Quando o assunto gira em torno de grandes nomes do gênero Shoot ‘em up que fizeram a diversão de muitos jogadores, sobretudo na época dos arcades, a série Raiden é uma das que sempre chega logo em nossas memórias. Como muitos jogadores carinhosamente falam, Raiden era mais um jogo de ‘navinha’ que tinha um apelo bem desafiador e que para terminar nos obrigava a gastar muitas fichas nos fliperamas.
O primeiro jogo surgiu em 1990, entretanto, com 34 anos de existência, foi ganhando versões aprimoradas, aparecendo em consoles e nos PC’s, oferecendo ao jogador o conforto de se jogar em casa, com muitas opções a escolher e com toda a tecnologia que hoje abraça o mundo dos jogos. Raiden nunca abandonou seu jeitinho retrô, embora tenha adquirido um estilo moderno e ágil dos jogos atuais.
Jogabilidade sem complexidade
Sem mistérios mesmo para quem está iniciando no gênero, Raiden V: The Director’s Cut tem uma jogabilidade simples baseada no scrolling vertical. Escolha sua nave preferida, sabendo que cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Às vezes uma nave veloz pode não ter um ataque eficaz, e vice-versa. Então, depende apenas do jogador escolher conforme sua forma preferida de jogar.
Outra coisa importante é saber qual arma que será a ideal. Claro que esse é um tipo de jogo que morrer nunca é frustrante, pelo contrário, é importante para traçarmos uma estratégia mais apropriada para cada fase que enfrentamos pela frente, e que, geralmente, terminam com chefes resistentes e letais.
Esse é aquele jogo que nos lança em meio a uma chuva de projéteis com inimigos chegando de todos os lados. A todo instante testa a habilidade, a paciência e os reflexos do jogador. Além disso, esse é um jogo de mentalidade japonesa, mesmo na dificuldade mais baixa, o jogador precisará de múltiplas jogadas para chegar até o final. Para os mais determinados, fazer o jogo no estilo 1CC (sem usar continues) será um desafio e tanto.
Algumas melhorias e opções para ajudar
Raiden V: Director’s Cut conta com o sistema de Cheer Attack. Após uma barra ficar completa, basta ativá-la para deixar a arma secundária mais potente e rápida por alguns segundos. Muito bom para enfrentar aquele chefe difícil que está oferecendo um pouco mais de resistência. As tradicionais bombas não ficaram de fora. Também existe a opção de aumentar a quantidade delas logo no início do jogo. Da mesma forma, podemos dobrar o escudo da nave no menu de opções, ideal para quem deseja terminar o jogo no modo 1CC.
Para facilitar mais um pouco, existem missões secundárias de coleta de medalhas que garantem mais fadas e bombas como recompensas. As fadas são de grande valia. Caso você seja atingido, ter elas em seu inventário ajuda na recomposição de seu escudo. Entretanto, é estratégico racionar o uso de bombas e fadas durante o jogo, pois a dificuldade cresce muito perto do final.
A novidade aqui é poder mapear os botões do joystick do jeito que o jogador preferir. Quer uma configuração mais adaptável e de fácil manuseio? Fique à vontade para mudar.
Campanha curta mas fator replay longo
O tradicional Modo História está presente. Mesmo finalizado em menos de 1 hora com o uso de continues, o jogo apresenta vários percursos para serem completados. Conforme a porcentagem de inimigos abatidos por cenários que obtemos, um rank surge e outras rotas são concedidas, conferindo assim uma campanha sempre renovada conforme nossa atuação pelos cenários.
Completando rotas diferentes também asseguramos outros finais (no total são 6 finais distintos). Outro recurso útil que chega em mãos é que os cenários são divididos em cenas. Fez algo errado ou perdeu muitos inimigos? O jogo possibilita que você recomece a cena, sem punições ou sem alterar seu rank.
Ainda temos o clássico Modo Boss Rush onde enfrentar os chefes em sequência é um desafio a mais para quem já terminou todo o Modo História. Podemos colocar nossos placares na internet. O jogo possibilita dois jogadores simultaneamente, infelizmente, apenas de forma offline (único ponto negativo de uma forma geral).
Visual bonito, trilha sonora eficaz
O visual é colorido e dinâmico mesmo com o aspecto retrô desse tipo de jogo. Acentua bastante as explosões e os detalhes pelo chão dos cenários (lavas, rios, casas, pontes). Inimigos variados e chefes bem construídos garantem a variedade das fases. Destaque para a aba no canto esquerdo superior que pode lhe oferecer informações preciosas como porcentagem de inimigos abatidos, dicas úteis e o nível das armas.
A trilha sonora traz o cuidado que esses jogos sempre tiveram. Uma orquestra caótica compartilha a mesma tensão que é passar por alguns trechos do jogo. Em contrapartida, alguns jogadores podem se irritar com os constantes diálogos dos pilotos, sobretudo quando a cena precisa ser repetida algumas vezes.
A versão testada de PS4 apresentou uma jogabilidade fluida, não acontecendo quedas de frames e travamentos (o que atrapalha bastante em jogos desse gênero). Também não ocorreram problemas com saves e nem de fechamento brusco do aplicativo.
Considerações finais
Jogadores mais velhos se sentirão satisfeitos com Raiden V: The Director’s Cut. O jogo chega com toda a dificuldade e as características que o consagraram no passado, como também acrescenta muitas opções que ajudam os jogadores que planejam entrar nesse universo, mas que não possuem tanta experiência nesse gênero.
O jogo saiu para Nintendo Switch, PS4, Xbox One, Microsoft Windows.
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