você estiver jogando, muitos dos pequenos bugs podem ter sido corrigidos ou tenham novos, que não foram relatados aqui.
Graficamente falando, me decepcionei um pouco pelas expressões faciais algumas vezes bizarras dos jogadores. Apesar dos detalhes dos estádios, gramados e tudo mais, sinto que faltou um capricho maior no principal, que são os jogadores. Alguns momentos parecem bonecos de cera, outras vezes um pouco mais naturais.
E para quem gosta de uma ótima trilha sonora, Madden NFL 26 oferece, para mim, uma das melhores trilhas em jogos de esportes em muitos anos. A lista vai desde Foo Fighters, 50 Cent, DMX a Linkin Park, com um total de 83 músicas. Chega a impressionar pela quantidade de grandes faixas licenciadas.
EA Sports Madden NFL 26 é o jogo definitivo para fãs
Ouso dizer que em muitos anos, mesmo não tendo jogado recentes jogos, Madden NFL 26 é um dos melhores jogos da franquia. Isso porque o jogo traz uma trilha sonora muito boa, com variadas faixas, ótimos modos de jogo, que vão te prender por boas horas.
Além disso, para fãs de NFL, a quantidade de possibilidades com jogadas, formações e tudo mais, vai te fazer estudar como se estivesse à beira do campo junto ao time. Te levando até vibrar quando marcar um touchdown contra o adversário ou comemorar loucamente na conquista do Super Bowl com seu time.
Visto que o Brasil atualmente figura no top 3 dos maiores públicos da NFL no mundo é uma pena que, infelizmente, a EA ainda não tenha dado atenção ao público brasileiro trazendo textos em português. Expectativa que fica para o próximo jogo da franquia.
A análise foi produzida graças a um código enviado pela EA Brasil.
Outras reviews:
Deixe uma resposta