Review | Metro Awakening: uma imersão realista e intensa em realidade virtual

Explore o universo de Metro em realidade virtual com imersão total e ação Intensa.

A franquia Metro estreou no mundo dos videogames em 2010, com o lançamento de Metro 2033. Desde então, foram lançados apenas três jogos, todos bem aceitos pelo público. Agora, a franquia retorna de forma inesperada, com um título desenvolvido exclusivamente para realidade virtual. Inicialmente, os fãs não sabiam o que esperar, mas Metro Awakening se mostrou uma experiência imperdível tanto para quem acompanha a série quanto para os entusiastas de VR.

Quer saber mais sobre o jogo? Confira todos os detalhes no nosso review!

Uma Aventura Imersiva e Realista

Dentre todos os jogos de realidade virtual que já experimentei, Metro Awakening foi o que mais me proporcionou uma sensação de realidade. Desde o primeiro momento, senti-me totalmente imerso no ambiente, seja nos momentos de tensão, em que a localização dos inimigos é incerta e os sustos são inevitáveis, ou nos trechos de ação intensa.

Cada detalhe do cenário e das situações foi cuidadosamente pensada para envolver o jogador e aumentar o realismo. Em várias cenas, o jogo consegue evocar medo, exigindo que andemos com cautela para evitar surpresas — seja de humanos ou de criaturas.

Personagem armado em ambiente fechado e escuro, apontando para frente.
A modelagem dos personagens secundários são bem feitas (Capturado por: Paulo Vitor)

Interatividade com a Mochila

No jogo, o protagonista carrega uma mochila prática onde armazenamos tudo o que encontramos pelo caminho: armas, munições, granadas e outros itens essenciais. A organização dos itens é clara e objetiva, facilitando o acesso rápido em momentos de ação.

Para acessar a mochila principal, basta colocar a mão sobre o ombro esquerdo. Já um movimento para o ombro direito dá acesso a uma segunda mochila, exclusiva para as armas. Essa mecânica intuitiva torna a experiência de explorar e coletar itens ainda mais envolvente.

Em primeira pessoa, personagem porta uma metralhadora, segurando-a com as duas mãos, dentro de um túnel.
Ordas de inimigos durante a fuga nos trilhos (Capturado por: Paulo Vitor)

Outro item essencial ao longo de toda a aventura é o gerador de energia portátil. Ele permite ativar trilhos, abastecer geradores para abrir portas e até carregar a lanterna usada na cabeça. A lanterna pode ser ligada ou desligada com um gesto próximo à cabeça e um toque no gatilho do controle, o que oferece uma interação intuitiva e realista.

Uma marca registrada da franquia Metro também está presente no jogo: a máscara de proteção para ambientes tóxicos. Para equipá-la, basta pegá-la na mochila e colocá-la manualmente no rosto. Com a máscara equipada, é necessário trocar os filtros periodicamente para continuar respirando ar limpo.

Cada filtro dura cerca de três minutos, e o tempo começa a contar apenas quando estamos em contato com o ar tóxico. O tempo restante pode ser verificado no relógio que fica no pulso esquerdo do personagem, e, quando não estamos usando a máscara, ele mostra a hora conforme configurado no console.

Arsenal Variado e Mecânicas de Recarregamento

O arsenal disponível no jogo inclui seis tipos diferentes de armas: pistola, metralhadora, besta, espingarda, fuzil e lança-dardos. Cada uma delas exige um movimento específico para recarregar, o que adiciona profundidade e autenticidade à experiência.

Por exemplo, com o fuzil, é necessário inserir o cartucho, virar a arma para a direita e destravá-la antes de atirar. Já na besta, o processo envolve abrir o compartimento de flechas, inserir a munição uma a uma e puxar a flecha para armar, repetindo isso a cada disparo. Esses detalhes realistas fazem com que Metro Awakening se destaque no gênero de realidade virtual.

Em primeira pessoa, personagem porta uma metralhadora e aponta para sua frente.
A metralhadora é uma das interações mais interessantes que se repetem durante todo o jogo (Capturado por: Paulo Vitor)

Campanha longa para realidade virtual

A campanha de Metro Awakening superou minhas expectativas em termos de duração. Foram necessárias cerca de 12 horas para completá-la, um tempo bastante satisfatório para um jogo focado em campanha e surpreendente para um título de VR. Ao longo de 12 capítulos, cada fase dura em média uma hora, proporcionando uma experiência rica e envolvente.

Problemas e Atualizações

Durante minha jornada, encontrei apenas dois problemas técnicos. O primeiro ocorria ao tirar o headset e permanecer fora por algum tempo; ao retornar, o jogo travava, sendo necessário reiniciá-lo.

O segundo problema aconteceu no final de um capítulo: após morrer em uma sessão dentro de um carrinho com metralhadora, voltei para quase metade do capítulo, em uma parte que havia demorado para superar. Felizmente, o jogo contabilizou o capítulo como concluído, permitindo-me prosseguir pela seleção de capítulos.

Para tranquilidade dos jogadores, uma atualização foi lançada após o lançamento do jogo, resolvendo esses problemas. Quem for jogar agora não terá que se preocupar com essas falhas.

Conclusão

Metro Awakening se consolidou como uma das minhas melhores experiências com realidade virtual, provando que é possível contar histórias imersivas e impactantes através dessa tecnologia. O único ponto que poderia ser melhorado é a ausência de legendas em português, o que facilitaria a compreensão dos diálogos e tornaria a história ainda mais envolvente.

Para os fãs da franquia Metro, este jogo é uma experiência obrigatória. Se tiver a oportunidade, aproveite cada momento dessa incrível aventura em VR.

Obs: análise realizada com código fornecido pela Vertigo Games para PlayStation VR2

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