O Oscar é uma das maiores premiação do cinema, mas nem sempre acerta em suas escolhas. Ao longo dos anos, diversos filmes e diretores que marcaram a história ficaram de fora das estatuetas mais cobiçadas do cinema hollywoodiano. Em algumas ocasiões, foram deixados de lado por opções mais tradicionais; em outras, não chegaram a receberam a merecida indicação.
A edição desse ano promete ser uma das mais aguardadas dos últimos anos. A cerimônia acontecerá em 2 de março, no icônico Dolby Theatre, em Los Angeles. Nesse ano os brasileiros estão empolgados com as indicações do filme nacional “Ainda Estou Aqui” e a protagonista Fernanda Torres, que concorre na categoria de Melhor Atriz. A famosa premiação será transmitida ao vivo pela TV Globo.
Ainda assim ao longo da história muitas produções não receberam o merecido destaque por sua performance. Seja por conservadorismo da Academia ou por decisões que não resistiram ao teste do tempo, alguns casos se tornaram emblemáticos. Confira alguns dos maiores “boicotes” da história do Oscar:
Boyhood – Da Infância à Juventude (Oscar 2015)
Richard Linklater passou 12 anos filmando Boyhood – Da Infância à Juventude para capturar, de maneira inédita, o crescimento real de seu protagonista. O longa começou a temporada do Oscar como favorito, mas parou diante de “Birdman”. Além de perder como Melhor Filme, Linklater também foi derrotado por Alejandro González Iñárritu na categoria de Melhor Direção. A Academia privilegiou a ousadia técnica do mexicano em detrimento da monumental experiência narrativa de Linklater.
Mad Max: Estrada da Fúria (Oscar 2016)
O filme de George Miller foi amplamente reconhecido nas categorias técnicas, levando seis estatuetas para casa. No entanto, a Academia não premiou na indicação de Melhor Filme, que acabou ficando com “Spotlight”, filme considerado relativamente mais fraco que a produção de ação. Mad Max: Estrada da Fúria redefiniu o gênero de ação e conquistou aclamação unânime da crítica, tornando-se um dos grandes esquecidos da história do Oscar.
Bacurau (Oscar 2021)
Em 2021, após ter recebido o prêmio de Melhor Filme Internacional do New York Film Critics Circle, o The New York Times apontou que Bacurau merecia uma indicação a Melhor Filme, mas a previsão não se concretizou. O longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, é um retrato afiado das tensões sociais no Brasil, conquistou público e crítica mundo afora, mas foi ignorado pela Academia dos EUA. O mesmo aconteceu localmente, visto que Academia Brasileira de Cinema indicou “A Vida Invisível”, para representar o país na disputa de Melhor Filme Internacional.
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Oscar 2005)
Charlie Kaufman venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original por esse romance surrealista, mas o filme merecia muito mais. A Academia perdeu a oportunidade de reconhecer a brilhante atuação de Jim Carrey e sequer indicou a produção a Melhor Filme. Com o tempo, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças se consolidou como um dos maiores filmes do século, superando boa parte dos indicados daquela edição.
A Rede Social (Oscar 2011)
Considerado um dos melhores filmes da década de 2010, A Rede Social perdeu o Oscar para “O Discurso do Rei”. O longa de David Fincher traz uma abordagem impactante sobre a criação do Facebook e o impacto da tecnologia na sociedade. Com roteiro afiado de Aaron Sorkin e uma estética inovadora, A Rede Social envelheceu como um clássico moderno, enquanto a escolha da Academia parece cada vez mais questionável.
Ao longo da história, a Academia tomou diversas decisões que dividiram opiniões e, em retrospecto, não se sustentam. Com o tempo, algumas dessas obras foram resgatadas como clássicos absolutos, provando que o Oscar nem sempre reflete a grandeza do cinema. De fato é possível perceber que o gosto popular não é levado em conta, mas as injustiças contradizem algumas vezes a própria crítica especializada.
Ainda Estou Aqui traz em 2025 uma certa reparação cultural por Bacurau em 2021? Esperamos que dessa vez o filme de notória visibilidade entre os especialistas finalmente ganhe uma relevância nessa premiação para além da indicação. Dessa forma, encontraremos o merecido destaque da indústria audiovisual brasileira.
Leia mais:
Deixe uma resposta