Sun Structures | 10 anos de um marco do neo-psicodélico de estreia do Temples
Temples/Divulgação

Sun Structures | 10 anos de um marco do neo-psicodélico na estreia do Temples

Sun Structures, o álbum de estreia da banda inglesa Temples, é uma fatia incrivelmente bem-feita e cativante da neo-psicodelia muito inspirada psicodelia dos anos 60. Como alguém que aprecia essa era, eu certamente gostei muito em 2014. Mas, falando criticamente, não posso deixar de perguntar: qual é o propósito de tudo isso?

Estávamos em 2014. Por que fazer um álbum que soa como se tivesse sido feito em 1967? Entenda, não estou perguntando “Por que fazer um álbum influenciado pela música de 1967?”, estou perguntando “Por que fazer um álbum que parece ignorar tudo o que aconteceu de 1968 até 2014?”

Se não soubesse que se tratava de uma banda contemporânea, só pelo som, você acharia que isso saiu a partir de 1966

Claro, há um pouco de hipérbole nessa afirmação, mas não muita. Em Sun Structures, os órgãos se expandem, as guitarras viajam e os vocais harmonizam de uma forma que só pode ser descrita como, bem, dos anos 60. Dada a recente “revival” psicodélica liderada por bandas como Tame Impala, isso não é tão fora do comum quanto pode parecer, mas o Tame Impala sempre soou como uma banda moderna fortemente influenciada pela música dos anos 60. Já o Temples soa como uma banda dos anos 1960.

Para dar o crédito a eles, o Temples teria sido uma banda muito boa naquele período. Eles são talentosos o suficiente para que as músicas de Sun Structures nunca caiam no pastiche. Se o Temples é algo, é autêntico, e no final das contas, apesar das minhas reclamações anteriores, isso é realmente o mais importante.

As faixas

A faixa de abertura, “Shelter Song”, define o clima com uma guitarra vibrante – sendo uma delas de 12 cordas – que lembra vagamente uma cítara. O baixo e a bateria se encaixam para criar uma onda hipnótica, como fazem ao longo do álbum.

A música assinatura do álbum é “Mesmerise”, que mistura uma sensibilidade pop óbvia com o nível adequado de psicodelia para se ajustar ao resto de Sun Structures. “Keep in the Dark” começa como um shuffle alegre antes de surgir um – relativamente leve – momento de loucura. É uma faixa de destaque e, se nada mais, mostra que o Temples pode levar seu som dos anos 60 em várias direções.

A penúltima música, “Sand Dance”, é a que eu mais gosto. Como o título sugere, há uma sensação de “Mil e Uma Noites” na faixa, além de uma qualidade onírica apropriada nos vocais. A bateria e o baixo te mantêm firme, enquanto as guitarras te elevam do chão, fazendo flutuar preguiçosamente pelo ar do deserto. Você pode se perder nessa música, embora seja estranhamente reconfortante.

Apesar das falhas, Sun Structures mostra o Temples entregando uma dose sólida de pop psicodélico que, apesar de se apoiar fortemente nas influências da banda, tanto antigas quanto novas, tem um certo charme que é difícil de resistir.

Um aspecto que se destaca em Sun Structures é a produção, que possui uma profundidade que realça a camada inteligente de instrumentação da banda, assim como o uso eficaz de vocais com gravação dupla. Também impressionante é a forma como a banda incorporou os teclados de Adam Smith à mistura, adicionando mais profundidade à música e contribuindo para o pano de fundo psicodélico que sustenta grande parte do som do álbum.

No geral, Sun Structures mostra momentos de verdadeiro potencial que sugerem que, se a banda adotasse uma abordagem mais aventureira e criativa, poderia se elevar a novos patamares e talvez esculpir uma identidade própria – que se comprovou em alguns não tão redondos, mas com novidades como o “Volcano” e “Exotico”.

No geral, Sun Structures é um bom álbum de 2014. Mas não consigo evitar a sensação de que eu gostaria mais dele se tivesse sido lançado em 1967.

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Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.