Reprodução / Max

The Last of Us 2×4 | As diferenças entre o episódio da série e o jogo

O novo episódio de The Last of Us está oficialmente entre nós. Após mais uma semana de espera, finalmente o público teve a chance de ver a continuação dessa história. No último episódio, Ellie e Dina haviam acabado de chegar em Seattle, onde um exército dos WLF (Wolves) exerce domínio.

Seguindo a tradição das últimas quatro semanas, separamos aqui os principais momentos do episódio e explicaremos as diferenças mais marcante em relação ao jogo. Já adianto que o capítulo em questão é conta com mais diferenças em relação às duas mídias, com mudanças tanto positivas quanto negativas.

The Last of Us – Episódio 4

O episódio começa logo com uma cena inédita, criada somente para o seriado. Aqui, acompanhamos um combio da FEDRA, com soldados conversando e se divertindo entre si. Em seguida, conhecemos Isaac (Jeffrey Wright) o general daquele pelotão.

A cena prossegue com o pelotão sendo interrompido por um grupo de pessoas na rua. Lidando com a situação, Isaac sai do veículo em que estava os outros soldados e se direciona ao grupo na rua, procurando por uma líder. Entretando, a partir daí conhecemos as verdadeiras intenções de Isaac.

Logo após solicitar com que um soldado específico o acompanhasse na abordagem, Isaac joga uma granada no veículo e elimina todo o pelotão, se juntando com o grupo na rua. A cena mostra como o personagem se juntou aos WLF e como eventualmente veio a se tornar o líder.

No jogo The Last of Us, a cena em questão não existe. Isaac aparece somente na segunda metade da história, já apresentado como o líder do WLF. A série optou por apresentar o personagem já no início, levando em consideração a importância do mesmo no decorrer da trama.

Estúdio de TV

Após uma sequência de cenas extremamente fieis à obra original, The Last of Us trouxe mudanças simples na sequência. Primeiramente, usando um binóculo, Ellie e Dina avistam um estúdio de TV com a logo dos WLF estampada em uma antena. No jogo, elas são sequestradas pelos WLF, eventualmente conseguindo escapar e descobrir a localização do estúdio de TV.

Em uma outra mudança, a dupla opta por se esconder e esperar o anoitecer para enfim caminhar até o local. No jogo, porém, elas avançam para o estúdio de TV ainda de dia. As cenas seguintes acontecem praticamente iguais ao jogo, com excessão ao período do dia.

Isaac e os Serafitas

Entretanto, uma nova cena inédita aparece na sequência. Aqui, observamos Isaac já como o líder da WLF, fazendo um monólogo intenso. O personagem aparece torturando um Serafita, com o objetivo que adquirir informações sobre os próximos ataques do grupo.

A cena em questão não é mostrada nos jogos, porém, é mencionado no início que Isaac e os WLF tinham o costume de usar tortura como método de adquirir informação dos Serafitas. O seriado optou por inserir essa cena para estabelecer o conflito entre os dois grupos e ainda destacar a crueldade de Isaac.

A confissão de Ellie

Após fugirem do estúdio, Ellie e Dina vão parar em uma estação de metrô subterrânea repleta de infectados. Após uma cena intensa de perseguição, Ellie recebe uma mordida ao tentar salvar Dina, revelando sua imunidade ao fungo. Entretando, o jogo apresenta uma versão ligeiramente diferente do ocorrido.

No game, Ellie e Dina encontram esporos no metrô, fazendo com que elas precisem usar máscaras. Em meio à confusão, a máscara de Ellie quebra, a obrigando a confessar a imunidade para impedir que Dina tirasse a própria máscara para salvá-la.

O Teatro

Saindo do metrô, a dupla encontra refúgio em um teatro abandonado perto do local. É aqui que o grande clímax do episódio acontece, porém de uma maneira diferente à do jogo. No seriado, ao chegarem no teatro, Dina ameaça atirar em Ellie.

Acontece que, como Ellie foi mordida na frente da Dina na versão mostrada na série, ela estaria automáticamente infectada. Por isso, a cena mostra a tensão entre as duas no teatro, até o momento em que Ellie consegue conquistar a confiança da parceira e a convence.

Após o confronto, Dina confessa estar grávida e beija Ellie logo em seguida, em uma cena íntima e intensa entre as duas. Toda essa sequência acontece de uma maneira diferente no jogo, porém. No game, Dina fica em dúvida após ver Ellie respirando esporos na cena anterior.

Na sequência, elas conversam e Ellie menciona ter sido mordida quando mais nova, evento que originou sua tatuagem. Em seguida, após digerir a informação, Dina revela a gravidez. Diferentemente do seriado, porém, a informação não é recebida com bom humor.

No jogo, naquela altura, Ellie e Dina já haviam enfrentado diversas situações perigosas, desde lutas com infectados até explosões e emboscadas. Neste contexto, a revelação da gravidez vem como um golpe para a dupla, principalmente para Ellie, que não podia mais contar com a ajuda de Dina na jornada. A partir deste momento, no jogo, Dina não entraria mais em ação e ficaria escondida no teatro.

O Final

A cena final, por fim, também acontece de maneiras diferentes nas duas mídias. No seriado, Dina e Ellie acordar e escutam um chamado no rádio dos WLF, que chamava reforços em Hillcrest após um ataque dos Serafitas. Após ouvir a mensagem, o episódio acaba com a dupla de mãos dadas enquanto olham para o local em questão em chamas após o ataque.

No jogo, Ellie acorda e encontra Dina estudando um mapa de Seattle. A personagem conseguiu, sozinha, decifrar os códigos dos WLF passados pelo rádio e descobrindo os locais usados como base pelo grupo. Em seguida, o rádio recebe um chamado novamente, solicitando reforços em Hillcrest após um ataque misterioso de um homem. Este homem, no caso, é Tommy, que, na série, ainda não apareceu desde o ataque em Jackson.

Estas são as principais mudanças encontradas no quarto episódio de The Last of Us. O seriado recebe novos episódios todo domingo, às 22h, transmitidos ao vivo pela HBO Max. É esperado que o próximo capítulo seja o mais tenso da temporada até então,

Leia também: