EA Sports UFC 5 retorna ao seu quinto jogo desde a nova ‘era’ que marcou a série. Desta vez trazendo novidades no seu sistema de gameplay, além de claro, ser o primeiro UFC a chegar apenas a atual geração de consoles e ao PC. Abandonando de vez para trás o PS4 e Xbox One, o jogo agora promete gráficos mais realistas, além de uma autenticidade muito maior as lutas reais. Mas será que a EA conseguiu cumprir tudo isso? Vem comigo nessa review conferir se sim ou não.

Confesso não ser tão adepto aos jogos do UFC, daquele tipo de jogador que joga anualmente sem falta. Mas isso não atrapalhou a experiência, já que o jogo permite uma vasta personalização de dificuldade, modos mais competitivos ou simulados, também modos mais simplificados e básicos. Então mesmo que a franquia apresente uma complexidade de jogabilidade, principalmente quando se trata da luta no chão, o jogo permite diferentes configurações que vai te permitir ter uma experiência muito agradável.

Assim como outros jogos da franquia, EA Sports UFC 5 traz uma enorme variedade dos lutadores oficiais, algumas lendas da competição e lutadores não oficiais como Bruce Lee, Mike Tyson e outros. A presença das lendas no jogo serve como um grande atrativo, até mesmo para fãs dos atletas presentes. Alguns deles estão disponíveis somente para quem efetuou a compra de edições das Deluxe ou acima.

Um dos únicos, ou até mesmo o único que eu cite negativamente, são as poucas configurações de acessibilidade, indo em contramão de muitos outros jogos que oferecem diversas opções. Em contra partida, o jogo oferece muitas possibilidades de configurar a dificuldade, sendo um grande atrativo para jogadores iniciantes na franquia.

Diferentes modos de jogo e muito mais

EA Sports UFC 5 oferece diversos modos de jogo, além de outras opções que podem ser acessadas através do menu principal e vou listar abaixo.

Modo Contrato de Luta: Completar lutas diárias, que mudam nesse período, e nos dá bonificações, além de créditos que podemos utilizar para adquirir novos itens na loja. 

Modo Carreira: No modo carreira temos a liberdade de importar a aparência de um lutador oficial ou de algum dos Atleta de Criação. Também podemos criar um novo lutador, com uma grande variedade de personalização de aparência. E nosso objetivo aqui é simples, começar de baixo, com pequenas lutas, até chegar ao tão sonhado cinturão. Lembrando muito o modo carreira dos antigos jogos Fight Night. Sem dúvidas um dos melhores modos do EA Sports UFC 5.

Luta Agora: Clássico modo que podemos lutar offline contra amigos ou contra IA. Temos a liberdade de escolher lutador preferido, categoria, além de personalizar a dificuldade caso seja contra a IA.

Eventos de Criação: Criar um evento ou um torneio da forma que você preferir, com uma vasta possibilidade de personalização.

Aprender: Dividido em Modo Treino e Manual de Treinamento. O primeiro consiste em treinarmos nossas táticas e técnicas já conhecidas e aperfeiçoá-las. Já o segundo, como o nome já diz, é um manual onde podemos aprender técnicas básicas e avançadas. Uma ótima porta de entrada para jogadores que não tem muita afinidade com nenhum jogo da franquia UFC.

Atletas de Criação: Onde podemos criar lutadores e aproveitar para personalizar cada um deles, nos apresentando uma lista de atletas criados.

Loja: Na loja podemos adquirir acessórios com pontos do jogo, esses que são ganhos no Modo Carreira ou Contrato de Luta. Ou claro, podem ser comprados através da loja digital da respectiva plataforma, no meu caso PSN Store.

Online: Permite uma carreira online, podendo evoluir os atletas ou se preferir Campeonatos Oficiais, enfrentando jogadores no mesmo nível de desempenho. Temos também as Batalhas de Blitz, partidas mais curtas e com mudanças de regras e os tradicionais Luta rápida ou convidar um amigo para jogar contra.

EA Sports UFC 5 ainda conta com uma trilha sonora espetacular, que traz ótimas músicas, variação na medida certa e que com certeza é um dos pontos altos do jogo.

Desempenho e gráficos do jogo no geral

Assim como outros jogos da EA, gráficos são extremamente bonitos, com um ótimo nível de realismo nos lutadores, personagens que aparecem em meio ao Modo Carreira. O rodo performa muito bem durante as lutas, não tive nenhum momento de queda, bugs e nem nada do tipo. Durante as cinemáticas do Modo Carreira o jogo se mantém estável nos 30 FPS, mas durante o gameplay é 60 FPS. 

EA Sports UFC 5 vale a pena?

O jogo oferece uma autêntica experiência aos amantes de MMA no geral, com belos gráficos e uma jogabilidade agradável, tanto para iniciantes quanto para jogadores mais experientes. Com uma variedade de lutadores, que se expande aos atuais e algumas lendas do esporte, agradando assim um público a jogar com seu lutador de preferência. 

Para quem quer passar boas horas, com certeza o Modo Carreira tanto online quanto offline vai proporcionar isso. Fazendo com que os jogadores queiram trilhar a história do seu lutador até o topo, e claro, muita diversão no processo até lá. Portanto UFC 5 se torna indispensável para qualquer fã ou não fã do esporte. 

Obs: Esta análise foi realizada com código fornecido pela equipe da EA Brasil.

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *