Especial Dia do Rock | as 10 melhores bandas fictícias da cultura pop

Especial Dia do Rock | As 10 melhores bandas fictícias da cultura pop

Já assistiu um filme ou série e ouviu uma música tão boa que parecia que a banda parecia de verdade? Pois, nesse especial lhes apresentamos ótimas bandas de rock para essa data.

A história do rock sempre esteve muito ligada com outras mídias para além da música. O estilo musical – de de vida – nasceu como um grito dos excluídos no blues e popularizado por homens brancos a partir dos anos 1950 é marcado pelo impacto cultural político, na moda e também no audiovisual. E neste dia 13 de julho, quando comemora-se o Dia Mundial do Rock, o Conecta Geek foi atrás de descobrir quais são as 10 bandas fictícias mais icônicas do mundo da cultura pop. Confira:

10 – Mouse Rat | Parks and Recreation

Em Parks and Recreation Andy Dwyer (Chris Pratt) tem como segundo “trabalho” a sua banda Mouse Rat. O grupo conta com composições inspiradas nos acontecimentos da cidade de Pawnee, como “The Pit”, que fala sobre um grande buraco que trouxe problemas aos cidadãos de lá, ou ainda “5000 Candles in the Wind”, em homenagem ao mini-cavalo Li’l Sebastian, mascote da cidade.

As músicas contam com letras profundas melodias carregadas, levando a criação da banda bem a sério, apesar de ser uma série de comédia. A banda foi criada com inspiração na clássica Dave Matthews Band, com uma mistura de Pearl Jam, inclusive com a voz de Andy emulando à de Eddie Veder.

9 – Pink Slip | Sexta-Feira Muito Louca

Sucesso dos anos 2000, Sexta-Feira Muito Louca é uma comédia adolescente que chamou a atenção não só por ter no elenco a atriz Jamie Lee Curtis como Tess Coleman, e Lindsay Lohan como Anna Coleman, que na época estava em seu auge, como também pela parte musical.

A jovem protagonista não se dá bem com a mãe e tem a banda de rock Pink Slip como uma válvula de escape da sua dura vida de adolescente, e é quando entra a comédia da trama: as duas trocam de corpo após uma discussão em um restaurante chinês e a matriarca começa a entender como é viver na pele da filha. O longa foi muito bem recebido pela crítica e é lembrado até hoje – e agora terá uma continuação!.

8 – Daisy Jones & The Six | Daisy Jones & The Six

A banda Daisy Jones & The Six já chegou às telas com um hype muito positivo. A série do Prime Video se baseia no livro homônimo que conta a história da banda dos anos 70 que dominava as paradas de sucesso e conquistava uma multidão. O famoso livro da escritora Taylor Jenkins Reid, que parecia retratar um documental de uma banda real, fez com que Daisy Jones & The Six conquistasse ainda mais a popularidade após a história ser retratada na série. Outro detalhe é que a cantora Daisy Jones é interpretada por ninguém mesmo que Riley Keough, que é neta de Elvis Presley na vida real.

7 – Vagabanda | Malhação

Especial Dia do Rock | as 10 melhores bandas fictícias da cultura pop

Hoje pode até ser encontrada como um meme, mas quem viveu os anos de 2004 e 2005 sabia cantar o refrão de “Você Sempre Será”, hit da Vagabanda. O grupo de pop-rock composto por Natasha (Marjorie Estiano), Catraca (João Velho) e Gustavo (Guilherme Berenguer) foi um verdadeiro sucesso tanto no Gigabyte da Dona Wilma quanto fora da ficção. Tanto é, que nesse período rolou até a gravação de um CD da Vagabanda que foi distribuído nas revistas Capricho com quatro musicas. São elas: “Você Sempre Será”, “Versos Mudos”, “Reflexos do Amor”, “Por Mais Que Eu Tente”. Essas mesmas músicas também fizeram parte do repertório do primeiro álbum solo de Marjorie Estiano.

6 – Sing Street | Sing Street

O cineasta irlandês John Carney, com uma filmografia que mostra sua clara paixão pela música, tem em Sing Street sua melhor versão. Pautado pela nostalgia, filme tem como pano de fundo musical o pós punk e o new wave, subgêneros musicais do final dos anos 70 e começo dos anos 80. A história se passa na Irlanda e é contada do ponto de vista de Connor (Ferdia Walsh-Peelo) que passa por divisor de águas em sua: mudança de escola. Sua vida passa a mudar quando ele encontra Darren (Ben Carolan), um garoto ruivo com pinta de empreendedor, e Raphina (Lucy Boynton), sua musa inspiradora. No intuito de conquistar a garota ele diz que tem uma banda, que Darren é o produtor e que ela está convidada a fazer o primeiro clipe da banda. E assim começa uma jornada romântica e nostálgica, regada a boa musica e com um visual impressionante que resgata muito do que foram algumas bandas como Duran Duran, The Cure, Depeche Mode, A-ha e etc.

5 – School of Rock | Escola de Rock

Não poderíamos esquecer da banda School of Rock do filme Escola do Rock, outro filme queridinho dos anos 2000. Na trama, um guitarrista frustrado (Jack Black) substitui um amigo que é professor em uma tradicional escola americana. Uma vez dentro da sala de aula, ele começa a dar aulas de rock e monta uma banda com os alunos da sala. Quem não gostaria de ter um professor como esse?

4 – The Wonders | The Wonders – O Sonho Não Acabou

Quando se fala em banda ficcional eu tenho certeza para muita gente a primeira que vem a cabeça é: The Wonders. Inspirado nos boy bands dos anos 1960, essa é uma das bandas fictícias mais carismáticas da história do cinema, o que talvez seja justificado por se tratar de uma história criada por Tom Hanks. O filme conta a história de jovens gerenciados por Mr. White rumo à fama e o sucesso, fazendo uma turnê por diversos lugares diferentes.

A banda do filme The Wonders – O Sonho Não acabou é composta pelos integrantes Guy Patterson (Tom Everett Scott), Jimmy Mattingly (Johnathon Schaech), Lenny Haise (Steve Zahn) e T.B. Player (Ethan Embry), que deixaram de herança músicas que não saem de nossos ouvidos até hoje, como “That Thing You Do”.

3 – Sex Bob-Omb | Scott Pilgrim Contra o Mundo

“Garbage Truck”, “Threshold” são alguns dos sucessos do Sex Bob-Omb. Sucessos pelo menos fora da ficção – até porque as canções foram criadas por ninguém menos que Beck -, porque a banda fictícia do filme Scott Pilgrim Contra O Mundo é uma reunião de jovens adultos fracassados e eles nem tem vergonha de dizer que são ruins.

O filme conta a história de Scott Pilgrim (Michael Cera) que, com a inserção de elementos de videogame, precisa combater os sete ex-namorados do mal da sua nova paixão, Ramona Flowers, interpretada por Mary Elizabeth Winstead. É quando a sua banda e melodias intensas começam a fazer parte dessa missão, acompanhada de lutas bem coreografadas e músicas boas.

2 – The Soronprfbs | Frank

Antes de começar a escrever essa lista, procurei outras para me inspirar e algo que notei é que em nenhum cita a The Soronprfbs, do filme Frank. O que é meio estranho, pois mesmo que esse seja um filme de baixo orçamento, ele foi bem cultuado no pós lançamento e mais importante, ele é protagonizado por Michael Fassbender – que fica praticamente o filme todo usando uma grande capacete.

Em Frank Jon (Domhnall Gleeson) é um aspirante à músico que passa os dias tentando compor algum “hit Indie” a partir de experiências cotidianas, este personagem se esforça imensamente em ser um grande compositor. Um dia ele acaba por inesperadamente integrar uma banda de Rock alternativo The Soronprfbs – ela é impronunciável – na qual o seu líder, Frank (Michael Fassbender), é uma espécie de gênio musical que nunca tira um enorme capacete de papel machê da cabeça. Apesar dos exageros, Frank se mostra naturalmente um grande artista.

1 – Stillwater | Quase Famosos

Embora tenha conhecido Stillwater pelo filme Quase Famosos, a percepção que tinha era que aquilo não poderia ser “de mentira”. Bom, e parte disso se dá pelo fato de que a banda, era, na verdade, uma representação de uma das mais emblemáticas bandas de rock’n roll dos anos 70 – o Led Zeppelin.

Quase Famosos conta a história de um garoto de apenas 15 anos, que acompanha a banda em uma turnê pelos Estados Unidos para escrever uma matéria para a Rolling Stones. O combustível que move a narrativa, além de toda a parte musical, é o fato da revista não saber que o garoto, William Miller (Patrick Fugit), é adolescente e não um adulto e a surpresa fica ainda melhor com o resultado do material entregado para a publicação. Escrito, produzido e dirigido por Cameron Crowe, Quase Famosos faz um verdadeiro retrato das bandas quase mitológicas dos anos 70 como: Allman Brothers, Lynyrd Skynard, The Eagles, The Who, e Led Zeppelin. O longa retrata também uma fase da vida do diretor – ele foi editor contribuinte da revista Rolling Stone na mesma época retratada pelo filme.

Confira outros especiais:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.