Com certeza, muitos de vocês, caros leitores, já jogaram algum dia o famoso Pinball. Seja no PC ou nos consoles, em algumas das suas tantas versões, provavelmente se divertiram com o jogo. Pois bem, tive a oportunidade de jogar mais uma das quase milhares de DLCs (e nem estou brincando) de Pinball FX, no PlayStation 5. E de cara já vos digo: que boas lembranças eu tive de jogar alguma versão de Pinball.

Pinball FX
Imagem / Divulgação Zen Studios

Senta que lá vem história…

Caso você não saiba, o Pinball teve seu início no século XV, através de jogos de mesa que buscavam adaptar o bilhar em outras formas, sendo uma mesa menor, no qual o objetivo era derrubar pinos com uma única bola.

Mais tarde, já em 1869, surgiu o que viria ser o Pinball moderno. Diminuindo ainda mais seu tamanho para caber em mesas de bares, foi implementada uma mola para lançar a bola, em vez do antigo e velho taco. O projeto saiu das mãos do britânico Montague Redgrave.

Com o passar dos anos, já na Era Moderna, naturalmente a tecnologia ganhou espaço, principalmente com os computadores de mesa. Foi assim que surgiu sua entrada nos videogames eletrônicos, se mantendo ainda como um dos jogos mais tradicionais, que com certeza pode ser colocado na mesma prateleira de Tetris.

Pinball FX
Imagem / Divulgação Zen Studios

Sobre Pinball FX e sua jogabilidade

Pinball FX foi lançado originalmente em 2007, exclusivamente para Xbox 360. O jogo ganhou duas versões posteriores, Pinball FX 2 e FX 3. Porém, em 2020, a Zen Studios, em parceria com a Epic Games, decidiu fazer um reboot do jogo original, sendo esta a versão que estamos tratando aqui nesta review.

A versão reboot foi lançada de forma gratuita, sendo alimentada constantemente com diversos cenários/mesas, de diversas obras diferentes, que vão desde Star Wars a Indiana Jones. Isso é bem divertido, pois a interação das diversas mesas que jogamos traz mínimos detalhes para dar fidelidade adaptada ao Pinball.

Quando partimos para a jogabilidade, não há muitos segredos. Em todos esses anos, o jogo segue seu mesmo estilo, no qual o jogador controla duas espécies de palhetas, usadas para rebater a bola, evitando assim que ela “caia” no fim da mesa. Quanto mais rebatidas e acertos em locais específicos da mesa, mais pontos são ganhos; em contrapartida, mais aumenta o risco de a bola passar como um foguete entre as palhetas.

A diversão de Pinball se resume em quebrar recordes atrás de recordes, buscando alcançar pontuações altas, disputar placares de líderes com outros jogadores e por aí vai. E claro, desafiando a si próprio sobre suas habilidades, e um pouco de sorte também, não há como negar.

Pinball FX
Imagem / Divulgação Zen Studios

Pinball FX é obrigatório para qualquer fã!

Qualquer pessoa, seja ela um gamer de carteirinha ou não, deve com certeza jogar Pinball FX, caso seja um fã de jogos anteriores de Pinball. Principalmente, dado o fator do jogo ser gratuito, aumentando ainda mais a acessibilidade ao seu público. E claro, por que não quebrar alguns recordes dos amigos, não é mesmo?

Outras reviews:

Jogabilidade
9.3
Visuais
9.2
Desempenho
9.1
Diversão
9.1
9.2

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *