“Velozes e Furiosos” é uma das minhas franquias favoritas, do qual eu já acompanho desde o primeiro filme as produções além dos longas. Porém, como um fã, tenho a opinião de que a essência dos filmes se perderam para se tornar um produto comercial.
E falando em produto comercial, é exatamente nessa premissa que Fast & Furious Arcade Edition se agarra. Com um jogo que carrega o nome da franquia, mas que ao jogar fica evidente que é apenas para tornar mais atrativo para os jogadores.
Jogabilidade focada no arcade
Originalmente Fast & Furious Arcade, como o próprio nome já diz, foi lançado para consoles arcade em 2022. Agora no ano de 2025, a GameMill realizou um port do jogo para mais plataformas, que incluem PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.
Por se tratar de um port, o jogo segue exatamente o mesmo escopo da versão arcade. Temos um total de 6 missões, sendo duas em cada nível de dificuldade: fácil, médio e difícil. E nos veículos podemos optar entre 8 carros diferentes, em sua versão Standard e outros 8 na versão Furious.
As versões Furious dos carros são desbloqueadas assim que completamos as 6 missões com cada veículo. Não apenas completar, mas é necessário ganhar as corridas/missões. Os veículos presentes são alguns que já fizeram parte da franquia em algum momento, ou apenas referência a eles, porém com um designer mais estilo Hot Wheels.
Não apenas no design, mas também no estilo das corridas, Fast & Furious Arcade Edition lembra jogos da Hot Wheels, com constantes saltos, rampas e acrobacias. Além disso, temos power-ups na pista, uma onda eletromagnética que explode carros próximos.

Gráficos de origem duvidosa, assim como o restante
Graficamente falando eu diria que Fast & Furious Arcade Edition é um jogo bonito para arcade, mas é aí que tudo se complica. Por se tratar de um port para consoles, infelizmente não houve sequer melhorias nos visuais, então isso faz com que os gráficos sejam muito feios e ultrapassados.
O título não conta com legendas em português do Brasil, algo que não faz falta pois não há diálogos. E ainda conta com uma trilha sonora tão irritante, que é mais interessante mutar as músicas e deixar apenas efeitos sonoros de fundo.

Apesar do jogo ser leve e um desempenho que não faça cócegas nos consoles atuais, o jogo conta com cenários confusos. Há um excesso de elementos em tela, que sinceramente, em uma primeira jogada nas pistas é necessário decorar o caminho para outras jogadas.
E falando em jogadas, Fast & Furious Arcade Edition é extremamente curto. E quando digo curto, é muito mesmo. O jogo pode ser concluído em cerca de 20 minutos. Caberá a você repetir às missões caso esteja interessado em pegar 100% das conquistas/troféus.
Para concluir 100% das conquistas/troféus, é necessário completar às missões com cada um dos carros e depois completar às missões com um carro modelo Furious. Além disso, é preciso ganhar 25 corridas jogando em dois jogadores, que pode ser feito tranquilamente com dois controles.

Conclusão
Fast & Furious Arcade Edition é um bom jogo para o tipo de jogador que busca conquistas/troféus fáceis, pois fora isso, não há nada de bom a oferecer. Talvez o título tenha sido um sucesso no arcade e conquistou jogadores, mas infelizmente é um jogo esquecível nos consoles. O jogo é sem graça e curto, e ainda nem se dá o trabalho de licenciar personagens da franquia, carregando seu nome por puro marketing.
Outras reviews:













Deixe uma resposta