Para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+, a MUBI está realizando dois eventos totalmente gratuitos em São Paulo no mês de junho. Os eventos, que acontecem em 6 de junho na Cinemateca Brasileira e de 21 a 23 de junho no Centro Cultural São Paulo (CCSP), destacam filmes do cinema queer, e fazem parte da campanha de lançamento da coleção “Pode Entrar: Explore Espaços Queer no Cinema”.
No dia 6 de junho, a MUBI exibe os filmes “But I’m a Cheerleader”, de Jamie Babbit (1999), e o documentário cult “Paris is Burning”, de Janie Livingston (1990) – as sessões estão sujeitas à lotação da Cinemateca.
Estrelada por Natasha Lyonne (“Boneca Russa”) e Clea DuVall (“Garota, Interrompida”), “But I’m a Cheerleader” é uma sátira que desafia estereótipos de gênero e sexualidade, ao contar a história de Megan, uma líder de torcida enviada pelos pais a um centro de reabilitação para “curar” sua homossexualidade. Já “Paris is Burning” traz um retrato histórico de uma subcultura vibrante e influente, ao explorar a cena ballrooom de Nova York e as comunidades afro-americanas, latinas, gays e transgênero envolvidas.
Sobre os filmes Território MUBI:
Maurice’s Bar, de Tzor Edery e Tom Prezman – 2023, 14 minutos, 12 anos
Em 1942, em um trem para lugar nenhum, uma ex-drag queen lembra uma noite de seu passado em um dos primeiros bares queer de Paris. Fragmentos remanescentes de fofocas de clientes remetem a este bar mítico e seu misterioso proprietário judeu-argelino.
Shakedown, de Joseph Pevney – 1950, 80 minutos, 14 anos
Jack Early é um fotógrafo de notícias ambicioso que está determinado a fazer um nome para si mesmo. Ele consegue ser contratado por um grande jornal de São Francisco e, a partir de então, está preparado para fazer qualquer coisa para alcançar seu objetivo. Indomável em seu propósito, Early afunda no submundo onde o chefe da gangue Nick Palmer o leva sob sua proteção.
Mathias & Maxime, de Xavier Dolan – 2019, 119 minutos, 16 anos
Dois amigos de infância são convidados a compartilhar um beijo para uma cena de um filme estudantil. Logo, uma dúvida persistente se instala, confrontando ambos os homens com suas preferências, ameaçando a irmandade de seu círculo social e, eventualmente, mudando suas vidas.
O Outro Lado da Cidade Proibida, de Zhang Yuan – 1996, 94 minutos, 18 anos
O Palácio Leste e o Palácio Oeste, banheiros públicos em lados opostos da Praça Tiananmen de Pequim, são pontos de encontro gay populares frequentemente invadidos pela polícia. Enquanto está detido após uma dessas invasões, um escritor queer (Si Han) passa uma longa noite em estreita proximidade com um policial hostil, mas curioso (Hu Jun).
Great Freedom, de Sebastian Meise – 2021, 117 minutos, 16 anos
Ao desenterrar capítulos dilacerantes da história queer na Alemanha pós-guerra, o drama comovente de Sebastian Meise aproveita o poder curativo da intimidade que surge com a oposição à opressão sistemática. Franz Rogowski hipnotiza com sua atuação neste conto de resiliência e resistência.
Além dos eventos, a plataforma adiciona novos títulos de temática queer à coleção Orgulho Sem Preconceito e, neste ano, uma segunda coleção LGBTQIA+ complementa a programação: Um Lugar Só Nosso: Espaços Queer no Cinema, que convida a audiência a celebrar os espaços onde as pessoas queer vivem , encontram sua comunidade, se refugiam da opressão e podem transgredir os limites heteronormativos da sociedade.
Território MUBI dentro da Mostra Espaços Queer No Cinema
Programação:
21/06
17h – Matthias & Maxime
19h – The Great Freedom
22/06
15h – Shakedown + Maurice’s Bar
17h – East Palace, West Palace
19h – Matthias & Maxime
23/06
15h – The Great Freedom
17h30 – Shakedown + Maurice’s Bar
19h30 – East Palace, West Palace
- Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Sala Lima Barreto
- Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
- Os ingressos são gratuitos; evento sujeito à lotação da sala.
2 Comentários