Um dos pontos elogiados à Pinguim em minhas Primeiras Impressões, foi essa ideia de criar uma série derivada de um vilão, cara ruim mesmo, nada disso de anti-herói, o protagonista é execrável e vamos embarcando nessa história sabendo disso. Pois bem, o terceiro episódio da série, intitulado “Bliss” é finalizado com um:“Estamos nessa agora, Vic!” grita Oz Cobb para seu ajudante Victor. A fala oferece uma simetria com o início do episódio, no qual conhecemos a família de Victor Agular, apenas algumas horas antes de todos morrerem nas explosões e inundações causadas pelo Charada em “The Batman”.
Vic ocupa o centro das atenções em Bliss, estabelecendo-o como mais do que apenas um jovem preso na órbita caótica de Oz, e sim alguém que escolhe seguir os passos de Cobb. Mas, em vez de tornar Vic mais importante, a roteirista Noelle Valdivia e o diretor Craig Zobel (em seu último dos três episódios que dirige nesta temporada) na verdade ressaltam o problema central da série.
O dilema de Vic é familiar para quem já assistiu a qualquer outro filme ou série de gangster. Ele é inteligente e trabalhador, exatamente o tipo de pessoa de quem o “sonho americano” diz se tratar. Ele ama sua família, que conhecemos preparando o jantar em seu pequeno apartamento em Gotham, e tem uma doce namorada. Mas isso não é suficiente para satisfazer Victor, que acredita que seu pai está sendo explorado por seu empregador.
Quando seu pai, Juan, ignora a sugestão de Vic para exigir um aumento no trabalho, Vic responde: “Você age como se querer mais fosse uma coisa ruim”. E assim, da mesma forma que Oz se vê em Vic, Vic se vê em Oz, um homem que se recusa a ser manipulado e que conquista o que sabe ser seu por direito.
Essa dinâmica se desenrola na melhor cena do episódio, uma confrontação que ocorre em um restaurante chique. Após Oz fazer seu pedido, Vic tenta fazer o seu, mas sua gagueira o impede de concluir as palavras. Quando o garçom termina a frase de Vic, Oz se irrita e diz: “Não faça isso. O homem está falando”. Ele então insiste que o garçom espere para que Vic possa expressar seus desejos sozinho.
É um momento poderoso, em que a representação às vezes exagerada de Colin Farrell dá espaço para que o ator Rhenzy Feliz brilhe. Feliz convence na mistura de medo e confiança enquanto faz seu pedido, alimentado pelo encorajamento de Oz.
Mas, em vez de deixar a cena falar por si mesma, Valdivia e Zobel permitem que Oz continue com um discurso excessivamente pesado. Ele entrega um sermão sobre tomar o que é seu por direito e nunca esperar que os outros te deem respeito. Verdade, esses são os mantras de Oz e a fonte de sua conexão com Vic. Mas é também o que Oz já disse nos dois episódios anteriores, algo que a própria cena do garçom já havia deixado claro.
Ironicamente, o discurso de Oz sobre confiança destaca a falta de confiança do próprio show. A série foi recebida com ceticismo desde o início, como um derivado que parecia cheirar a necessidade da Warner Brothers Discovery de criar mais “conteúdo” baseado em propriedades intelectuais reconhecíveis, em vez de um desejo genuíno de explorar um dos inimigos mais antigos do Batman. Além disso, tinha que seguir o realismo do filme de Matt Reeves, apesar de escolher o personagem mais colorido e cartunesco daquele filme como protagonista.
Três episódios depois, Pinguim parece desesperada para ser levada a sério como um drama criminal rico em personagens, não uma série sobre um cara risível que frustra Batman e Robin com crimes temáticos de pássaros. Esse desespero é mais evidente em Bliss, com seus personagens que declaram os temas da série em diálogos diretos e momentos dramáticos emprestados de outras obras mais conhecidas, como “Breaking Bad” e “Sopranos”.
Os problemas no enredo de Vic são acentuados pela encantadora subtrama do episódio, que finalmente coloca Oz e Sofia no mesmo time. A dupla de trapaceiros está pronta para mover a versão mais poderosa da droga de Alberto, que seu nome dá título ao episódio, para as ruas.
Como estão jogando contra Luca e os chefes da família Falcone (com Oz também jogando contra os Maronis), eles precisam distribuir a droga através dos tríades de Gotham. No entanto, os tríades têm uma exigência: que Johnny Vitti, o braço direito de Luca e inimigo jurado de Sofia e Oz, ligue pessoalmente pedindo ajuda.
O que se segue é mais uma sequência divertida, na qual Sofia e Oz chantageiam Vitti ameaçando expor seu caso com a esposa de Luca. Ao contrário do episódio anterior, “Inside Man”, onde o prazer veio de ver Oz navegar em uma casa cheia de inimigos e informantes moribundos, a diversão aqui vem do desrespeito total dos personagens uns pelos outros.
Levado ao limite, Vitti finalmente pode falar livremente sobre Oz e Sofia, provocando-os ao chamar Sofia de psicopata e Oz de peão. Para o crédito de Farrell, não fica claro se Oz quebra e começa literalmente a empurrar um telefone pela garganta de Vitti porque perdeu o controle ou se está tentando demonstrar lealdade a Sofia. Da mesma forma, Sofia observa de longe, com os olhos perfurantes, talvez impressionada com a devoção de Oz, ou talvez enxergando através dele.
Como sempre, as tramas de Oz e Sofia atingem o equilíbrio certo na série. A dupla está a apenas dois passos de esfregar as mãos e gargalhar enquanto trama, uma versão atualizada de Burgess Meredith e Julie Newmar nos vilões de Batman de 1966. Não, eles não são tão exagerados quanto aquele par camp, mas Oz e Sofia parecem existir em um mundo com Batman e o Charada, mesmo que seja o Batman sombrio e estranho de Matt Reeves. Eles parecem existir em seu próprio mundo, sem pegar emprestado elementos de outras mídias.
O que torna Bliss ainda mais irritante é quando se afasta da dupla e volta para o dilema de Vic. Há muito pouco na história de Vic que já não tenhamos visto em histórias de gangsteres melhores, como “Scarface”, “Os Bons Companheiros” e “Sangue por Sangue”. Ao contrário de Vic e Oz, que estão tomando de volta o que lhes foi roubado, Bliss pega emprestado dessas e de outras narrativas, na esperança de infundir no episódio a gravidade e o drama que não tem tempo para desenvolver, assim como Pinguim tem feito ao se inspirar em “Família Soprano” para a dinâmica de Oz com sua mãe.
No entanto, apesar de toda sua insistência em imitar outros tramas, Bliss termina com Oz e Vic fugindo da cena de um crime no carro roxo do Pinguim, gritando “Estamos nessa agora!” Talvez agora a série tenha terminado de tentar construir seu momento “eu quero dar um Emmy para o Colin Farrell”, fingindo ser algo que não é. Talvez a série esteja pronta para aceitar que é um spin-off de Batman sobre supervilões em Gotham City. Talvez esteja pronta para se entregar ao que é.
Leia as críticas dos episódios anteriores:
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