Criadores de Tibia se surpreendem com fama do jogo no Brasil: ‘não é muito conhecido na Alemanha’

“Tibia não é muito conhecido na Alemanha, na verdade. Então, é realmente fascinante que tantas pessoas conheçam o jogo aqui”, confessou Benjamin Zuckerer, diretor administrativo do estúdio CipSoft, em entrevista concedida a equipe do Conecta Geek durante nossa cobertura da gamescom latam 2024.

Confira a entrevista em vídeo na íntegra:

Além de Zuckerer, também tivemos a oportunidade de conversar com Stephan Vogler, um dos criadores do jogo Tibia e co-fundador da empresa da CipSoft. A dupla foi uma das atrações da convenção que veio ao público por meio de variados estandes de jogos. Dos nostálgicos aos atuais, fãs interagiram às novidades e imergiram no passado com peças de tabuleiros, cartas e games virais da época. A exemplo, Tibia, desenvolvido pela empresa CipSoft, que bombou nas lan houses brasileiras no início dos anos 2000. Diante disso, o Conecta Geek conversou com Stephan Vogler e Benjamin Zuckerer sobre a fama da criação e de seu recente lançamento, Persist Online

Criadores doe Tibia se mostram surpreso pela fama do jogo no Brasil, que é mais popular que na Alemanha, país natal do estúdio (Foto: Reprodução/Tibia).

Nos últimos dias muitas pessoas disseram pra nós que jogavam Tibia quando eram adolescentes ou que jogam há mais de 10 anos…É realmente tocante todas estas histórias. Alguns disseram que estão na indústria de games porque jogavam Tibia quando eram jovens, então nós realmente inspiramos muita gente…o que é muito legal de saber.”

Afirmou Vogler.

Tibia não é muito conhecido na Alemanha, na verdade. Então, é realmente fascinante que tantas pessoas conheçam o jogo aqui. E todos são tão alegres conversando com a gente…Eu realmente sou muito agradecido por isso”

Confessou Zuckerer, Diretor Administrativo da CipSoft.

Persist Online

Na última quarta-feira (26) durante o evento, a CipSoft divulgou o novo trailer de Persist Online, que traz uma nova experiência de MMORPG por meio da temática zumbi. Os desenvolvedores ressaltaram se possuem algum receio com o lançamento.

É sempre muito difícil construir um jogo porque você não sabe como as pessoas irão reagir. Agora temos 14 trabalhando no Persist Online, e já tivemos muitos feedbacks dos  jogadores logo antes do anúncio. Algumas pessoas descobriram o jogo e já testaram. Então esse feedback nos deixou bastante confiantes de que há algo que as pessoas vão gostar e que vai repercutir. Até agora as reações têm sido muito boas.

Pontuou Benjamin.

Não há receio algum, na verdade. Nós realmente achamos que Persist Online e Tibia compartilham bastante do mesmo acordeão, então ambos os jogos dão muita liberdade aos jogadores.Você define seus próprios objetivos, explorar o mundo ou obter habilidades realmente boas e ficar realmente poderoso. Sabemos que os jogadores gostam disto socialmente, temos muitas listas de desejos do Brasil. Então os jogadores brasileiros estão realmente respondendo muito bem a Persist Online.

Enfatizou Stephan.

Tibia vs Persist Online

Ainda questionamos se os criadores possuem algum plano para repetir o efeito cultural gamer de Tibia com Persist Online no Brasil: 

Persist Online tem o mesmo DNA que Tibia. Queríamos criar algo com o qual crescemos desde a infância, que são jogos que lhe dão liberdade de escolha. Hoje em dia muitos jogos te guiam, dizem o que fazer e te recompensam por fazer isso…Tibia e Persist Online não fazem isso. Eles te dão a escolha de fazer coisas boas e ruins. Você terá que arcar com as consequências. E eu acho que muita gente sente falta disso em jogos modernos

Pontuou Ben.

Persist Online será lançado para Windows, macOS e Linux via Steam. Para acompanhar as novidades sobre o jogo, você pode adicioná-lo à sua lista de desejos.

Leia também:

Jornalista, Repórter de Cultura Pop e Crítica de Cinema | contatoliviasc@gmail.com