Ao começarmos a assistir Naruto, nos deparamos com um universo único, repleto de ninjas poderosos. No entanto, durante os primeiros episódios do anime, não imaginamos o quanto a obra pode entregar uma trama repleta de ensinamentos, mesmo que situada em um mundo cruel e sangrento.
Com o decorrer da história, vemos o protagonista amadurecer ao ter de lidar com a morte de amigos e até mesmo vilões, em momentos que nos fazem não só chorar pela perda de personagens importantes e bem desenvolvidos, como também refletir sobre o peso da vida.
As mortes mais tristes do anime
O Conecta Geek assumiu então a difícil missão de selecionar, dentre todas as mortes, cinco que representam muito bem a carga dramática de Naruto e mostram que Masashi Kishimoto, criador da obra original em mangá e também do anime, sabia como emocionar no momento do adeus de seus personagens.
ATENÇÃO: ALERTA DE SPOILERS!
Zabuza e Haku
Logo na primeira missão oficial do time 7, temos o foco em uma lição importantíssima: todo vilão é o herói de sua história. Podemos dizer que é o caso de Zabuza Momochi e Haku, ninjas mercenários da Aldeia Oculta da Névoa, que emboscam Kakashi Hatake e o trio de protagonistas, ainda despreparados para tal ameaça.
Neste arco, somos então apresentados a uma das maiores habilidades narrativas de Kishimoto: desenvolver vilões ao ponto de entendermos suas motivações e até mesmo sofrermos com suas mortes. Após perder sua mãe em uma terra que ainda sofria com os efeitos da guerra, Haku foi praticamente adotado pelo cruel Demônio da Névoa Oculta, que, em um inesperado momento de empatia, também viu nele potencial, devido a sua rara kekkei genkai de gelo.
Um dos maiores adversários de Kakashi, Zabuza viu seu aluno morrer para salva-lo de um dos ataques de seu rival, antes de também ser morto pelo Ninja Copiador da Folha, que contou com o suporte de Naruto, Sasuke e Sakura.
Perto de sua morte, Zabuza reconheceu o erro que cometeu ao guiar Haku por um caminho repleto de sangue e, como seu último pedido em vida, foi carregado por Kakashi para morrer assim ao lado de seu aluno.
Asuma Sarutobi
Mais à frente, já na saga Shippuden, temos então uma clara demonstração do quão bem desenvolvidos são grande parte dos personagens secundários em Naruto.
Asuma Sarutobi, líder do time 10 – composto por Shikamaru, Ino e Choji -, teve o azar de deparar-se com dois dos membros mais misteriosos da Akatsuki, em missão ao lado de seus alunos. Entre eles estava Hidan, cujo as habilidades eram desconhecidas àquela altura.
O servo do deus Jashin mostrou ao ninja da folha, da forma mais mortal possível, como lidava com suas vítimas: transformando seu próprio corpo numa espécie de “boneco voodoo”, após coletar um pouco de sangue rival e iniciar um bizarro ritual.
E assim, Asuma foi morto pelo vilão e gerou uma das cenas mais emocionantes da obra, onde despede-se de seus alunos. Além disso, ele revela a Shikamaru que Kurenai estava grávida, pedindo assim para que o jovem do clã Nara cuidasse de sua filha, a qual não poderia conhecer.
Após isso, vemos Shikamaru lidar de forma extremamente dolorosa com o luto, mas conseguindo vingar seu sensei ao derrotar e enterrar vivo o imortal Hidan. Mais tarde, durante a Quarta Guerra Ninja, Asuma retorna como Edo Tensei e é obrigado a enfrentar seus antigos alunos, em um dos momentos mais desnecessários da obra.
Minato e Kushina
Durante a maior parte do anime, ficamos curiosos sobre a real história por trás do fato de Naruto Uzumaki ser órfão. Com o desenrolar da trama, descobrimos que o protagonista não só é filho do quarto hokage, Minato Namikaze, como teve a Besta de Nove Caudas selada em seu corpo pelo próprio pai.
Durante a saga Shippuden, Kishimoto volta no tempo e nos revela a verdade em detalhes. Por mais que já esperemos pela morte do Relâmpago Amarelo de Konoha e sua esposa, Kushina Uzumaki, somos emocionalmente massacrados pelo arco.
Durante a liderança de Minato, a Aldeia da Folha é atacada por um misterioso ninja, que apresenta-se ao quarto hokage como o lendário Madara Uchiha – mais tarde, é revelado que, na verdade, tratava-se de seu aluno, Obito Uchiha. Com o poder do sharingan, o vilão toma posse do controle da besta, que antes estava selada no corpo de Kushina.
O ataque ocorreu durante o parto de Naruto, que também foi parar no campo de batalha. Para proteger o filho, Minato e Kushina são empalados por uma das garras de Kyuubi. Após um triste momento de despedida, em que torna-se muito difícil não deixar as lágrimas escorrerem ao assistir, Minato se vê obrigado a selar a monstruosa Bijuu dentro de seu próprio filho, salvando assim toda a Aldeia da Folha.
Itachi Uchiha
Durante todo o anime, acompanhamos Sasuke Uchiha mergulhar em um caminho sombrio, na busca de vingar-se de seu irmão, Itachi Uchiha, por matar todo o clã, deixando apenas ele vivo.
Após uma longa e tortuosa caminhada, Sasuke cumpre seu objetivo ao derrotar um dos personagens mais fortes de todo o mundo ninja. No entanto, a morte de Itachi proporciona sensações mistas e curiosas.
Na realidade, o membro da Akatsuki não só havia eliminado o clã Uchiha a pedido da Aldeia da Folha, como também era informante da mesma, o que só foi descoberto por Sasuke após a morte de seu irmão.
Além disso, Itachi esteve sempre em busca de fortalecer seu irmão, o qual recusou-se a matar durante o massacre de seu próprio clã. Muito doente, ele se deixou ser morto por Sasuke, visando retirar de dentro de seu irmão a presença oculta de Orochimaru, o que conseguiu durante os últimos momentos de sua vida.
Assim, presenciamos uma morte que torna-se ainda mais triste com o desenrolar da trama, devido as revelações bombásticas em seguida, que resultou no ódio de Sasuke pela aldeia em que nasceu, que buscara agora vingança pelo que fizeram com seu irmão.
Durante a Quarta Guerra Ninja, Itachi retorna como Edo Tensei e, ao lado de Sasuke, é responsável por quebrar o jutsu proibido ao derrotar Kabuto. Assim, ele não só pôde morrer de forma digna e heroica – mesmo que sem o devido reconhecimento -, como também despediu-se de seu irmão da maneira correta, buscando agora guia-lo por um caminho de luz. Sua última e emocionante frase, “eu sempre vou te amar”, estará assim para sempre marcada na memória dos fãs do anime.
Jiraya
Por fim, a morte mais chocante de todo a história de Naruto foi, sem dúvidas, a de Jiraya, importante sensei do protagonista durante grande parte da trama.
A relação entre senseis e alunos pode ser conturbada na mesma proporção que amável no universo de Naruto e este momento prova isso. Durante sua última batalha, Jiraya percebe que seu adversário, Pain, trata-se, aparentemente, de Yahiko, uma das três crianças que ajudou e treinou durante a Segunda Guerra Ninja.
O fato de ser morto por um de seus antigos pupilos torna o momento ainda mais pesado. Mais tarde, descobrimos que, na verdade, o responsável por sua morte foi outro de seus alunos na Segunda Guerra Ninja, Nagato, portador do Rinnegan que utilizava o corpo de seu falecido amigo como um de seus “Seis Caminhos”.
Antes de ser definitivamente derrotado, Jiraya usa suas últimas forças para enviar informações importantes à Aldeia da Folha, que mais tarde seriam cruciais para que seu maior pupilo, Naruto, pudesse derrotar Nagato, visto que o vilão “escondia-se” por trás da poderosa forma de Pain.
Jiraya morreu sorrindo e comoveu os fãs da obra, que viram Naruto sofrer com o luto por seu sensei, assim como Tsunade, a Quinta Hokage, quem o Eremita dos Sapos amou por toda sua vida.
Qual a morte mais triste de Naruto?
Qual morte te fez chorar mais assistindo ou lendo a obra de Masashi Kishimoto? Nos conte abaixo e diga quais outras baixas podem ser mencionadas como as mais tristes do universo ninja de Naruto.
Leia também:
- Sete animes de esportes que transformarão seu sofá em uma arquibancada
- Quem é Solanke, o jogador Otaku que atua na Premier League
- Digimon 25 anos | Os códigos transmidiáticos de um anime que definiu os millennials
- 5 animes para se arrepiar e se divertir neste Halloween!
- Os 5 melhores Animes para você assistir neste fim de ano!
Deixe uma resposta