Xadrez é algo que sempre fui um adorador, ver pessoas jogarem ou acompanhar campeonatos, era algo que eu frequentemente fazia. Durante os tempos de escola tive a oportunidade de aprender a jogar, apreciar xadrez da forma que é. Claro que, não é um jogo fácil ou muito amigável para jogadores mais casuais, o que acaba afastando pessoas de se interessar.

Chessarama surge com essa proposta, de divertir mesclando diferentes formas de se jogar xadrez, mesmo que seja no jogo clássico também. O jogo é desenvolvido pela Minimol Games, em parceria com o SMG Studio e reúne uma coletânea de minijogos e quebra-cabeça, todos baseados no xadrez, incluindo o modelo clássico do jogo. Vale lembrar que, a Minimol Games é um estúdio brasileiro e possui em seu currículo outros jogos de xadrez.

Diferentes formas de jogar xadrez

Chessarama oferece três diferentes formas de jogar, sendo elas, o modo Campanhas, onde concluímos 24 fases em cada uma das quatro campanhas. As campanhas, a medida que avançamos, inclui mais peças do xadrez, sendo que inicialmente começamos utilizando apenas o cavalo. Todas as fases nesse modo são quebra-cabeças, desafiando os jogadores da melhor maneira possível.

Além do modo Campanhas, temos o Batalhas, onde enfrentamos desafios mais difíceis e estratégicos. O modo desafia os jogadores em utilizar diferentes táticas de jogo. E claro, não poderia faltar o modo “normal”, o clássico jogo de xadrez, onde enfrentamos desafiantes online. Sendo este um modo ‘nostálgico’ para o fãs do jogo e o meu preferido, claro.

Quando saímos dos modos de jogo, temos as coleções, onde liberamos novos visuais para as peças de xadrez, para usarmos durante as partidas. Também podemos conquistar coletáveis, a medida que cumprimos objetivos nos modos de jogo. Os coletáveis acabam servindo como motivação extra para buscar 100% das fases. E vale destacar que o jogo está localizado para PT-BR.

Apesar de cenários simples, Chessarama possui belos visuais durante as fases, além da riqueza em detalhes em cada diferente fase. O jogo está disponível para PC e Xbox Series, na minha experiência no Xbox Series X não tive nenhum problema ou bugs. Sendo uma experiência surpreendentemente positiva a todo momento. No modo xadrez clássico, não houveram falhas de conexão ou demora para conectar a partida.

Vale a pena?

Chessarama é com certeza um jogo que vale a pena para quem é um amante de xadrez, sendo um título atrativo até mesmo para aqueles que não tem tanto conhecimento xadrez clássico. O jogo ainda oferece variados modos e vários coletáveis, que podem aumentar ainda mais a vida do jogo, a depender do suporte recebido nos próximos meses. Com certeza irá te render boas horas, diversão, desafios e quebra-cabeças para testar suas habilidades e conhecimento no xadrez, em jogadores mais experientes.

Obs: Essa análise foi realizada com código cedido pela equipe da Minimol Games e Theogames

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *