Void Crew review

Review | Void Crew é um game de cooperação espacial que carece de conteúdo

Após alcançar certo sucesso no PC, sendo lançado no final de novembro de 2024, Void Crew chegou agora em setembro de 2025 aos consoles. Com foco cooperativo de até 6 jogadores, esta versão tenta obter o mesmo feito.

Void Crew é um roguelite de exploração espacial. Apesar de ser possível jogá-lo sozinho, esta não é a melhor das opções. O jogo desde o começo orienta que para uma melhor experiência deve-se juntar pelo menos 4 jogadores.

Aqui, o foco é apenas na exploração, realizando missões, que podem ser selecionadas na base, chamada apenas de Centro de Comando. Assim como escolha da nave, armas, equipamentos e etc, tudo é feito na base antes de partir, servindo como zona neutra, até para encontrar outros jogadores.

Logo no tutorial é entendível o porquê de Void Crew poder ser jogado em equipe. Na nave, temos que nos deslocar frequentemente e se estivermos sozinhos, seja para pilotar, assumir armas para atirar ou realizar reparos pela nave, as coisas se complicam.

Particularmente a mecânica é interessante, chegando a dar uma sensação de imersão pela tentativa de simular um certo realismo. Por exemplo, para sair da nave temos que vestir o traje, despressurizar a cabine e aí sim sair. Além disso, é necessário ficar de olho no oxigênio, pois se ele acabar, o resultado pode ser fatal.

Outra mecânica que vale elogio é durante a pilotagem da nave, quando vamos fazer o salto até o destino. É necessário, literalmente, apertar o cinto para que seu personagem não se desintegre no espaço.  

Apesar de estarmos falando de um roguelite, as mecânicas do gênero são bem simples. Basicamente exploramos, concluímos missões, coletamos recursos para trocar por créditos que permitem melhorar nave, equipamentos e etc. 

Em caso de morte durante a missão, reiniciamos todo o ciclo de sequência das missões, voltando a organização de partida. Vale dizer que todas as melhorias adquiridas são mantidas para uma nova tentativa.

Gráficos sem vida

A parte gráfica foi onde Void Crew, de longe, mais decepcionou este resenhista. Os gráficos são ultrapassados e soam sem vida. Em determinados momentos, tamanha repetição de tons de cores chegam a beirar o enjoativo. 

Por outro lado, o desempenho foi satisfatório e não houve problemas com quedas de quadros. Entretanto, Void Crew não tem opções gráficas como outros jogos, como por exemplo modo Desempenho ou Qualidade. A sensação é a de que ele foi portado para os consoles às pressas.

Infelizmente, no fator replay o game perde muito. Com algumas horas, mesmo em um grupo de amigos, ele começa a se tornar repetitivo e cansativo. Em pouco tempo, já ficamos carentes por receber mais conteúdo – algo importante para manter os jogadores interessados na proposta.

Void Crew vale a pena?

Mesmo que você seja um grande fã de exploração espacial, Void Crew é um daqueles jogos que provavelmente vai te prender nas horas iniciais por curiosidade. Porém, ao longo do tempo, ele vai se tornar cansativo ao ponto de dropar. A falta de conteúdo constante, mesmo que recém-lançado nos consoles, é uma das reclamações da comunidade no PC. 

Ele até traz boas mecânicas complexas que deixam tudo mais imersivo, mas isso não é o suficiente para se consolidar como uma recomendação. Em resumo: Void Crew é um daqueles games pelos quais vale mais a pena esperar que apareça nos serviços de assinatura para ser testado.

Outras reviews:

Amante de Games desde criança e viciado em caçar platinas. Profissional de TI nas horas vagas. Você me encontra no X: @gennerdouglas