A Academia Brasileira de Cinema divulgou na segunda-feira (8) os seis finalistas que disputam a chance de representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. O longa escolhido será definido em reunião no próximo dia 15 de setembro.
A seleção, porém, não garante vaga direta na premiação: cada país envia um título, e cabe à Academy of Motion Picture Arts and Sciences fazer a triagem oficial dos indicados.
Confira os finalistas brasileiros:
- “Baby”, de Marcelo Caetano – Leia a crítica
 - “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal – Leia a crítica
 - “Manas”, de Marianna Brennand– Leia a crítica
 - “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho
 - “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro – Leia a crítica
 - “Oeste Outra Vez”, de Érico Rassi – Leia a crítica
 
Entre os finalistas, O Agente Secreto ganhou destaque ao levar os prêmios de Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes. Já O Último Azul conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim, enquanto Oeste Outra Vez venceu o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado em 2024.
Os demais títulos da lista — Baby, Manas e Kasa Branca — também acumulam prêmios em eventos internacionais e foram selecionados a partir de uma pré-lista com 16 produções nacionais, revelada pela Academia no mês passado.
A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março. Na edição anterior, o Brasil celebrou sua primeira estatueta na categoria com “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles.
Leia também:
- Bugonia | Novo filme do diretor Yorgos Lanthimos com Emma Stone será exibido na 49ª Mostra de SP
 - Invocação do Mal 4 quebra recorde nas bilheterias e se torna a amaior estreia de terror da história
 - ‘Father Mother Sister Brother’, de Jim Jarmusch, ganha o Leão de Ouro em Veneza; veja a lista completa dos vencedores
 
							
					
							








							



Deixe uma resposta