Preview | Titan Quest II após cerca de vinte anos em espera

Game demonstra sua gameplay frenética em preview liberada no fim de semana.

Titan Quest II, título da THQ Nordic (de “Biomutant“, “Destroy all Humans!” e outros) foi liberado para testes nesse final de semana do dia 13 ao 16 de março. O game de ação que mistura o gênero de RPG aos elementos da mitologia grega, será lançado ainda esse ano e é a continuação direta do game de mesmo nome lançado em 2006.

A sua própria odisseia

Todos já ouvimos falar da tal “Jornada do Herói” em grandes odisseias gregas. Desde Hércules que precisava cumprir 12 trabalhos para conquistar redenção ou a grande aventura de Teseu ao enfrentar o Minotauro no gigantesco labirinto de Dédalo. Em Titan Quest II criamos a nossa própria história em meio ao caos criado por Nêmesis (Deusa da Vingança e da Retribuição) que está corrompendo os fios invisíveis do destino a fim de que todos os seus opositores sejam condenados à punição eterna. Para detê-la o seu herói precisa se unir a outros deuses em batalhas caóticas.

Na primeira hora de hora de jogo da preview precisamos lidar com um ataque do Grifo em aldeias da região. Sendo um dos únicos a poder auxiliar aquelas pessoas, o seu herói parte em sua jornada com apenas uma espada e uma fraca armadura. A partir daqui o seu destino, se será difícil ou não, se terá combates de proximidade ou à distância – tudo será definido por você.

Combate

Titan Quest II é um RPG de Ação Isométrico e qualquer combate pode ser tornar impossível se não for utilizada da tática certa. Em Titan Quest, o ataque sem planejamento é sinônimo de frustação – e eu aprendi isso da pior forma -. Os inimigos atacam em conjunto, em pouco tempo você pode se ver completamente cercado e sem chances de sobrevivência. Antes de iniciar um combate, esteja certo sobre a quantidade de inimigos presentes na área, qual habilidade usar e quais momentos se afastar para recuperar as rédeas do combate.

É claro que dificuldades como essas precisam de bons retornos e a desenvolvedora entendeu isso muito bem. Até mesmo combates com o mais simples grupo de inimigos pode te recompensar com bons pontos de habilidade e até mesmo uma boa peça de armadura e/ou arma.

Perto de finalizar a primeira hora de gameplay, depois de ter decorado o timing das investidas, definido a base da minha build com a arma principal e habilidade favorita. Enfrentei, com muito esforço, a minha primeira criatura mitológica: o Grifo. Pude sentir na pele uma coisa interessante a ser relatada: No game a dificuldade de alguns chefes é tão alta que o prazer de derrotá-lo é maior do que qualquer recompensa material.

Como disse anteriormente, a escolha de habilidades e armas são de total responsabilidade do jogador. Na preview liberada, temos acesso à três maestrias: Earth, Storm e Warfare (Terra, Tempestade e Guerra). 
Cada uma das três maestrias possui a sua própria árvore de habilidades, mas não há necessidade de ficar preso em apenas uma delas, existe liberdade de upar e misturar habilidades das três. Isso mantém o combate mais flexível e cria uma gama muito maior de combos durante o combate.

Para deixar Apolo, o deus da arte, orgulhoso

O capricho de Titan Quest II não está apenas na infinidade de movimentos e situações de combate. Esses vinte anos de espera desde o primeiro game são compensados com o carinho depositado na sua arte. É perceptível o esforço nos detalhes dos ambientes. Ainda que esteja na frenesi de um combate, a iluminação e/ou efeitos dos seus ataques misturados com background do ambiente, tudo conversa e se mantém em equilíbrio.

A trilha sonora fecha com chave de ouro. As músicas são tocadas com instrumentos medievais como alaúdes, tambores e saltérios. A harmonia se completa com as letras gregas antigas cantadas em coral pela cantora de ópera Aphrodite Patoulidou.

Não posso dizer que Titan Quest II é uma boa surpresa porque o game ser incrível já é algo de ser esperado. Pelo menos as duas/três horas de gameplay da preview fizeram valer a tão grande espera de vinte anos por essa continuação.

Titan Quest II ainda não possui data de lançamento, mas a previsão é de que seja lançado ainda em 2025 para PC (via Steam), Playstation 5 e Xbox Series X|S.

Leia outras análises: