Review | Sonic Origins Plus (PS5)

Junho de 1991, há 32 anos, nascia um dos mascotes mais populares do mundo dos games. Um ouriço carismático, veloz, azul e de tênis vermelho. Sonic fez a infância de muitos jogadores, inclusive a minha, onde tive o primeiro contato em 1998 lá no Mega Drive 3 com o primeiro jogo. Agora em 2023, a coletânea Sonic Origins Plus é uma edição definitiva para os antigos e futuros novos fãs.

Agradecer a Sega por ceder uma cópia para essa Review, lembrando que a versão analisada do jogo é a versão de PS5.

Uma coletânea feita com carinho

A coletânea conta com 4 jogos do ouriço que foram lançados para o Mega Drive e Sega CD, que são os seguintes títulos:

  • Sonic the Hedgehog
  • Sonic the Hedgehog 2
  • Sonic 3 and Knuckles
  • Sonic CD

Todos os jogos citados acima receberam melhorias como suporte ao widescreen e a opção de seleção de personagens, algo que não tinha nos jogos originais. Falando nos jogos originais, eles podem ser acessados nesta versão também para que a gente possa comparar as diferenças.

Para diferenciarmos qual versão é qual, os jogos estão divididos da seguinte forma:

  • Modo aniversário: os jogos tem todas as melhorias da coletânea
  • Modo clássico: os mesmos jogos só que nas versões originais

Um dos itens que podemos notar é que esta coletânea deixa o jogo mais acessível, pois originalmente, quando zeramos nossas vidas, o jogo voltava lá do início, bom, nesta versão não temos isso. Quando jogamos no modo aniversario, podemos morrer o número de vezes que for, não aparecerá uma tela de Game Over, somente irá ou voltar do início daquela fase ou do último checkpoint alcançado. Isso pode irritar os jogadores mais saudositas com essa facilidade.

O jogo possui um modo história, que basicamente te permite jogar os quatros jogos em sequência, é uma boa para quem quer terminar tudo de uma vez. Sugiro que você jogue pela ordem que você preferir, pois alguns tem mais afinidade com algum jogo da franquia e quer começar por ele.

Além disso, temos o modo espelho, onde a fase fica com a orientação da direita para esquerda. E o melhor disso é que ele está disponível nos 4 jogos, é como se você estivesse jogando algo novo, pois até se acostumar você vai levar um certo tempo. Este modo você apenas desbloqueia quando terminar um dos jogos, ou seja, se quiser jogar todos em modo espelhado, precisa finalizar eles no modo normal pelo menos uma vez.

Sobre os personagens, além do Sonic podemos jogar com o Tails e Knuckles em todos os jogos, com exceção do Knuckles em Sonic CD. Os personagens tem skills diferentes que do Sonic, o que faz com que algumas partes fiquem mais fáceis de serem finalizadas, agora, caso você queira mudar o personagem no meio do jogo, isso não é possível. Quando você troca de personagem, automaticamente inicia uma nova fase, e o progresso fica salvo em cada um de acordo com o que você jogou.

Temos também o modo Desafio de Chefões, onde nós temos o combate direto contra todos os chefes de cada fase, e como objetivo matar todos em sequência com apenas 3 vidas, sem nenhum anel. É um modo bem interessante para quem quer algo diferente e desafiador.

Uma adição que tivemos na coletânea é o Modo Missão, onde tem alguns desafios de curto tempo para serem realizados com moedas como recompensa.

As moedas servem para desbloquear itens no museu, como áudios, ilustrações e Filmes. Outra finalidade delas é simplesmente ser uma moeda para repetir as fases especiais de cada jogo. Por exemplo, no primeiro Sonic nós temos que completar todos os desafios para coletar as esmeraldas do caos, caso você falhe em um deles, no jogo original não tinha como pegar novamente, já nessa coletânea, caso você falhe, pode repetir essa fase gastando 1 moeda.

Lançada dia 23 de junho, Sonic Origins Plus contém algumas adições ao jogo, como por exemplo a possibilidade de jogar com a Amy Rose em todos os jogos, Knuckles finalmente disponível no Sonic CD, jogos de Game Gear emulados e novas artes.

Conteúdo da DLC

A gameplay da Amy Rose se assemelha muito a do Sonic do terceiro jogo, pois ela pode acertar alguém com um martelo caso você aperte X duas vezes. Foi uma adição bastante interessante a personagem, já que ela está ganhando bastante espaço no universo de Sonic.

Os jogos de Game Gear infelizmente deixam a desejar, os jogos são meio travados ainda, poderia ter algum tipo de melhoria para podermos desfrutar os jogos, já que o Game Gear tinha uma tela bem minúscula, fazendo o que a resolução não seja lá essas coisas.

Os jogos que estão disponíveis de Game Gear são:

  • Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine™
  • Sonic Blast™
  • Sonic Chaos™
  • Sonic Drift™
  • Sonic Drift 2
  • Sonic Labyrinth™
  • Sonic Spinball™
  • Sonic the Hedgehog (8-bit)
  • Sonic the Hedgehog 2 (8-bit)
  • Sonic Triple Trouble™
  • Tails Adventure™
  • Tails’ Skypatrol™

Conclusão

Se você é um amante da franquia e quer auxiliar alguém que nunca teve contato com o jogo lá no Mega Drive, a coleção Sonic Origins Plus é perfeita. Com mais personagens jogáveis, mais acessibilidade e muita nostalgia, Sonic Origins se torna um jogo que em algum momento o fã precisa dar uma chance, seja para relembrar ou para ensinar futuras gerações a jogar.