HBO divulga showrunner e diretor escolhidos para comandar a nova adaptação do “Menino Que Sobreviveu”
“Você é um bruxo, Harry“. De acordo com informações da Variety, a série baseada no fenômeno literário bestseller, “Harry Potter”, acaba de ganhar dois importantes nomes para a sua equipe: Francesca Gardiner (da série “His Dark Materials: Fronteiras do Universo“) e Mark Mylod (da série “Game of Thrones“).
Ambos envolvidos com o recente sucesso da HBO, também ganhador do Emmy 2023 em diversas categorias incluindo “Melhor Série Dramática”, “Succession“, Gardiner será a showrunner de “Harry Potter” e Mylod será o diretor de alguns dos episódios da série.
A dupla também assina a produção executiva do projeto junto a Neil Blair (da franquia “Animais Fantásticos“), David Heyman (“Wonka“), Ruth Kenley-Letts (da série “C.B. Strike“) e J.K. Rowling, autora dos livros.
Com o objetivo de durar uma década no ar e apresentar o universo bruxo para uma nova geração, a produção irá adaptar os sete livros da saga do “menino que sobreviveu” que, nos cinemas, ganhou vida através do ator Daniel Radcliffe. Como mencionado em seu anúncio:
A série contará com um novo elenco para liderar uma nova geração de fãs, cheia de detalhes fantásticos e personagens muito amados que os fãs de ‘Harry Potter’ amam há mais de vinte e cinco anos. Cada temporada levará ‘Harry Potter’ e essas incríveis aventuras a novos públicos ao redor do mundo, enquanto os filmes originais, clássicos e queridos permanecerão no centro da franquia e disponíveis para assistir globalmente.
Anunciada em abril de 2023, Casey Bloys, CEO da HBO, comentou na época:
Estamos muito felizes em dar ao público a oportunidade de descobrir Hogwarts de uma forma totalmente nova. Harry Potter é um fenômeno cultural e está claro que há um amor e uma sede duradouros pelo Mundo Mágico.
Com a definição de diretor e showrunner, o esperado é que, em breve, se inicie a procura pelo novo elenco que interpretará Harry, Ron e Hermione, assim como os demais personagens que englobam todo o universo da história.
O fenômeno “Harry Potter”
A história gira em torno de Harry, um garoto órfão que, no seu décimo-primeiro aniversário, descobre ser um bruxo e tem sua entrada garantida na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Conforme cresce e é colocado em frente a perigosos desafios, Harry descobre segredos cada vez mais obscuros que, além de envolver a verdade por trás da morte dos seus pais, o leva em direção a um dos bruxos das trevas mais temido de todos os tempos: Lord Voldemort.
Acumulando mais de US$ 7 bilhões em bilheteria, a saga ganhou 8 filmes entre os anos de 2001 e 2011 que adaptaram cada um dos livros que compõem essa narrativa, começando com “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e finalizando com “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2”.
No decorrer dos dez anos, a franquia contou com 4 diretores no comando, sendo eles: Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates. Além disso, nomes como o do renomado John Williams (“E.T. – O Extraterrestre“, “Jurassic Park“, “Star Wars“, “Tubarão” e “Indiana Jones‘) e o premiado Alexandre Desplat (“O Curioso Caso de Benjamin Button“, “O Discurso do Rei“, “O Grande Hotel Budapeste” e “A Forma da Água“) assinaram a trilha sonora de alguns dos títulos da saga.
O elenco foi composto por Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Tom Felton, Matthew Lewis, Robbie Coltrane, Alan Rickman, Michael Gambon, Maggie Smith, Helena Bonham Carter, Ralph Fiennes, Emma Thompson, Imelda Staunton, Gary Oldman, entre outros.
Devido ao sucesso mundial, não demorou para que o universo cinematográfico fosse expandido gerando assim a franquia “Animais Fantásticos” composta, atualmente, por três longas: “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (2016), “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” (2018) e “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” (2022).
Com cinco longas prometidos, a nova leva de filmes foi rodeada por diversas polêmicas envolvendo os atores Johnny Deep e Ezra Miller, ambos acusados de agressão na época, além dos diversos e constantes posicionamentos transfóbicos de J.K. Rowling através de suas redes sociais. Com isso, os derivados não tiveram o sucesso financeiro esperado e, neste momento, se encontra com o desenvolvimento pausado.
A primeira temporada da série “Harry Potter” está prevista para estrear em 2026 na Max. Os filmes das franquias “Harry Potter” e “Animais Fantásticos” estão disponíveis na Max.
2 Comentários