Especial | sagas e HQ's que inspiraram X-Men '97
(Imagem: Marvel Comics)

Especial | Sagas e HQ’s que inspiraram X-Men ’97

Baile de gala, protagonismo do Magneto, Ororo sem poderes e muito mais; veja os quadrinhos que tornaram X-Men ’97 tão especial.

Um dos grandes sucessos da cultura pop neste ano, X-Men ‘97, trouxe de volta os fãs que tinham desanimado de produções conectadas ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), com um misto de nostalgia e recontextualização em adaptações de boas tramas publicadas nas HQs da Marvel nos anos 1990 e início dos anos 2000. O showrruner da 1ª temporada da animação, Beau DeMayo, não se baseou em uma grande saga, mas sim fragmentos e escrito por diversos roteiristas, neste artigo vamos te indicar algumas as principais inspirações da série.

Inferno

Senhor Sinistro controlando Madelyne, o clone da Fênix em 'Inferno' (Imagem: Marvel Comics)
Senhor Sinistro controlando Madelyne, o clone da Fênix em ‘Inferno’ (Imagem: Marvel Comics)

Embora não tenha sido realmente adaptado, DeMayo pegou elementos da saga para deixar sua trama mais “novelesca”: a história apresenta a verdadeira face de Madelyne Pryor, mãe do filho de Scott Summers, o Ciclope, que estava destinado a se tornar o viajante do tempo, Cable. Madelyne, que na verdade era um clone de Jean Grey, foi criada pelo Senhor Sinistro, em um plano para gerar um filho mutante perfeito, e assim procriar mutantes sem falhas.

Atrações Fatais

Especial | sagas e HQ's que inspiraram X-Men '97
Magneto arrancando o adamantium do Wolverine em ‘Atrações Fatais’ (Imagem: Marvel Comics)

Atrações Fatais foi um crossover que atravessou todos os títulos dos X-Men na época. Isso quer dizer, além da revista principal, o evento envolveu Uncanny X-Men, X-Factor, Wolverine e Excalibur, todos publicados nos Estados Unidos (EUA), em 1993. A saga marcou a segunda grande história de Magneto nos anos 1990.

A série apostou na evolução de Magneto como um vilão mais complexo e redefiniu o antagonista do jeito que conhecemos hoje. Suas motivações ganharam contornos cinzentos e fazendo com que o leitor, por vezes tomasse seu lado. Outro momento importante da série que foi reproduzido na animação foi do mestre do magnetismo arrancando o adamantium, em forma líquida, pelos poros da pele de Wolverine depois que o X-Man quase o fatiou.

Especial | sagas e HQ's que inspiraram X-Men '97
Professor X lobotomizando Magneto em ‘Atrações Fatais’ (Imagem: Marvel Comics)

Em seguida, temos outro acontecimento adaptado para a animação. Dessa vez, o acontecimento dos fatos são diferentes, bem como o peso da ação. Em Atrações Fatais, o Professor X usou seus poderes ao lobotomizar Magneto depois de um acesso de fúria por vê-lo arrancando cruelmente o adamantium de Wolverine. No entanto, este ato cria uma fusão psíquica das piores partes de Xavier e Magneto, dando origem ao vilão Massacre. À medida que Massacre aprende a manifestar sua forma física, os X-Men se encontram diante de um dos maiores desafios de suas vidas.

Terra Selvagem e A Era do Apocalipse

Magneto e Vampira iniciaram sua relação em 'Terra Selvagem' (Imagem: Marvel Comics)
Magneto e Vampira iniciaram sua relação em ‘Terra Selvagem’ (Imagem: Marvel Comics)

A relação entre Vampira e Magneto teve início em Terra Selvagem, no entanto, nada da série foi, de fato, adaptada para a animação, apenas foi indicado que ambos tiveram um passado juntos. O mesmo vale em A Era do Apocalipse, o grande evento da Marvel dos anos 90 contou com uma realidade alternativa em que os mutantes, não só estavam juntos, mas eles também tiveram filhos.

Morte em Vida

Especial | sagas e HQ's que inspiraram X-Men '97
Ororo e Forge em ‘Morte em Vida’ (Imagem: Marvel Comics)

Uma boa sacada da animação em relação ao julgamento de Magneto, foi a conexão com a história Morte em Vida, episódios 4 e 6 chamado de “Morte-Vida”. Com arte de Barry Windsor-Smith e escrito por Chris Claremont, a história apresenta Ororo, sem seus poderes, buscando um novo caminho ao lado do mutante Forge. Para os fãs da personagem essa é a principal história dela.

Baile do Inferno

“Lembre-se Disso”, o maravilhoso 5º episódio é um daqueles que impactaram os fãs. Ao visitar a ilha de Genosha, reduto mutante autossustentável, alguns dos X-Men, como Magneto, Vampira, Gambit e Noturno, participam do Baile de Gala, organizado por alguns líderes mutantes. Essa festa é inspirada na HQ Baile do Inferno, escrita por Gerry Duggan (“A Espada Selvagem De Conan Vol. 2”), que celebra um ano da fundação de Krakoa.

Mutantes posando para a imprensa antes do 'Baile do Inferno' (Imagem: Marvel Comics)
Mutantes posando para a imprensa antes do ‘Baile do Inferno’ (Imagem: Marvel Comics)

O evento, realizado pela Companhia Clube do Inferno, e que tem Emma Frost como anfitriã, se passa em uma única noite e reúne todos os mutantes moradores da ilha, com excessão dos Carrascos. Além -disso, a Rainha Branca também convidou os Vingadores e o Quarteto Fantástico para a grande festa – e várias celebridades reais, como o comediante Conan O’Brien, as jogadoras de futebol Alex Morgan e Megan Rapinoe e até mesmo o chefão da Marvel, Kevin Feige. Como se não bastasse tudo isso, o baile foi televisionado.

Kevin Feige em participação especial no 'Baile do Inferno' (Imagem: Marvel Comics)
Kevin Feige em participação especial no ‘Baile do Inferno’ (Imagem: Marvel Comics)

Mas diferente do chocante desfecho da série animada, mas HQs a grande emoção do baile foi um assassinato que ocorreu durante a festa, com Magneto como principal suspeito.

E de Extinção e Operação Tolerância Zero

Esses dois arcos são completamente diferentes, mas nas mãos de DeMayo acabaram se juntando para finalizar a temporada da série animada. Pois bem, E de Extinção deu início a uma das reformulações mais importantes dos mutantes nas HQs. A virada para o século XXI veio junto com uma dupla Grant Morrison e Frank Quitely (da minissérie “Grandes Astros: Superman”). Morrison ganhou carta branca para dar um novo começo ao grupo, que até novos uniformes eles ganharam.

Ainda na fase de Morrison, Ciclope traiu Jean Grey no plano astral com a telepata Emma Frost. Scott se aproximou da loira durante uma crise no casamento. Eventualmente, com a morte de Jean, os dois acabaram ficando juntos. Algo similar com a relação que ele tem com Madelyne na animação, embora não se tenha confirmado uma traição carnal no plano astral (essa frase só faz sentido nesse contexto).

Ciplone e suas traições no plano astral (Imagem: Marvel Comics)
Ciplone e suas traições no plano astral (Imagem: Marvel Comics)

O episódio “Lembre-se Disso” emenda a história E de Extinção, com a dizimação mutante pelo gigantesco Sentinela de três cabeças. Nos quadrinhos, Morrison começava sua era apresentando a irmã maligna do Professor-X, chamada Cassandra Nova, uma mutante que arquitetava um plano de reativação dos Sentinelas. O objetivo era exterminar todos os mutantes da ilha de Genosha, resultando em milhares de mutantes assassinados, entre eles o líder e regente da ilha, o mutante Magneto.

Os modernos Sentinelas de Bastion aprisionam Ciclope em X-Men 'Operação Tolerância Zero' (Imagem: Marvel Comics)
Os modernos Sentinelas de Bastion aprisionam Ciclope em X-Men ‘Operação Tolerância Zero’ (Imagem: Marvel Comics)

Já em “Olhos Brilhantes”, mostra as consequências da extinção do episódio cinco, ao mesmo tempo que apresenta outra saga do final dos anos 90: A Operação Tolerância Zero. A história apresenta uma força-tarefa, liderada pelo misterioso Bastion, com intuito de erradicar os mutantes de vez. A saga que serviu de inspiração para esse episódio e também para os três últimos episódios Tolerância e Extinção parte 1, 2 e 3.

O que pode vir na 2ª temporada de X-Men ‘97?

Capa americana de 'As Aventuras de Ciclipe e Fênix' (Imagem: Gibih!/Marvel Comics)
Capa americana de ‘As Aventuras de Ciclipe e Fênix’ (Imagem: Gibih!/Marvel Comics)

O último episódio deixou muitas brechas para a próxima temporada. Com a luta final entre Bastion e os X-Men e a destruição do Asteróide M, boa parte dos X-Men são jogados para o passado e para o futuro. Enquanto Vampira e Noturno, são jogados ao antigo Egito, dando de cara com o “En Sabah Nur”, o mutante que viria a ser conhecido como Apocalipse, Ciclope e Jean Grey, vão direto para o futuro distante, se encontrando com um jovem Nathan.

Com a apresentação de En Sabah Nur, o episódio se baseou na minissérie “A Ascensão do Apocalipse”, onde é apresentado a origem do poderoso mutante. Já Ciclope e Jean Grey no futuro acabou remetendo às minisséries: “As Aventuras de Ciclope e Fênix” e “As Aventuras do Jovem Cable”.

Como podemos perceber no artigo acima, X-Men ’97 é uma obra original, embora seja inspirada em acontecimentos de vários momentos dos quadrinhos, a equipe de roteiristas lideradas Beau DeMayo conseguiu costurar momentos, referências e cronologia numa história autoral. Os mutantes retornaram de forma brilhante, com os dramas e conflitos que marcam o grupo como o maior e mais popular da Marvel Comics.

Veja também:

Resultado de uma experiência alquímica que envolvia gibis, discos e um projetor valvulado. Editor-chefe, crítico, roteirista, nortista e traficante cultural.