Rally Arcade Classics review

Review | Rally Arcade Classics é uma boa opção para jogadores casuais

Lançado em setembro de 2024 para o PC e em junho de 2025 para os consoles como PlayStation, Xbox e Switch, Rally Arcade Classics traz carros lendários do rally dos anos 70, 80 e 90. A diferença é que o título foca em ser um jogo arcade, fugindo do realismo que afasta muitos jogadores de jogos de rally, especialmente.

Modos de jogo

Antes de acessar o principal modo, Tour, é necessário concluir as Licenças. As classes das licenças vão de C a S2, representando cada categoria do Tour.

Indo para o modo Tour temos quatro tipos de eventos, sendo eles: Time Attack, Versus, Drift e Corrida.

O Time Attack enfrentamos o relógio para concluir a corrida, variando o tempo alvo entre bronze, prata e ouro. Já o Versus começamos em segundo lugar e temos que ultrapassar o primeiro antes do final para ganhar. Basicamente o Corrida segue o mesmo modelo, mas é contra quatro oponentes. Enquanto o Drift é auto explicativo.

Outro modo que temos presente em Rally Arcade Classics é o próprio Rally. Esse representa as corridas em sua estrutura de como funciona no campeonato oficial. É dividido entre quatro países e ao longo de até 11 etapas disputadas quem conclui do ponto A ao ponto B em menor tempo, é o vencedor.

Além disso, temos o modo Arcade, que consiste em uma corrida dividida por estágios, onde enfrentamos 14 outros pilotos. Seguindo a mesma premissa do ponto A ao B, mas passando os adversários no percurso.

Outros modos são Cronometrado, no qual você pode selecionar sua pista favorita e tentar bater seu próprio tempo, servindo como um treino. E o Eventos, onde você pode jogar os mesmos tipos de eventos do Tour, mas com a diferença que é online, contra jogadores ao redor do mundo.

Em Rally Arcade Classics temos 3 classes de veículos, divididas por potência, ano, tração e etc. São eles a FWD, que seria a tração dianteira e carros dos anos 70. RWD sendo tração traseira e veículos voltados aos anos 80. Por último o AWD, tração nas quatro rodas, já focado em carros dos anos 90 e 2000. Com um total de cerca de 45 veículos no jogo.

Jogabilidade, trilha sonora e mais

No quesito jogabilidade Rally Arcade Classics faz jus ao nome sendo um jogo bem arcade e fácil. Controlar o carro, mesmo nas curvas, é tranquilo e particularmente, mais atraente para jogadores casuais.

Um detalhe é que o jogo não tem opção de dano, então a física de batidas é um pouco esquisita. Às vezes passa a sensação que os carros são feitos de borracha, em outros momentos que são de papel.

Enquanto isso, a trilha sonora fica devendo em uma maior variedade. Com faixas somente instrumentais, a trilha começa a ficar repetitiva com poucas horas jogadas. Assim como os efeitos sonoros dos carros, que a todo momento se repetem, independente do modelo do veículo.

Graficamente Rally Arcade Classics é agradável, mas longe de ser gráficos da atual geração dos consoles. Na verdade, o jogo tenta ser mais nostálgico como jogos clássicos dos anos 90, mas sem os visuais pixelados da época.

Apesar de uma boa variedade de pistas, infelizmente o jogo sofre com a pouca variação da ambientação ao fundo. Mesmo em uma sequência de pistas em países diferentes, os cenários passam a sensação de que é o mesmo local, com mudanças sutis nas árvores ou montanhas, por exemplo.

Rally Arcade Classics vale a pena?

Com uma jogabilidade arcade, saindo do padrão simulador dos jogos de rally e gráficos mais simples, Rally Arcade Classics é uma ótima opção para jogadores mais casuais e que buscam um jogo de rally apenas para relaxar. 

Aqui você não enfrentará corridas exageradamente longas como em Dirt ou WRC e nem terá que manejar os danos do seu carro igual aos simuladores. Apenas concluir as etapas, buscando a melhor posição possível e se divertindo no meio do processo.

Análise realizada com código cedido pela NETK2GAMES.

Outras reviews:

Amante de Games desde criança e viciado em caçar platinas. Profissional de TI nas horas vagas. Você me encontra no X: @gennerdouglas