Já faz algum tempo que a nostalgia com os anos 2000 voltou e, agora, está fazendo as bandas da época voltarem a ativa. Mas por que esse boom está acontecendo agora? Existe alguma razão por trás de tanta saudade?
Por aqui, vamos falar um pouco sobre o surgimento dessa retomada ao passado, incluindo a influência disso na música, além de comentar sobre as principais bandas que estão voltando aos palcos. Vem conferir!
De onde vem tanta nostalgia?
Desde, aproximadamente, 2017 e 2018, a nostalgia vem batendo à porta. Nessa época, as mom jeans e jaquetas corta-vento estavam em alta, trazendo de volta um estilo típico dos anos 80. Aos poucos, o cós das calças foram abaixando, até que o estilo dos anos 90 e 2000 entrassem em voga.
Toda essa nostalgia ficou ainda mais forte durante e após a pandemia. Com o TikTok, não demorou para que o estilo se tornasse viral, mas nem tudo se resume à moda: a rede social também popularizou novos hábitos e até estilos musicais. Veja só:
O afastamento da alta tecnologia
Além disso, os adeptos do estilo também parecem ter adotado outros costumes da época, como as cybershots, as câmeras fotográficas. Em algumas cidades, não é incomum encontrar alguém usando uma cybershot em vez do celular para tirar fotos em festas ou parques. Aliás, essa opção pelo analógico também se une ao desejo de, em tese, ser menos ativo nas redes sociais.
Isso pode ser observado pela opção de muitas pessoas por não postarem tantas fotos, especialmente de si mesmos, no feed do Instagram. Os stories também não costumam ser lotados. Por outro lado, o TikTok e X (atualmente BlueSky) costumam ter bastante atividade, com diversas pessoas reclamando sobre seus vícios nessas redes.
Isso pode gerar uma reflexão sobre a razão por trás desses atos: trata-se apenas de uma necessidade de pertencimento ou de um desejo genuíno por uma vida mais offline? Aliás, pode-se falar sobre desejos genuínos em um universo tão conectado, repleto de estímulos e influências?
Isso só o tempo nos dirá. De qualquer modo, a tendência existe e conta ainda com outros hábitos…
Consumo consciente
Apesar da Shein ainda contar com inúmeras vendas todos os dias, existe um movimento crescente nas redes para aumentar as compras em brechós. Os “garimpos”, ou seja, as roupas encontradas em bazares e brechós, costumam ter materiais melhores, mais frescos e resistentes.
Além disso, o consumismo é uma pauta que, volta e meia, é bastante comentada, e “garimpar” tornou-se uma forma de comprar roupas sem prejudicar tanto o meio-ambiente e a vida de pessoas que trabalham para as fast fashions.
Finalmente, a música
Há um tempo, a cantora PinkPantheress fez sucesso por causa do seu estilo único de fazer música, com batidas fofas e uma estética que define os anos 2000. Além disso, a Charli XCX, com o lançamento de brat, está fazendo uma retomada da era mais sexy e eletrônica dos anos 2000. E claro, a nostalgia alcançou as bandas da época…
Quais bandas dos anos 2000 estão voltando?
Atualmente, várias bandas estão voltando aos palcos, seja apenas para matar a saudade, seja para continuar o seu legado. Confira algumas delas por aqui:
Linkin Park
Linkin Park ficou sete anos em pausa. A banda é marcada por músicas inesquecíveis que moldaram toda uma geração, mas também pela morte do vocalista que abalou milhares de fãs em todo o mundo.
Contudo, a banda voltou com tudo recentemente com a vocalista Emily Armstrong, que foi bem-recebido pelo público geral, mas ainda carrega algumas polêmicas. Entre elas, está o fato de que a nova vocalista depôs a favor de um homem condenado por estupro e outros abusos sexuais. Além disso, há quem diga que Emily não tem direito de estar no lugar de Chester, o antigo vocalista. Seja como for, a cantora parece ter chegado para ficar.
Linkin Park já está com projetos em andamento, que conta com um single já lançado, além de um disco com data de lançamento prevista para o dia 15 de novembro deste ano.
Leia mais: Quem é Emily Armstrong? Conheça a carreira e a polêmica envolvendo a nova vocalista do Linkin Park
Oasis
Após 15 anos, a banda de “britpop” Oasis, que fez sucesso entre os anso 90 e 2000, também voltou e já anunciou uma turnê mundial para 2025. Oasis havia se separado devido às frequentes e pesadas discussões entre os irmãos Gallagher.
Entretanto, os problemas entre os dois parecem ter sido superados e, no momento, já existem 14 datas de shows confirmados no País de Gales, Inglaterra, Escócia e Irlanda.
NX Zero
A queridinha dos anos 2000 também voltou a fazer shows no ano passado! NX Zero fez uma pausa em 2017 por causa de desentendimentos. Contudo, em 2023, o grupo se reuniu de novo e afirmou que não foi apenas pela pressão dos fãs: “A gente sempre ficou ventilando quando seria [o retorno aos palcos]. Só que não era o momento certo para um, não era o momento certo para o outro […] Voltar foi realmente uma coisa muito pessoal. A gente é amigo antes de ter banda. A gente é brother, a gente é irmão“, disse Di Ferrero à G1.
Forfun
Forfun é uma banda brasileira que se separou devido às discordâncias políticas. Contudo, a banda afirmou estar mais tolerante às diferenças e iniciou uma turnê em julho deste ano, em Florianópolis.
Mas ela não veio para ficar! De acordo com Vitor Isensee, a banda fará apenas essa turnê e, depois, irá se desmanchar novamente.
Radiohead
Radiohead é uma banda que, mesmo querendo, nunca foi embora. Seu último show aconteceu na turnê de 2018, mas com as redes sociais, várias músicas nunca deixaram de ser ouvidas e sempre parecem muito atuais.
Contudo, o baixista da banda, Colin Greenwood, revelou que Radiohead está ensaiando novamente: “Fizemos alguns ensaios há cerca de dois meses em Londres, só para tocar as músicas antigas, e foi muito divertido, nos divertimos muito“.
Sum 41
Sum 41 é um caso mais delicado. Na verdade, a banda está ativa há 27 anos. Tudo começou em 1996, sendo que o grupo esteve em seu auge durante os anos 2000.
Contudo, no ano passado, a banda publicou uma nota avisando que estavam se desfazendo. Nesta nota, eles anunciaram seu útlimo álbum, Heaven :x: Hell, que terá uma turnê mundial de despedida que já conta com shows pela Ásia, Europa e América do Norte. Além disso, no dia 30 de janeiro de 2025, a banda fará um show em Toronto, no Canadá.
Leia mais:
Deixe uma resposta