No dia 17 de abril, a Netflix divulgou em seus canais oficiais o teaser de uma de suas mais novas produções. Cem Anos de Solidão, é uma adaptação da obra, de mesmo título, escrita por Gabriel García Márquez. Durante seus 1 minuto e 31 segundos, as imagens da série já emocionam e prometem muito.
Aqui está disponível o teaser publicado pela Netflix:
Sobre a obra
Publicada em 1967, em Bueno Aires, na Argentina, a obra do escritor Colombiano Gabriel García Márquez é, considerada uma das principais obras da literatura latino-americana, e um dos livros mais lidos e traduzidos ao redor do mundo. Em 2007, no 4º Congresso Internacional da Língua Espanhola, sediado em Cartagena, na Colômbia, a obra de Márquez foi apresentada como a segunda maior e mais importante da literatura hispânica, tendo sido desbancada apenas pelo clássico Dom Quixote de la Mancha.
Além disso, Cem Anos de Solidão, é categorizada como um livro de estilo realismo mágico e romance histórico. Com certeza, esta é a maior obra feita por Gabriel García Márquez. Distribuída pela editora Editorial Sudamericana, atualmente, 50 milhões de exemplares foram vendidos, com tradução para 46 idiomas diferentes.
A obra que segue vários caminhos e conta a história da família Buendía-Iguarán, que fundou e reside no vilarejo fictício de Macondo, em uma área remota da América Latina. Formada por José Arcadio Buendía e Úrsula Iguáran a primeira geração desta família foi composta por três filhos: José Arcadio, o trabalhador, Aurelino, o filosofo introvertido e Amaranta, a dona de casa. Mais tarde, Rebeca, que era uma órfã da antiga vila do patriarca e da matriarca da família foi enviada até eles, que a acolheram.
A trama se desenvolve e segue as histórias das futuras gerações da família, acompanhando a sua árvore genealógica, até chegar em seus trinetos (4ª geração da família). Estes sempre tiveram a companhia de Úrsula, que viveu entre 115-122 anos, não é claro). Com isso, a trisavó da família se da conta de alguns padrões que, de geração em geração, foram carregados por seus descendentes. Tais padrões se associam aos nomes dos primeiros irmãos: José Arcadio tendem a ser extrovertidos, impulsivos e mais trabalhadores; Já os Aurelianos são mais tranquilos, estudiosos e introvertidos.
Ao longo da história, os Aurelianos recebem a missão de decifrar os misteriosos pergaminhos do cigano Melquíades. Este foi um amigo de José Arcadio Buendía. Nestes pergaminhos está contida a história da família. Tais histórias, rodeadas de drama, só serão decifradas quando o último da linhagem da família, estiver à beira da morte.
Quem foi Gabriel García Márquez
Gabriel José García Márquez, ou simplesmente Gabo, é um colombiano nascido em 1927, em Aracataca. Sua carreira foi contruída com passagens pelo jornalismo, edição, ativismo e pelas políticas colombianas, além é claro, da escrita. Gabo, é consagrado como um dos mais importantes autores do século XX. Em 1982, pelo conjunto de sua obra foi condecorado com o Prêmio Nobel de Literatura. Seguindo a linha das premiações, alguns anos antes de seu Nobel, em 1972, Gabriel foi laureado com o Prêmio Internacional Neusradt de Literatura (premiação norte americana de literatura). Ele também marcou o chamado “realismo mágico” na literatura latino-americana.
Após uma vida de conquistas, foi apenas em 2014, na Cidade do México, onde estava morando, que ele faleceu, após ter viajado toda a Europa e ter construído um legado pra lá de marcante na América Latina e no mundo. Gabriel José García Márquez, deixou seu filho, o cineasta Rodrigo García.
Além de Cem Anos de Solidão, o autor também escreveu outros clássicos como:
- La Hojarasca (A revoada ou O enterro do diabo, em algumas edições em português), seu primeiro romance, publicado em 1955;
- Relato de um náufrago, que conta a história verídica do naufrágio de Luis Alejandro Velasco;
- O outono do patriarca, de 1975;
- Crônica de uma Morte Anunciada, publicado em 1981;
- O amor nos tempos do cólera, publicado em 1985, foi seu último grande sucesso;
- Viver para Contar, autobiografia publicada em 2002.
A Netflix, além de ter produzido Cem Anos de Solidão, lançou em 2015, um documentário chamado Gabo: A Criação de Gabriel García Márquez. A produção de uma hora e meia conta quem foi o autor, do ponto de vista de amigos, colegas e admiradores.
Enfim, a série Cem Anos de Solidão ainda está sem data definida para o seu lançamento. Contudo, a Netflix garantiu que a produção, de 16 episódios, será lançada ainda em 2024.
2 Comentários