Crítica | Oeste Outra Vez: O melhor filme do ano é um faroeste com bêbados que sequer sabem atirar
O2 Play Filmes/Divulgação

Seis filmes disputam vaga do Brasil no Oscar 2026

Longa selecionado será anunciado no dia 15 de setembro

A Academia Brasileira de Cinema divulgou na segunda-feira (8) os seis finalistas que disputam a chance de representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. O longa escolhido será definido em reunião no próximo dia 15 de setembro.

A seleção, porém, não garante vaga direta na premiação: cada país envia um título, e cabe à Academy of Motion Picture Arts and Sciences fazer a triagem oficial dos indicados.

Confira os finalistas brasileiros:

Entre os finalistas, O Agente Secreto ganhou destaque ao levar os prêmios de Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes. Já O Último Azul conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim, enquanto Oeste Outra Vez venceu o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado em 2024.

Os demais títulos da lista — Baby, Manas e Kasa Branca — também acumulam prêmios em eventos internacionais e foram selecionados a partir de uma pré-lista com 16 produções nacionais, revelada pela Academia no mês passado.

A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março. Na edição anterior, o Brasil celebrou sua primeira estatueta na categoria com “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles.

Leia também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.