Review | CorpoNation: The Shorting Process é divertido, crítico e reflexivo

Imagine sua rotina diária, de acordar, ir trabalhar, cumprir seu horário de trabalho, chegar em casa e fazer algumas coisas antes de dormir, para iniciar um novo dia, completar uma semana e por ai vai. Bom, CorpoNation: The Shorting Process é basicamente isso, com uma dose de reflexão quanto ao “Até que ponto vale a pena nos sacrificar nesse ciclo?”. E claro, podendo parecer bem polêmico, dependendo do olhar do jogador que assumir o controle.

Seguindo os moldes do jogo ‘Papers, Please’, em CorpoNation: The Shorting Process trabalhamos, mas dessa vez não como agente de imigração, mas sim um técnico de laboratório, funcionário da Ringo CorpoNation. Nossa função é separar amostras de acordo com o tubo correspondente, sendo os tubos: Alfa, Beta, Delta e Zeta, e logo no início, durante nosso treinamento (tutorial), é apresentado qual a sequência e a forma de cada uma das amostras. É possível também acessar o nosso “Guia de Funcionário”, para sempre relembrar quais são cada uma delas.

Seu local de trabalho em CorpoNation: The Sorting Process (Imagem de divulgação)

Trabalhe duro!

Seguindo um ciclo próximo da vida real, temos semanas de trabalho compostas por 5 dias, ao fim de cada semana iremos ser avaliados pela gerente e seu desempenho pode te render bônus, como promoção de cargo, que naturalmente vai te pagar mais ou se for ruim, você será punido pela empresa, com advertência e desconto salarial. A cada dia antes de iniciar o trabalho, podemos optar em realizar horas extras, onde serão mais 2 horas de trabalho na sua carga horária e claro, ganhando mais. Quanto ao salário, ele é pago diariamente, ao fim do seu turno de trabalho.

Além de trabalhar, podemos gastar o nosso dinheiro, deixando tudo mais realista, não!? E tão realista que também temos as contas do mês, como alimentação, aluguel e luz, então sempre deixe uma reserva dos seus ganhos para essas. Além das contas fixas, podemos decorar o nosso quarto, comprando mobílias, quadros e muito mais. Também podemos gastar com jogos virtuais, irônico, não? Temos dois jogos disponíveis para jogar Ultimate Ringo Fighter, um jogo de luta online, onde você enfrenta outros jogadores, que também são outros funcionários da Ringo e o velho clássico Paciência, para treinar bastante sua memória para a rotina de trabalho.

Outra forma de ganhar dinheiro é através de pesquisas que receberemos com certa constância, cada uma delas rende média de 10 moedas. Um outro detalhe importante é que temos que estar atentos aos e-mails recebidos, pois podem informar sobre alterações na rotina de trabalho, e também podemos ficar conectados a tudo que acontece na Ringo, através das notícias diárias.

Todas as ferramentas necessárias no seu computador (Imagem de divulgação)

Funcionário ou escravo?

Em CorpoNation: The Shorting Process nosso personagem mora dentro da própria empresa, basta um elevador e já esta no trabalho. Nosso único espaço é o nosso quarto, que como citado anteriormente, temos que pagar o aluguel. Eis que surge a dúvida, somos funcionários ou escravos? A medida que os dias vão se passar, alguns outros funcionários irão tentar contato conosco, para nos recrutar para um tipo de resistência contra a Ringo. Caberá ao jogador, algumas decisões, para se aliar ao movimento ou ser um empregado leal ao seu patrão.

A narrativa como pano de fundo é bem simples, tudo através de texto, e-mails ou o computador que fica em nosso quarto, sendo invadido. Porém, mesmo que simples, a narrativa é uma bela crítica em como a vida real funciona, em empresas que replicam a metodologia Ringo CorpoNation. E se você estiver se perguntando, o jogo não é longo, podendo ser concluído em cerca de 4 horas, dependendo de como você foca nas atividades principais.

Vale ressaltar que o jogo é extremamente leve, podendo ser jogado em um computador com configurações bem simples e está com textos em PT-BR, o que facilita demais o entendimento dos diálogos e instruções. E para jogadores que preferem um visual mais pixelado, é possível deixar o título com visuais pixelados ou não, através das configurações. Já quanto a trilha sonora, o jogo possui faixas repetitivas e em certos momentos até irritantes, como visto em jogos gratuitos na internet.

Decore seu quarto como desejar, basta gastar dinheiro (Imagem de divulgação)

Dedique sua vida ao trabalho ou não…

CorpoNation: The Shorting Process é um jogo que vale a pena conhecer, principalmente pelo seu gameplay simples e divertido, mesmo que sendo possível concluir em poucas horas. O jogo aposta em algo já visto em outros como o já citado aqui Papers, Please e Lil’ Guardsman, mas traz uma narrativa bem crítica a como o sistema funciona, podendo ser refletido fora do jogo. CorpoNation está disponível apenas para PC via Steam e pode ser adquirido por R$ 41,99.

Outras reviews:

Amante de Games desde criança e viciado em caçar platinas. Profissional de TI nas horas vagas. Você me encontra no X: @gennerdouglas