Mais um jogo da Sony chegando para o PC, dessa vez a continuação do aclamado Horizon Zero Dawn. Assim como seu antecessor o jogo chega em sua versão completa com jogo base, DLC e itens cosméticos. Essa análise tratará sobre o port feito pela Nixxes e como está performance, bugs etc. 

Nixxes tem se provado cada vez mais competente no quesito port de jogos para PCs, e com Forbidden West não é diferente. Estamos diante de um dos melhores ports já feitos para a plataforma em todos os quesitos, com boa performance e otimização, além de termos um dos jogos mais bonitos da geração.

O que já era lindo no seu console originalmente lançado (PlayStation 4/5), no PC se sobressai com direito a todas as configurações e tecnologias disponíveis para alterar e deixar como quiser. Os reconstrutores de imagem como DLSS, FSR, XeSS, Frame generator e até mesmo suporte para monitores ultrawide estão presentes também. 

Horizon Forbidden West

Ao executar o jogo, já é possível pré configurar para evitar bugs ou incompatibilidades na resolução e afins. Recurso muito bem-vindo para ajudar a ter uma boa performance assim que o jogo é aberto. Percebemos também como o uso do mouse e teclado no mapa e nos menus é otimizado, coisas tão simples que alguns jogos pecam em adicionar, melhorando a experiência do usuário no geral.

As configurações gráficas são todas bem explicadas e descritas e de fácil visualização, já que ao pausar o jogo para fazer essa configuração é possível ver em tempo real as alterações sendo feitas, sendo muito mais dinâmico fazer ajustes para a melhor configuração para cada usuário, sem precisar toda hora ficar reiniciando o jogo para que sejam aplicadas. 

Horizon Forbidden West

Horizon Forbidden West é de encher os olhos mesmo nas configurações mais básicas, e em questão dos reconstrutores de imagens como DLSS, teve seu melhor desempenho entre os três na máquina testada (RTX 2060, I5 12400, 32GB DDR4) entregando mais performance sem perda de resolução, diferente do FSR e do XeSS que tiveram borrões mais perceptíveis no geral.

O preset usado do começo ao fim do jogo foi Full HD no alto, com DLSS no modo desempenho entregando estáveis 80-90 FPS em grande parte do jogo, com exceção das cutscenes que tinham quedas para cerca de 30 FPS e com dificuldade para manter nisso, não se sabe o motivo. Provavelmente por se tratar de cenas pré renderizadas com mais efeitos e partículas acabaram ficando bem mais pesadas, o que se manteve tanto na versão 1.0 quanto posteriormente com o último update. 

Horizon Forbidden West

Já na questão de bugs, foram mínimos, algum mob ou criatura travada em um ambiente, alguns bugs de texturas sem explicações, onde simplesmente o objeto tinha a textura borrada, mas que mesmo mínimos valem a menção. Já bugs mais sérios que poderiam prejudicar a progressão como em missões, quests ou NPCs não foram encontrados, o que provavelmente já era assim na sua versão para consoles. 

Com os lançamentos cada vez mais bugados e mal otimizados, especialmente no PC, Horizon Forbidden West é mais um exelente port da Nixxes entregando tudo que a plataforma pode oferecer de melhor, trazendo toda a beleza já vista nos consoles elevada e bem otimizada favorecendo todos os tipos de PCs e configurações. 

Obs: Análise realizada com código enviado pela PlayStation Brasil.

Leia também:

Gráficos
10
Performance
9
Port
9
9.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *