Megalopolis | conheça a história do filme 'mais ambicioso da história'

Megalopolis é o projeto dos sonhos de Francis Ford Coppola, diretor de O Poderoso Chefão, e levou 40 anos para se concretizar.

O cinema de ficção científica nos deu uma infinidade de filmes inesquecíveis ao longo da história do cinema, embora não seja exatamente o mais valorizado nas listas de melhores filmes de todos os tempos. Sabendo desse potencial, o lendário diretor Francis Ford Coppola, responsável pela trilogia “O Poderoso Chefão”, “Apocalypse Now” e tantos outros, indicou o projeto de Megalopolis nos anos 1980 e o após muitos percalços, a produção chegará ao público 40 anos depois de sua idealização.

Megalopolis e o Império Romano

Megalopolis conta a história de um arquiteto ambicioso que deseja redesenhar Nova York em uma utopia moderna após um desastre que a reduziu a cinzas, mas seu desejo colidirá de frente com um prefeito conservador que o impede. Entre eles está uma mulher – amante do arquiteto, e também filha do prefeito.

Conforme a sinopse oficial diz que “O destino de Roma assombra um mundo moderno incapaz de resolver seus próprios problemas sociais nesta história épica de ambição política e amor conflituoso”.

Curiosamente, um filme de 40 anos de produção está sendo lançado na mesma época de uma trend no TikTok, mostrando a surpresa de mulheres com a descoberta de que muitos homens pensam no Império Romano com alguma frequência. Entenda:

O cineasta entrou na onda e fez uma postagem inteira dedicada ao seu fascínio pelo assunto, destacando que a Roma antiga foi uma grande inspiração para seu próximo filme. Leia:

Com que frequência penso na Roma Antiga? Muito, pois a República Romana serviu de exemplo para o meu país, a América e suas instituições, e foi a inspiração para meu próximo filme, Megalopolis. Meu fascínio pela República Romana baseia-se na luta entre os partidos políticos, durante a qual o interesse da República cedeu às ambições de alguns homens poderosos, que defendiam os objetivos dos partidos políticos, que por sua vez visavam estabelecer suas próprias fortunas e autoridade, contando com as forças armadas para alcançar esses fins, desferindo o golpe final em uma Constituição que já caminhava para sua queda.

Escreveu Coppola.

O projeto surgiu no início dos anos 1980, mas neste mesmo período, Coppola sofreu vários fracassos comerciais durante aquela década, o que o levou a ter que adiar Megalopolis e trabalhar em outros títulos para conseguir o financiamento necessário. O próprio diretor reconheceu, só em 2007, que esse foi o motivo pelo qual aceitou encabeçar “Drácula de Bram Stoker”“Jack” e “O Poder da Justiça”.

Tudo indicava que Coppola conseguiria realizar seu sonho neste início de século, mas depois sofreu mais uma sabotagem pela dura realidade. O cineasta se encontrou com grandes estrelas como Russell CroweLeonardo DiCaprioPaul Newman e Nicolas Cage, e filmou cerca de 30 horas na cidade de Nova York para o filme. Então aconteceram os ataques terroristas de 11 de setembro e Coppola não soube como reagir a essa tragédia.

A ressureição

Megalopolis acabou engavetado, mas Coppola surpreendeu o mundo em 2019 ao anunciar que estava retomando o projeto. Levando em conta sua idade – ele já tem 85 anos -, ninguém se surpreenderia se fosse um daqueles anúncios que não dão em nada. No entanto, não foi o caso, embora Coppola tivesse que colocar literalmente tudo de si para que Megalopolis pudesse ser feito.

Ou seja, um orçamento multimilionário: estima-se que Megalopolis custou entre 100 a 120 milhões de dólares. saindo completamente de seu bolso, obrigando-o a vender grande parte de seu império do vinho por isso. Depois de quase quatro décadas sem conseguir vender a ideia, Coppola decidiu fazer o longa de qualquer maneira antes de encerrar sua carreira.

Mesmo após abrir mão de sua fortuna, conforme a imprensa estadunidense, esse teria sido justamente o motivo de uma nova crise: demissões em massa no departamento de efeitos visuais do longa, além de profissionais da área de design e arte. Os bastidores do projeto estão sendo comparados à caótica produção de Apocalypse Now, outro clássico do diretor.

Segundo Coppola, Megalopolis utilizpou uma tecnologia inédita no cinema para construir a inovadora cidade construída. Ela é a mesma utilizada em títulos como “O Mandaloriano” com a qual promete introduzir técnicas. Dessa forma, é possível filmar em cenários hiper-realistas, aos quais já tivemos um vislumbre no teaser e trailer revelado pelo diretor.

Megalopolis | conheça a história do filme 'mais ambicioso da história'
Francis Ford Coppola no Festival de Cannes 2024 (Foto: Scott A Garfitt / Scott A Garfitt/invision/ap)

Depois de mais de 40 anos desde a ideia inicial, Francis Ford Coppola, exibe pela primeira vez Megalopolis no Festival de Cannes deste ano. O filme entrou na seleção oficial da competição e concorreu à Palma de Ouro.

O cineasta que teve a ideia do filme anos atrás, em 1977, quando ainda estava filmando Apocalyse Now foi coletando ao longo dos anos “notas e clipes em um scrapbook de coisas que eu achava interessante para uma futuro roteiro”, disse a Vanity Fair.

meu sonho é que ‘Megalopolis’ se torne o filme de Ano Novo preferido, com os telespectadores discutindo depois, não suas resoluções de nova dieta ou de parar de fumar, mas uma simples pergunta: ‘a sociedade que vivemos é a única disponível para nós?’.

Disse o cineasta à revista

Ainda sem previsão para estrear nos cinemas comerciais, Megalopolis conta com um elenco recheado de estrelas como Adam Driver (“Casa Gucci”), Aubrey Plaza (“Alguém Avisa”), Laurence Fishburne (“John Wick 3: Parabellum”), Nathalie Emmanuel (“Velozes & Furiosos 10”), Jon Voight (“Ray Donovan”) e Forest Whitaker (“Rogue One: Uma História Star Wars”).

Leia também:

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *