Tiny Garden review

Review | Tiny Garden traz um jardim pacífico em meio a bug caótico

Imagine que Polly Pocket lançasse um jogo de jardinagem, nele você teria que cultivar seu jardim em um pequeno espaço, fofo e simples. Assim é praticamente a definição de como Tiny Garden funciona e com uma simples gameplay é divertido e relaxante.

Bom, antes de se tornar relaxante, devo dizer que o jogo, primeiramente, foi um verdadeiro estresse. Isso porque, por algum motivo desconhecido, o jogo simplesmente não abria em meu computador. E após esperar diversas correções, atualizações, contato com os desenvolvedores, finalmente consegui jogá-lo.

Mecânicas e gameplay

Ao estilo de tantos outros milhares de jogos que trazem gameplay de fazenda ou cultivar plantas, Tiny Garden tenta ser mais simplório. Pelo menos para mim, a experiência foi algo mais próximo do lendário Colheita Feliz.

Logo de início temos apenas seis espaços de terra para plantar. À medida que a progressão acontece, podemos comprar mais espaços. O mesmo vale para as sementes, uma vez que de início temos acesso a poucas delas, sendo uma das principais a cenoura.

Tiny Garden traz um sistema de manivela, basicamente assim que finalizamos nosso cultivo do dia, podemos girar a manivela ao lado da caixinha onde fica o nosso jardim e avançar para o dia seguinte. Avançar ao dia seguinte significa que seu jardim vai ter evoluído, podendo até ser o momento para colher.

Cada item colhido gera créditos para investir em novas sementes. Além das sementes, também é possível adquirir decorações para sua caixinha estilo Polly Pocket. Os itens decorativos não tem nenhum valor extra sobre sua colheita, mas deixam aberto para os jogadores explorarem a criatividade para um charme extra.

  • Tiny Garden review
  • Jardim fofinho

No quesito sementes, Tiny Garden segue um padrão de vários outros jogos, onde temos uma vasta possibilidade, indo de cactos, cenouras, repolho e até alguns tipos de flores. Não ficando atrás no quesito variedade e diversão.

Infelizmente o jogo não conta com legendas em português do Brasil, o que pode afastar jogadores mais casuais de jogos. Bem como, a falta de localização pode afastar até mesmo o público infantil, uma vez que Tiny Garden seria uma ótima opção.

Tiny Garden vale a pena?

Apesar dos problemas que tive para conseguir finalmente fazer o jogo funcionar, demora para correções e melhorias para que Tiny Garden ficasse estável nos computadores, o título é comercializado por R$ 41,99 no Steam. Com isso, o preço no final acaba sendo um atrativo para quem deseja testar e dar uma chance, infelizmente a falta de localização PT-BR fará falta.

Portanto, se você gosta de cuidar de plantações ao estilo fazendinha e está cansado de jogar no celular, Tiny Garden será uma aventura relaxante. Mesmo com a proposta pouco inovadora quanto ao que já tem disponível no mercado, o título é simples, divertido e pode te render boas horas de muita organização e plantio.

Vale lembrar que o jogo está disponível apenas para PC, com previsão de chegar ao consoles até o final de 2025.

Outras reviews:

Amante de Games desde criança e viciado em caçar platinas. Profissional de TI nas horas vagas. Você me encontra no X: @gennerdouglas