Estúdio Gainax, do lendário anime Evangelion, declarou falência!

AnimesNotícias
Estúdio Gainax, do lendário anime Evangelion, declarou falência!

Após anos de problemas financeiros e ações na justiça, a empresa responsável pela animação de Evangelion não resistiu.

A Gainax, estudo que obteve muito sucesso com a produção do anime “Neon Genesis Evangelion”, informou em nota oficial a declaração de falência da empresa. Conforme a nota, pedido feito no dia 29 de maio foi aceito pela Corte do Distrito de Tóquio e põe fim a uma das produtoras mais famosas das últimas décadas. Desde sua fundação em 1984, através de suas produções, marcou uma geração e deixará um legado nos corações de cada pessoa.

Motivos da falência

Segundo as informações da declaração oficial, a ruína do estúdio começou em 2012 com decisão de administrar um restaurante com poucas perspectivas e a operação de uma empresa de CG sem um plano específico. A situação ficou ainda mais catastrófica quando a administração começou a tomar posturas e decisões descabidas. Segue o trecho da nota:

A situação econômica da empresa deteriorou-se devido ao fato de os executivos de gestão e operacionais agirem como se tivessem transformado a empresa em propriedade pessoal, tais como empréstimos não garantidos de preços elevados a executivos individuais e perda de encomendas para obras de investimento.

Tudo isto ocasionou um grande montante de dívidas, acúmulo de ações judiciais, demissão de funcionários e até a perda de sua função como produtora de animação. As afiliadas estabelecidas em áreas locais como representantes dos executivos e seus associados declararam – no desenrolar de tudo isto – a não filiação renunciando qualquer responsabilidade.

Turbulências e mais casos de escândalos acompanharam o estúdio, como em 2019 quando o diretor representativo foi detido por agredir sexualmente um menor, ocasionando a perda da capacidade de gestão e dívidas.

Em 2020, a credora Color Co., Ltd., que também é a atual detentora dos direitos autorais do anime Neon Genesis Evangelion, iniciou uma parceria na tentativa de reorganizar tudo, mas a situação era gravíssima. Confira abaixo uma parte da nota oficial que confirma a informação:

Confirmamos isso e tentamos compreender a situação real. Como resultado, tomamos empréstimos de grandes quantias de dinheiro de instituições financeiras, deixamos de pagar dívidas a empresas do setor de animação, vendemos propriedade intelectual e materiais de trabalho a empresas e indivíduos dos executivos operacionais e de gestão acima mencionados sem o consentimento dos legítimos direitos titulares, tomamos conhecimento das transferências, etc., e começamos a trabalhar para normalizá-las.

Apesar dos esforços, uma empresa de cobrança de dívidas processou o estúdio em maio deste ano. Isto dificultou as coisas, e então a empresa abriu o pedido de falência.

O legado da Gainax

Além do seu histórico com a produção de anime principalmente por “Neon Genesis Evangelion”, “Tengen Toppa Gurren Lagann, Nadia: The Secret of Blue Water”, o estúdio Gainax também teve sua presença na área dos games com o “Neon Genesis Evangelion: Girlfriend of Steel”, “Princess Maker Series”, entre outros. O legado deste lendário estúdio ficará gravado em cada pessoa que acompanhou e admirou suas produções, com seus visuais e estilos únicos acompanhado por histórias que marcaram gerações, o estúdio será eterno.

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *