Shift 87

Review | Shift 87: Jogo da memória com elementos de terror

Lançado em julho de 2024, Shift 87 traz consigo uma nova fórmula de terror que vem se popularizando, especialmente em transmissões ao vivo, como visto em The Exit 8. Com uma jogabilidade simples, mas gráficos belos que compensam a ausência de uma história elaborada, o jogo chama a atenção de uma forma diferente.

No controle de um personagem sem nome, o jogador se encontra em um cenário composto por um corredor que leva a um elevador e várias salas ao redor. Basicamente, Shift 87 consiste em explorar esse cenário, memorizar seus detalhes, entrar no elevador, ir até um novo andar e identificar as diferenças em relação ao cenário anterior — essas mudanças são chamadas de “anomalias”.

A proposta do jogo é extremamente simples, mas, infelizmente, também muito curta, já que é possível concluí-lo em cerca de 30 minutos. Repetir os cenários em busca de novas anomalias é um dos fatores que pode estender a vida útil do título, mas ainda assim a experiência não chega a ultrapassar uma hora de jogo.

Outro ponto negativo é a ausência de uma história ou qualquer narrativa mais profunda. Shift 87 utiliza como plano de fundo o fato de que você é um funcionário que precisa investigar as anomalias, mas isso é tudo. Não há nada que instigue o jogador a explorar ou buscar curiosidades, e os personagens — tanto o seu quanto o supervisor, que se comunica pelo rádio — não são desenvolvidos.

Por outro lado, graficamente, Shift 87 é impressionante, com belos visuais e uma riqueza de detalhes. Levando em consideração que o jogo se passa em um único cenário com pequenas mudanças, era de se esperar que os gráficos fossem de alta qualidade, mas, ainda assim, é válido exaltar o trabalho realizado nesse aspecto.

O jogo não conta com legendas em português, algo que, felizmente, não faz muita falta, devido à escassez de diálogos. Quanto ao desempenho, Shift 87 é leve e roda bem em PCs com configurações modestas.

Shift 87 vale a pena?

Shift 87 é uma daquelas experiências curtas e baratas — custando apenas R$ 16,90 na Steam. O jogo oferece gráficos muito bonitos e uma proposta interessante, que ainda está engatinhando e ganhando popularidade, especialmente graças aos streamers. No entanto, pode não agradar a todos os jogadores, principalmente devido à ausência de uma narrativa mais envolvente.

Outras reviews:

Amante de Games desde criança e viciado em caçar platinas. Profissional de TI nas horas vagas. Você me encontra no X: @gennerdouglas