O misterioso vilão de Star Wars: o Acólito foi revelado, mas sua aparição traz mais perguntas que respostas sobre quem ele é exatamente

*SPOILERS DO 5º EPISÓDIO*

No quinto episódio de Star Wars: o Acólito, descobrimos quem é a figura mascarada por trás dos assassinatos dos Jedi pela galáxia, além de outras conexões entre organizações que usam a Força além dos Jedi e Sith. A primeira reviravolta é que o vilão é Quimir, o parceiro de Mae em sua jornada por vingança. Além do sabre de luz vermelho, trajes pretos e máscara à la Darth Vader, é razoável dizer que ele seja um Sith. Inclusive, ele mesmo diz ao mestre Sol que ele poderia ser chamado como um.

Contudo, a revelação nos deu mais perguntas do que respostas sobre a história: qual é o motivo de matar os Jedi? Será ele mesmo um Sith ou talvez de outra organização que usa a Força, como Osha e Mae? Por que Sol não reconheceu o sabre de luz vermelho como um Sith? Embora o roteiro tenha nos dado pistas, algumas dúvidas ainda persistem sobre a identidade do novo vilão e o que isso representa para o futuro de Star Wars.

É Sith ou não?

É bastante curioso como Sol não identificou Quimir como um Sith, já que as duas ordens são inimigos milenares e bem recorrentes em toda a franquia. Em Episódio I: A Ameaça Fantasma, o conselho Jedi admite que os Sith não existem mais desde a sua destruição a mais de um milênio atrás. Vale lembrar que os acontecimentos da série se passam cem anos antes dos prequels. Além disso, os Sith estavam escondidos durante esse tempo, planejando sua vingança contra os Jedi.

Durante os episódios, houve alguns sinais que Quimir possa ser um Sith: o sabre vermelho e ele ter recitado o código dos Sith com Mae; tudo indica que ele pode ser um devoto do Lado Sombrio da Força. Além disso, o desejo dele ter uma aprendiz (ou acolíto) está ligado à infame Regra dos Dois, ditando que os Sith sempre devem ter dois: mestre e aprendiz.

Apesar disso, Star Wars: o Acólito parece querer evocar conexão com Quimir e Kylo Ren da nova trilogia. Em primeiro lugar, o tema do vilão interpretado por Adam Driver (“Infiltrado na Klan”) é tocado no início e no final do episódio, fazendo uma comparação entre o antagonista da série e Kylo Ren. Além disso, o próprio estilo de luta de Quimir, sua máscara e seu traje mais rústico, aparecem mais com a figura de Kylo do que o estilo de Darth Sidius, Darth Tyranus ou Darth Vader.

Não seria algo novo mostrar algo da nova trilogia, como em Andor mostrando os clones de Snoke. O que parece é que as séries de Star Wars estão criando um novo universo para a franquia, ressignificando algumas coisas e surgindo com novas ideias a serem exploradas. Se Quimir não é um Sith, talvez seja um membro dos Cavaleiros de Ren, um grupo apresentado nos novos filmes e pouco explorado. O motivo pelo qual ele mencionou os rivais dos Jedi pode ser porque as duas ordens são as mais conhecidas em usar a Força e desconhecerem outros grupos.

Leia também

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *