Especial | 7 continuações de filmes famosos que quase ninguém lembra

Continuações cinematográficas são muitas vezes aguardadas ansiosamente pelos fãs, que criam teorias e expectativa sobre o que pode vir a seguir. Por isso, Hollywood não perde a oportunidade de faturar em cima dos grandes sucessos. Algumas vezes, no entanto, alguns filmes não pedem continuação, pela história original já ter sido encerrada devidamente, o que faz com que algumas sequências desagradem tanto o público que caiam no esquecimento. 

Diversos fatores podem contribuir para o fracasso das continuações, sejam eles roteiros mal escritos e preguiçosos, fórmulas repetidas, a troca do elenco original, a demora para o lançamento ou mesmo a saturação do público com a franquia. Analisando as sequências que foram esquecidas, é possível perceber padrões que geralmente provocam o desinteresse dos espectadores, mesmo se tratando de filmes grandiosos e muito queridos pelos fãs.

Nesta matéria especial, são explorados sete filmes que são continuações de outros de muito sucesso, mas não chegaram nem perto de serem tão memoráveis e replicar o sucesso de seus predecessores. Não se tratando apenas de arrecadação de bilheteria, mas também pela recepção negativa da crítica e público. Em cada uma das sequências apresentadas, são apresentadas possíveis motivações para não terem dado tão certo.

Psicopata Americano 2

Especial | 7 continuações de filmes famosos que quase ninguém lembra
Psicopata Americano 2 (Foto: Divulgação)

O filme “Psicopata Americano” não se destacou pela bilheteria, de apenas 34,4 milhões, mas as críticas positivas e o apreço do público o tornou em um clássico cult indispensável que traz uma crítica ácida sobre a sociedade americana. Além disso, quando foi lançado em 2000, também alavancou a carreira de Christian Bale (“Batman Begins”), interpretando o psicopata insano Patrick Bateman.

Apesar da história original ter se encerrado, a Lionsgate resolveu dar sequência para os eventos passados no primeiro filme. Assim, Psicopata Americano 2 foi lançado em 2002 direto para DVD, trazendo a história de uma jovem sobrevivente das ações de Patrick Bateman, interpretada por Mila Kunis (“Amizade Colorida”). O filme foi mal recebido, com críticas negativas e se tornando um verdadeiro fracasso, o que o fez ser esquecido. Segundo a MTV, a própria atriz protagonista não aprovou o filme e afirmou não saber que se tratava de uma sequência. 

Novos Mutantes

Especial | 7 continuações de filmes famosos que quase ninguém lembra
Novos Mutantes (Foto: Reprodução)

A franquia “X-men” chegou aos cinemas causando grandes impactos na indústria cinematográfica de adaptações de quadrinhos, marcando também gerações com personagens como Wolverine, Ciclope, Professor Xavier e Magneto. De acordo com o site Box Office Mojo, todos os filmes da franquia até “X-men: Fênix Negra” arrecadaram juntos mais de 4,4 bilhões dólares em bilheteria. 

Porém, em 2020 foi lançada a continuação Novos Mutantes, que funcionou como um spin-off da saga principal. Dirigido por Josh Boone (de “A Culpa É das Estrelas”), o longa deveria ter sido lançado em 2018, mas a produção apresentou diversos problemas nos bastidores e sofreu inúmeros adiamentos, o que acarretou no lançamento durante a pandemia do Covid-19, quando muitos cinemas ainda estavam fechados, o que prejudicou fortemente sua estreia.

Novos Mutantes” conta a história de cinco mutantes que são reunidos em uma instituição secreta para aprenderem a controlar seus poderes, e tem nomes de sucesso no elenco, como Anya Taylor-Joy (“O Gambito da Rainha”), e Charlie Heaton (“Stranger Things”). O filme arrecadou bem menos do que o esperado, 49,2 milhões de dólares, e as críticas negativas e o período conturbado em que foi lançado acarretaram para que poucas pessoas fora da bolha de super-heróis sequer soubessem da existência dessa sequência.

Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram

Grease 2: Os Tempos da Brilhantina Voltaram (Foto: Divulgação)

Lançado em 1978, o musical “Grease: Nos tempos da brilhantina” conquistou os jovens da época com o romance entre os personagens Danny e Sandy, interpretados por John Travolta (“Pulp Fiction”) e Olivia Newton-John (“Xanadu”). O filme foi dirigido por Randal Kleiser (“A Lagoa Azul”) foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 396 milhões de dólares, o que fez se tornar o musical com maior bilheteria da história até 2008. 

Em sua continuação lançada em 1982 Grease 2: Os tempos da brilhantina voltaram, os atores principais não retornaram para a história. A direção também foi outra, dessa vez assumida por Patricia Birch, coreógrafa do primeiro filme. A história se passa dois anos após os acontecimentos do primeiro filme, quando chega à escola um novo aluno, se apaixona por uma garota que ama motoqueiros e compra uma moto para impressioná-la.

No entanto, o sucesso do filme foi precário com bilheteria de mais de 15 milhões, por pouco sequer pagando os custos da própria produção, que foram cerca de 11 milhões. A continuação recebeu más avaliações dos críticos, atrapalhando também os planos de uma franquia de quatro filmes e uma série de televisão. Devido ao fracasso de bilheteria, poucos sequer se lembram da existência da continuação nos dias de hoje.

Tá Dando Onda 2

Especial | 7 continuações de filmes famosos que quase ninguém lembra
Tá Dando Onda 2 (Foto: Reprodução)

O sucesso infantil “Tá Dando Onda” conquistou o coração das crianças, especialmente brasileiras, em 2007. O filme simula um documentário sobre o pinguim Cadu Maverick que viaja para participar de um torneio de surfe, e foi sucesso no Brasil também graças à dublagem com gírias e piadas específicas do português. A animação arrecadou mais de 16 milhões apenas nas duas primeiras semanas de lançamento, de acordo com o G1, e desbancou até mesmo grandes clássicos do cinema como “Tropa de Elite”.

Em 2017, ou seja, dez anos após o primeiro filme, foi lançado Tá Dando Onda 2 direto para DVD. Nesta animação, o protagonista Cadu se une a um grupo de surfistas para uma viagem em busca do lendário pico do surfe, mas foge do assunto ao focar em lutas de WWE. As críticas negativas, o lançamento fora dos cinemas e a demora para a continuação contribuíram para que o filme fosse pouco conhecido, ou até mesmo esquecível.

Meninas Malvadas 2

Meninas Malvadas 2 (Foto: Divulgação)

Lançado em 2004 e revivido pela nostalgia vinte anos depois, o clássico das comédias românticas adolescentes “Meninas Malvadas” foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 129 milhões de dólares mundialmente. Dono de grandes frases de efeitos e inspiração para roupas, músicas de videoclipes, o filme também conta com grandes nomes da época, como Lindsay Lohan (“Sexta-Feira Muito Louca”), Rachel McAdams (“Diário de uma Paixão”) e Amanda Seyfried (“Mamma Mia!”).

O longa ganhou um musical na Broadway, intitulado com o mesmo nome, que em 2024 ganhou um filme. No entanto, entre os dois lançamentos, Meninas Malvadas 2 foi lançado em 2011 e divulgado como uma continuação, mas parecia uma tentativa de refazer a história do filme original com novas atrizes, sem preservar a riqueza que conquistou o público no primeiro longa. Mesmo com nomes queridos da época, como Jennifer Stone (de “Os Feiticeiros de Waverly Place”) e Meaghan Martin (“Camp Rock”), o filme não comoveu o público e foi mal recebido pela crítica. No Rotten Tomatoes, o longa tem apenas 30% de aprovação do público

Esqueceram de Mim 3, 4 e 5

Esqueceram de Mim 3 (Foto: Reprodução)

Sempre relembrado em épocas de Natal, “Esqueceram de Mim” foi o sucesso que fez o mundo se apaixonar pelo jovem Macaulay Culkin (“Meu Primeiro Amor”) em suas aventuras de criança travessa. Com mais de 285,7 milhões de dólares arrecadados em bilheteria, de acordo com a Forbes Brasil, o filme, lançado em 1990, foi o clássico de Natal mais assistido do mundo até 2018. E a sua continuação, “Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York”, lançada em 1992, fica em quinto lugar na lista.

Em 1998, Macaulay já estava grande para o papel, porém isso não impediu que fosse lançada uma continuação com um novo ator interpretando outro personagem. Esqueceram de Mim 3 entra no estilo dos filmes anteriores, tentando repetir a fórmula de uma criança esperta e sozinha em casa contra bandidos malvados, mas não conquistou o apreço do público. Com a troca de elenco e uma bilheteria de apenas 31 milhões de dólares, a continuação foi, ironicamente, esquecida. 

Não satisfeitos, também foram lançadas mais duas continuações, Esqueceram de mim 4, em 2004, e Esqueceram de mim 5: Sozinho no Natal, em 2012. Dessa forma, a partir do terceiro filme, todas as continuações contaram histórias de garotos diferentes, sempre reutilizando os mesmos modelos de roteiro do primeiro filme, cada vez chamando menos a atenção dos espectadores.

S. Darko

S. Darko (Foto: Reprodução)

Donnie Darko” foi um fracasso em bilheteria quando foi lançado em 2001, ganhando apenas 7 milhões de dólares mundialmente. O longa eventualmente se tornou um filme cult que mistura diferentes gêneros e provoca grandes questionamentos no público. O filme tem no elenco Jake Gyllenhaal (“O Segredo de Brokeback Mountain”), sua irmã Maggie Gyllenhaal (“A Secretária”) e Drew Barrymore (“As Panteras”).

Com o interesse do público pelo filme crescendo, e contrariando a vontade dos fãs, foi lançada a continuação “S. Darko” em 2009. O longa conta a história da irmã de Donnie, Samantha, sete anos após os acontecimentos do primeiro filme. Com muitas críticas negativas, o filme é desgostado por tirar a essência da história, não trazer de volta nenhum dos atores principais e nem o diretor original. Assim, ele foi deixado de lado e pouco é lembrado quando se fala de Donnie Darko.

Veja Também:

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *