O fim do ano se aproxima e, assim como as férias no futebol brasileiro, deixando diversos fãs do esporte mais amado órfãos de uma grande parcela de sua paixão, sendo obrigados a recorrer aos jogos europeus, que também costumam fazer uma pequena pausa nessa época.
Visando ajudar os fanáticos pelo esporte bretão, reunimos assim sete excelentes filmes que possuem o futebol em seu enredo e alimentarão os fãs durante a pausa de fim de ano.
Pelé – O Nascimento de uma Lenda
Título original: Pelé: Birth of a Legend
Ano de lançamento: 2017
Onde assistir: Globoplay
Perfeito para os entusiastas da história do futebol brasileiro, “Pelé – O Nascimento de uma Lenda” foi uma bonita homenagem, produzida ainda em vida, ao eterno rei do futebol. A trama conta a história de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, desde sua infância em Bauru ao título da Copa do Mundo de 1958.
Uma curiosidade: embora o longa-metragem seja composto majoritariamente por um elenco brasileiro, ele foi produzido em inglês. Inclusive, o cantor, compositor e ator Seu Jorge interpreta o pai de Pelé.
Sinopse: O jovem Pelé (Kevin de Paula), de apenas 17 anos, conduz o Brasil na campanha de seu primeiro título de Copa do Mundo em 1958, na Suécia, dando início à jornada que o coroaria como o maior jogador de futebol de todos os tempos.
Heleno
Ano de lançamento: 2011
Onde assistir: Apple TV+ (compra ou aluguel)
Outro longa-metragem que relata a trajetória de um ícone do nosso esporte é “Heleno“, uma produção totalmente nacional e protagonizada por Rodrigo Santoro, que vive o excêntrico Heleno de Freitas, o primeiro “craque problema” do futebol brasileiro.
Sinopse: Nos anos 40, o jogador de futebol Heleno de Freitas (Rodrigo Santoro) era visto como o príncipe do Rio de Janeiro. Além de galã, era um ótimo atleta. Mas seu comportamento arredio, indisciplina e a doença que adquiriu transformaram sua vida em uma trágica história.
Hooligans
Título original: Green Street Hooligans
Ano de lançamento: 2005
Onde assistir: indisponível no momento
Indo para a Europa e saindo um pouco de campo, desembarcamos no Reino Unido para contar parte da história que quase “afundou” o esporte local. “Hooligans” retrata a relação dos populares e violentos grupos que, durante muito tempo, representaram um grande problema ao futebol inglês.
No momento da produção desta matéria o título não possui distribuição oficial no Brasil, mas é possível encontra-lo “perdido” pela internet.
Sinopse: Um estudante americano de jornalismo, Matt Buckner (Elijah Wood), vai morar com sua irmã e sua família em Londres. Lá, ele conhece Pete Dunham (Charlie Hunnam), que o introduz ao seu mundo tribal, onde os torcedores dos times opostos brigam antes e depois dos jogos. Mas Bovver (Leo Gregory), o líder de Pete, suspeita dos motivos de Matt e, inadvertidamente, reabre uma antiga rivalidade entre o irmão de Pete e o líder de uma gangue rival.
Maldito Futebol Clube
Título original: The Damned United
Ano de lançamento: 2009
Onde assistir: Prime Video (compra ou aluguel) | Apple TV+ (compra ou aluguel)
Um dos maiores nomes do futebol inglês, Brian Clough fez história ao levar o modesto Nottingham Forest ao bicampeonato da Liga dos Campeões entre 1978 e 1980. Antes disso, porém, ele chegou a treinar o tradicional Leeds United, sendo este trabalho o plano de fundo do longa “Maldito Futebol Clube“, considerado um dos melhores filmes de futebol já produzidos.
Sinopse: A história de Brian Clough (Michael Sheen) como técnico da equipe de futebol mais importante da Inglaterra, em 1974. Seu brusco temperamento e a forma como conduz a equipe para jogar sujo causam muita tensão em sua passagem como treinador do Leeds United.
Um Time Show de Bola
Título original: Metegol
Ano de lançamento: 2013
Onde assistir: Globoplay
Única animação da lista, a produção argentina “Um Time Show de Bola” é uma boa opção para quem procura um filme de futebol para assistir em família. Leve, o longa possui potencial para prender as crianças em frente à TV e atingir em cheio a nostalgia do público mais velho, familiarizado com os tradicionais “totós”.
Sinopse: Desde garoto Amadeo é aficionado por totó, tendo construído seus próprios jogadores. Ao ser desafiado por um arrogante garoto, algo mágico acontece e os bonecos da mesa de jogo ganham vida para ajudar o seu companheiro de grandes jogadas.
Ronaldo
Ano de lançamento: 2015
Onde assistir: Prime Video (compra ou aluguel) | Apple TV+ (compra ou aluguel)
Perfeito para os fãs de documentários ou curiosos sobre a vida dos grandes jogadores de futebol, “Ronaldo” embarca na mente e no cotidiano de Cristiano Ronaldo, um dos maiores atletas que o mundo já conheceu.
Sinopse: Filmado ao longo de 14 meses com acesso sem precedentes ao círculo restrito do homem e do esporte, este é o primeiro filme oficial e autorizado do jogador português Cristiano Ronaldo, uma das figuras mais célebres do futebol. Pela primeira vez, o mundo tem acesso imparcial e inédito ao atacante, através de conversas profundas, filmagens fantásticas de jogos e vídeos de arquivo jamais vistos antes.
Gol! – O Sonho Impossível
Título original: Goal! The Dreams Begins
Ano de lançamento: 2005
Onde assistir: indisponível no momento
Encerramos a lista com um clássico da Sessão da Tarde! “Gol! – O Sonho Impossível” conta a história do jogador fictício Santiago Munez (Kuno Becker), que vive o sonho de diversos jovens ao redor do mundo ao receber uma oportunidade em um clube da Premier League, a mais popular liga de futebol.
Infelizmente o longa-metragem estadunidense é mais um que não possui atualmente distribuição oficial no Brasil. Porém, também não é muito difícil encontra-lo de forma “não convencional” pela internet. O título ainda possui duas sequências: “Gol 2 – Vivendo o Sonho” e “Gol! 3“.
Sinopse: Um cozinheiro mexicano de Los Angeles tem a chance de realizar seu grande sonho de jogar futebol profissional quando um olheiro lhe arranja um teste no clube inglês Newcastle United.
Leia também:
- Sete animes de esportes que transformarão seu sofá em uma arquibancada
- Além de Ainda Estou Aqui | 10 filmes que exploram a ditadura militar no Brasil
- Wicked | Como a história conquistou a literatura, a Broadway, e agora, o cinema?
- Crítica | Super/Man: Christopher Reeve, um super-herói da vida real
- Candyman | Tony Todd mostrou que o racismo é mais assustador que assassinos em série
Deixe uma resposta