Diretamente da cidade de Campinas, interior de São Paulo, uma dos maiores esportistas paralímpicos da história da natação nasceu. Daniel Dias, é o nome dele, que tem uma carreira recheada de prêmios. O últimos desses, porém, foi um pouquinho diferente de uma medalha. Daniel Dias tem agora a sua história adaptada para uma revista em quadrinhos.
Quem é Daniel Dias?
Com apenas 35 anos de idade, Daniel de Faria Dias já se tornou um dos maiores recordistas mundiais da natação paralímpica. Nascido em campinas e criado em Camanducaia, no interior de minas, Daniel, desde que veio ao mundo teve que lidar com sua má-formação congênita de seus membros superiores e inferiores, mais especificamente em sua perna direita. Mas sua condição nunca o desmotivou a seguir em frente.
Inicialmente, o plano do futuro atleta era de ingressar na faculdade de Engenharia Mecatrônica. Contudo, enquanto assistia as Paralimpíadas de Atenas, em 2004, que o nadador brasileiro Clodoaldo Silva, chamou a atenção do jovem de apenas 16 anos. Inspirado, apenas 2 anos mais tarde, Daniel já estava participando da competição mundial da modalidade.
Desde então, nas categorias S5, SB4 e SM5, o competidor, ao longo de sua carreira, já conquistou:
- 33 medalhas de ouro em Jogos Parapan Americanos;
- 40 medalhas em Mundiais, dentre estas 31 de ouro;
- 24 medalhas em Jogos Paralímpicos (14 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze).
Tais conquistas, garantiram à Daniel os títulos de “Maior vencedor da história do Parapan” e “Maior medalhista da natação em Paralimpíadas”. Dito isso, este último, foi garantido em casa, nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, após a conquista de sua 24ª medalha. Lembrando que dessas, 14 são de ouro. Do mesmo modo, o nadador conquistou também, por três vezes, o Troféu Laureus, que é considerado o “Oscar do esporte”, em 2009, 2012 e 2016, sendo assim, o único brasileiro a realizar esse feito.
Registro de sua história
Enfim, após tantas vitórias, Daniel Dias terá a sua história adaptada à uma revista em quadrinhos. Nesse sentido, a vida do campeão foi registrada pelas editoras Memorabília do Esporte e da Editora Universo Fantástico. Juntamente com essa parceria, o projeto conta com 64 páginas roteirizadas por Felipe Tazzo (o livro das coisas que acontecem por aí), ilustrado por Murilo Fernandez (Educar Games) e colorizado por Gabú Brito (Studio Paz e Vida).
Dessa forma, o foto do quadrinho, é mostrar a vida do garoto, sempre sorridente, independente de suas dificuldades, sua dedicação e toda a sua trajetória até o topo de sua carreira. A HQ intitulada Daniel Dias, conta também, com fotos pessoais disponibilizadas pelo atleta, além de depoimentos de familiares e pessoas próximas que acompanharam a sua vida pessoal e profissional, assim como, um posfácio escrito pelo próprio Daniel.
Esta HQ, é sequência das já lançadas Oscar e o Pan 87 e Garrincha e Zico. Dito isto a produção Daniel Dias, da parceria entre Ultimato do Bacon Editora, a Memorabília do Esporte e a editora Universo Fantástico tem sua data de lançamento marcada para junho deste ano. Por fim, é possível apoiar este projeto por meio do site Catarse, que esta arrecadando fundos para dar continuidade à este.
1 Comentário