the last of us mobile
Reprodução | Steam

The Last of Us quase ganhou versão mobile em parceria entre Sony e Tencent

Projeto chegou a ser discutido, mas foi descartado após divergências que envolvem a franquia Horizon

Já pensou jogar uma versão de The Last of Us no celular? Pois é, isso quase aconteceu. A revelação veio à tona durante o julgamento entre a Sony e a Tencent, que expôs detalhes sobre negociações antigas envolvendo a franquia.

De acordo com o site The Game Post, documentos do processo mostram que Olivier Courtemanche, líder dos esforços da PlayStation Mobile, chegou a viajar até a China para conversar com a Tencent sobre a possibilidade de desenvolver um jogo ambientado no universo de The Last of Us.

Mas a história começou um pouco antes. Em 2024, a Tencent apresentou à PlayStation uma proposta chamada “Projeto Z”, que visava uma colaboração usando a franquia Horizon. No entanto, a Sony recusou o plano, alegando que não tinha interesse em licenciar a propriedade intelectual de Horizon.

A resposta da Tencent foi imediata. A empresa afirmou que só trabalharia em algo relacionado a Horizon. Isso porque os desenvolvedores da Aurora Studios eram grandes fãs da saga protagonizada por Aloy e o trabalho inicial no Projeto Z já teria sido pensado em sinergia com essa franquia.

Mesmo após a negativa, Olivier viajou até a China acreditando que as conversas seguiriam para um jogo inspirado em The Last of Us. Porém, a reunião acabou retomando o tema Horizon, e a proposta foi novamente rejeitada.

O impasse acabou culminando em Light of Motiram, projeto que se tornou um dos pontos centrais do embate judicial entre a Sony e a Tencent.

Sobre The Last of Us

The Last of Us é uma franquia de jogos criada pela Naughty Dog que se passa em um mundo pós-apocalíptico devastado por um fungo que transforma humanos em criaturas violentas.

A trama acompanha então Joel e Ellie, dois sobreviventes que desenvolvem uma forte ligação enquanto enfrentam perigos tanto de infectados quanto de outros humanos. O primeiro jogo, lançado assim em 2013, foi aclamado por sua narrativa envolvente e personagens profundos, ganhando uma sequência em 2020.

O sucesso da franquia resultou então em uma adaptação em forma de série pela HBO, estrelada por Pedro Pascal e Bella Ramsey. A obra trouxe novos elementos à história, expandindo o universo dos jogos e conquistando tanto fãs quanto novos espectadores. 

Leia também:

Colaborador do Conecta Geek desde 2024, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minhas maiores paixões à minha vocação através da produção de conteúdo. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o o universo geek, o automobilismo e os esportes em geral, principalmente o futebol. Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Editor-chefe nos portais R7 Lorena e iG In Magazine e fui Colaborador do portal esportivo Torcedores.