Volta e meia gosto de me aventurar em novos jogos (pelo menos pra mim) de simulação. Mesmo que algum deles possa não me prender por tempo suficiente, seja centenas de horas, é interessante o fato de existir milhares de jogos do gênero.
Desta vez tive o prazer de revisitar, agora em sua versão final, RoadCraft. Sim, revisitar pois tive a oportunidade de testar de forma antecipada sua demo quando foi disponibilizada.
RoadCraft dá para se definir como um primo de Mudrunner, que também tive a oportunidade de jogar e trazer análise aqui há algum tempo. Basicamente a premissa é, explorar variadas regiões, cumprir alguns objetivos visando evitar com que esses mesmos locais sejam afetados por alagamentos em tempestades.
Além do trabalho de prevenir desastres naturais, também temos partes dos mapas que vamos reconstruir o caos. Seja isso com construção de estradas para enviar recursos, análise de risco para outros desastres e por aí vai.
Diferente da demo, temos aqui muito mais mapas, diferentes locais para explorar, algo bem similar a Mudrunner. Além disso, RoadCraft traz maior variedade de objetivos para se fazer e claro, mais opções de veículos e maquinários que serão utilizados, que vão desde removedores de entulho a guindastes.

Mecânicas e desempenho de RoadCraft
Graficamente falando, RoadCraft aparenta usar o mesmo motor gráfico e assets de Mudrunner, o que faz com que o jogo pareça um DLC stand alone. Se há melhorias gráficas, confesso serem imperceptíveis.
Na demo, só pude jogar no PC via Steam, mas na versão final optei por jogar no PlayStation 5. Particularmente o jogo não decepciona no console. Temos a opção de modos Qualidade ou Desempenho, bem como algumas configurações mais específicas, como profundidade do campo de visão, sensibilidade de controle com os veículos e coisas do tipo.
RoadCraft traz legendas em português do Brasil, o que facilita a interação de mais jogadores com o jogo. O problema é que mesmo após seu lançamento, ainda não houveram correções nas legendas e boa parte do tempo apresenta erros de tradução ou até mesmo partes não traduzidas.

Já quanto às mecânicas de gameplay, RoadCraft cumpre seu papel. É um simulador, então nada será fácil e a depender do objetivo, será muito desafiador pelo fato de você ter que se adaptar a como o jogo funciona.
Por exemplo, se você estiver dirigindo normalmente por uma estrada de chão, mas em alguma parte dela existe um acúmulo de água causada por alagamento, há grandes chances de você atolar. Para isso, vai ser necessário usar o gancho do carro em uma superfície fixa e servir como apoio.
Um sistema parecido se aplica às marchas do carro e ao modo de tração ativo. Marchas reduzidas ajudam em subidas íngremes ou terrenos com lama, assim como controlar a tração nas rodas traseiras ou dianteiras. Felizmente o tutorial é bem completo e explicativo.

Mas RoadCraft vale a pena?
RoadCraft traz poucas novidades em relação a Mudrunner, mais parecendo um DLC, algo que particularmente foi frustrante para mim. Mas se você que leu até aqui, gosta de diferentes jogos de simulação, do mais divertido ao mais bizarro, com certeza o jogo irá te render algumas horas.
RoadCraft está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series.
Outras reviews:
Deixe uma resposta