O sucessor do PSOne era extremamente aguardado no mundo inteiro, após o impacto do seu irmão mais velho no mundo dos games, a Sony estava se preparando para lançar o Playstation 2, este anunciado em Março de 1999. O lançamento no mercado japonês aconteceu em 04 de Março de 2000 (26 de Outubro de 2000 na América do Norte), a grande procura demonstrou como a marca se consolidou . Vamos conferir a seguir um pouco dos primeiros anos deste campeão da sexta geração.
O Grande Lançamento
No dia do lançamento as filas para adquirir o aparelho eram enormes, muitos e muitos gamers aguardaram ansiosamente durante dias para não ficar sem o seu Playstation 2.
Jovens japoneses além de encarar as filas, suportaram o inverno japonês que é bem frio, aguardando a abertura das lojas que venderam aproximadamente um milhão de PlayStation 2.
Com processador de 128 bits, o videogame da japonesa Sony tem gráficos e imagens com qualidade superiores para a época e fazendo uso do novo formato de mídia DVD (Disco de Vídeo Digital, podendo assistir filmes de regiões específicas), além do tradicional CD, como no PSOne.
O valor de lançamento foi de 39.800 ienes, na conversão direta da época equivaleria a R$ 650 reais. Juntamente ao console alguns dos jogos de lançamento no Japão foram estes listados abaixo:
- Street Fighter EX3 (Luta);
- Ridge Racer 5 (Corrida);
- Eternal Ring (RPG);
- Kessen (Estratégia);
- Drummania (Musical);
- A Train 6 A6 (Simulador Construção);
- Stepping Selection (Musical).
Durante o ano de 2000 mais jogos que marcaram o primeiro ano do console foram lançados, impulsionando ainda mais as vendas e a chegada do aparelho em solo americano, sendo alguns deles:
- Dark Cloud (RPG Ação);
- Dynasty Warriors 2 (Musou);
- EA Sports FIFA 2001 (Esporte);
- Rayman 2: Revolution (Plataforma);
- Tekken Tag Tournament (Luta);
- Dead or Alive 2: Hardcore (Luta);
O segundo ano do Playstation 2 foi ainda melhor com uma marca aproximada de 80 títulos lançados, abaixo vamos listar 12 que se destacaram, sendo eles:
- Alone in The Dark: The New Nightmare (Survival Horror);
- Burnot (Corrida);
- Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex (Plataforma);
- Devil May Cry (Hack and slash);
- Fatal Frame (Survival Horror);
- Final Fantasy X (RPG);
- Grand Theft Auto 3 (Open World/Sandbox);
- ICO (Quebra Cabeça/Plataforma);
- Jak and Daxter: The Precursor Legacy (Plataforma);
- Klonoa 2: Lunatea’s Veil (Plataforma);
- Silent Hill 2 (Survival Horror);
- Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (Ação/Stealth).
O Playstation 2 foi o lar de franquias consagradas que retornaram e também berço de novas que estão no mercado até os dias de hoje, com mais 4000 jogos em sua biblioteca. Sendo o console mais vendido da companhia japonesa e também o mais comercializado da história. Os números totais de vendas ultrapassam a marca dos 155 milhões de unidades e vale ressaltar que somente chegou oficialmente no Brasil em 2009.
Assim como o PSOne, o PS2 teve acessórios lançados com foco nos seus recursos e outros herdados do seu antecessor. Vamos ver alguns deles:
- Controle DualShock 2
O controle do PlayStation 2 seguiu com sua ergonomia idêntica ao modelo do seu antecessor, mas agora assumindo os analógicos como padrão. O DualShock 2 tem como diferenças física a sua cor, que passou a ser preta na cor do aparelho e os botões de gatilho com um sistema chamado de force feedback, para medir a pressão aplicada nos botões. Essa funcionalidade foi mais utilizada em jogos de tiro para simular a pressão realizada no gatilho das armas de fogo.
- Adaptador de rede do Playstation 2
Um dos pontos que o Dreamcast, da SEGA, sempre destacava foi o acesso à internet por meio de um modem conectado ao console para navegar e também jogar online. Uma dos feedbacks que o PS2 recebeu no lançamento foi a ausência dessa função, mas o console ganhou essa capacidade em modelos atualizados que continham uma conexão traseira de expansão para uso de um adaptador de rede que era vendido separadamente. O acessório, além de proporcionar uma funcionalidade online para jogos compatíveis, permitia a conexão com um disco rígido formato IDE (Integrated Drive Electronics), o mesmo utilizado nos computadores da época.
- Eye Toy Playstation 2
O PS2 possui portas USB que eram utilizadas para conectar acessórios específicos como a câmera Eye Toy, teclado, mouse e headsets. A Eye Toy era utilizada em jogos específicos que possuíam suporte como EyeToy: Play, Sega SuperStars, Disney Move, entre outros.
- Serra de Resident Evil 4
Resident Evil 4 foi um jogo do GameCube durante um período, mas, depois saiu em outras plataformas. No PS2, ele veio com um controle no formato de serra elétrica, assim como ocorreu no console da Nintendo. O inusitado controle era pouco funcional, porém, bonito, gigantesco e pesado, ele acompanhava ainda uma caixa personalizada de acrílico, que mostrava o conteúdo de seu interior. Na verdade, ele era um controle DualShock 2 padrão, mas com um visual bem chamativo.
- Espada de Onimusha 3
O PS2 recebeu um controle com sensor de movimentos, antes do Nintendo Wii. Com as funções do DualShock 2 porém com o formato de uma espada, com sensor embutido e com comandos clássicos em sua bainha. O controle era exclusivo para o jogo Onimusha 3, produzido pela Capcom, lançado com uma edição especial do game. Durante o gameplay, ao balançar a espada controle, o personagem na tela fazia a mesma coisa com sua arma. Foi inovador na sua época e extremamente curioso.
Acessórios não faltaram no Playstation 2 desde instrumentos musicais a famosa GunCon, o console trouxe uma grande imersão nesse quesito e foi muito bem sucedido.
Especificações do PlayStation 2
Especificações técnicas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
CPU | GPU | ||||||
Sony Emotion Engine Frequência de clock: 294.912 MHz Barramento: 32 Bits Dimensão da memória do sistema: 32 MB RDRAM directa Largura de banda do Bus de memória: 3.2 GB por segundo Co-processador FPU (acumulador de multiplicação de ponto flutuante x 1; divisor de ponto flutuante x1) Unidades de vetorização: VU0 e VU1 (acumulador de multiplicação de ponto flutuante x 9; divisor de ponto flutuante x 1) Desempenho de ponto flutuante: 6.2 GFLOPS Transformação geométrica 3D CG: 66 milhões de polígonos por segundo Descodificador de imagens comprimidas: MPEG2 | Sony Graphics Synthesizer Frequência de clock: 147.456 MHz VRAM Cache embutida: 4 MB Largura de banda do Bus DRAM: 48 GB por segundo Largura do Bus de DRAM: 256 bits Configuração dos pixéis: RGB Alpha Z buffer (24:8:32) Máximo Rácio Polígonos: 75 Milhões de triângulos por segundo | ||||||
Áudio | Mídia | ||||||
Canais de áudio: 48 Som surround 3D Memória da seleção de som: 2 MB Frequência de saída: Até 48 kHz (Qualidade de DAT) Compatível com som multicanal (Dolby Pro Logic II) e DTS. | DVD Capacidade normal: 4.7 GB Velocidade do dispositivo: DVD-ROM: 4X velocidade próxima. CD-ROM: velocidade aproximada de 24X. | ||||||
Dimensões | |||||||
Peso: 2.1 kg (versão Slim) 38 cm (versão Slim) 2,3 cm (versão Slim) 10 cm (versão Slim) largura altura profundidade | |||||||
Processador I/0 Núcleo do CPU: CPU PlayStation Frequência do clock: 33.8688 MHz ou 36.864 MHz (seleccionável) Memória IOP: 32 MBSub Bus: 32-bitInterfaceUniversal Serial Bus (USB) x 2 Control Port x 2 MEMORY CARD slot x 2 Saída digital óptica Adaptador de rede – Rede de cabo. |
Um pequeno resumo da história desse console campeão e que marcou uma geração de pessoas, que vieram do antecessor ou iniciaram sua história com o PS2 mesmo, logo teremos o resumo do sucessor Playstation 3.
1 Comentário