Review | Bakery Simulator irá te transformar em um verdadeiro padeiro

GamesReviews

Quem nunca sonhou em fazer uns pãezinhos, donuts e muitas outras gostosuras que encontramos nas panificadoras por aí? Aliás, quem nunca, quando criança, já imaginou estar dentro de uma panificadora, olhando todas as maravilhas do balcão sendo feitas, não é? 

Bom, chegou a sua hora com Bakery Simulator, o mais “novo” simulador de padaria. Lançado em 3 de maio de 2022 para o PC, o jogo chegou agora, no dia 15 de março de 2024 ao PlayStation 5 e graças a um código enviado pela Gaming Factory S.A. trouxemos essa belezura quentinha, direto do forno para vocês. Então vamos lá!

O lugar onde a mágica acontece (Captura por Genner Douglas)

Começando a fazer os pãezinhos

Infelizmente Bakery Simulator não conta com uma “historinha”, nem mesmo um pano de fundo elaborado. Ok, entendo que uma grande parte dos jogos simuladores como esse segue essa mesma premissa, assim como o mais recente Expeditions: A MudRunner Game que trouxemos análise aqui também. 

O jogo te coloca na administração de uma padaria, com um breve tutorial, onde vamos produzir pães, croissants, cupcakes e até donuts. Existem algumas variações de pães e formatos, seja utilizando formas redondas ou quadradas, incluindo até o formato do tão conhecido pão francês. 

À medida que progredimos no nosso nível em Bakery Simulator, liberamos novas receitas, ingredientes e também máquinas. E a variedade é bem positiva, temos diferentes tamanhos de tigelas para misturar as massas, batedeira simples e industriais, fornos do mais básico que necessita de lenha ao mais profissional com várias prateleiras. Podemos até adquirir máquinas para modelagem da massa, para formatos redondos, quadrados ou triangulares.

Além da ótima quantidade de ferramentas de trabalho, claro, não poderia faltar os ingredientes. E isso o jogo oferece muito bem. Dentre o nosso “arsenal” da padaria, temos mais de uma opção de farinha, sendo trigo, centeio e integral. Ainda temos ingredientes baseados em receitas reais, como leite, manteiga, ovos e muito mais. Indo mais além, podemos usar uma variedade de temperos opcionais, para dar aquele gostinho a mais, que vão desde gengibre a noz moscada.

Como citei acima, as receitas em Bakery Simulator seguem um padrão baseado em receitas reais, então tranquilamente vai conseguir reproduzir em casa ou até tentar se aventurar adaptando alguma própria para o jogo. Isso permite uma exploração nas mecânicas dentro e fora do jogo, além de claro, mostrar fidelidade do estúdio em reproduzir da melhor forma possível. 

E por falar em mecânicas, um dos momentos mais divertidos do jogo são as entregas, onde podemos optar por pagar um entregador, gerando custos extras e mais riscos de dar errado ou nós mesmos ir a caminho do cliente. Aqui o jogo assume uma identidade próxima dos GTAs 1 e 2. Com uma visão de cima e controlando o veículo pela cidade, é tudo muito intuitivo e um grande diferencial ao jogo, equilibrando bem entre assar e entregar os pedidos. 

Mecânica de entrega lembra muito GTA 1 e 2 (Captura por Genner Douglas)

Gráficos, jogabilidade e mais

Como é de costume em jogo desse gênero, gráficos não são o forte em Bakery Simulator. O jogo tem um visual simples e bem antigo comparado a outros títulos da atualidade, mas nada que atrapalhe a experiência. Refletindo em seu desempenho, uma vez que não tive nenhum problema nas horas jogadas, nem mesmo bugs. 

Por outro lado, o jogo tem um problema extremamente irritante quanto a seleção de objetos que vamos interagir. É necessário posicionar de maneira bem precisa o cursor, caso contrário irá pegar algum objeto indesejado. E confesso, isso é uma pedra no sapato nos momentos de desespero com pedidos que demandam muita ação com pouco tempo. Em contrapartida, a precisão dos minigames presentes no jogo, para dividir a massa ou modelar os formatos, é boa e bastante interativo.

Minigames presentes no jogo são interativos (Captura por Genner Douglas)

Surpreendentemente o jogo está em PT-BR, mas com ressalvas. As legendas parecem ter sido feitas em um tradutor barato ou confundido com Portugal, devido a quantidade de palavras erradas. Porém, nada que deixe sua diversão tão afetada, pelo contrário, engraçada com a tradução de algumas palavras. 

Conclusão

Bakery Simulator é um jogo divertido para se passar algumas horas e super recomendado para quem quer se aventurar na fabricação de pães, croissant, donuts e muito mais. O jogo entrega uma experiência boa, com receitas fieis, além de ótima variedade de itens presentes e uma mecânica de entregas nostálgica para os dinossauros por aí. E para melhorar mais ainda, o jogo está custando apenas R$ 89,90 na PSN Store, um preço atrativo pelo que o jogo oferece. 

Leia também:

Gráficos
6.8
Diversão
8.9
Desempenho
8.5
Jogabilidade
7.3
Variedade de Itens
8.6
8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *